COMO AVALIAR SUGESTÕES DE NOMES PARA EMPRESAS

11/5/2017

Entenda o posicionamento da marca

É muito importante ter em mente quem é a empresa, quais são seus diferenciais, valores e personalidade, pois você precisa saber o que é preciso comunicar através do nome.

Não cometa o erro de criar algo juntando as iniciais dos nomes dos sócios ou escolhendo uma palavra aleatória que pareça boa, mas não tenha ligação com o que a empresa oferece. Levante o perfil do seu público para que o nome também cause a percepção certa nas pessoas que você deseja atingir.

Lembre-se de que nomes de empresas devem refletir as atividades principais da companhia, diferenciando-a da concorrência.

Busque simplicidade no nome da empresa

Grandes marcas têm em comum, além da trajetória de sucesso, um nome simples, com poucas sílabas, fácil de memorizar e pronunciar. Por isso, evite nomes longos e complicados, pois isso pode confundir seu cliente.

Quanto menor o nome, maior a probabilidade de ele ser lembrado, assim, o ideal é que se escolha palavras de até três sílabas.

Cuidado com interpretações impróprias

Muito cuidado com nomes que possam trazer um sentido negativo e diferente do que você quer comunicar. Se a sua intenção é atuar também no exterior, o cuidado deve ser redobrado. Pense em quais barreiras de linguagem você deverá superar quanto a percepção, entendimento e pronúncia.

A falta de cuidado pode levar sua empresa a situações embaraçosas e sugerir uma interpretação errada da marca, por isso, pesquise bem a respeito.

Paulo Godoy

voltar