Diagrama Contábil - Certificação de Qualidade

Serviços Diagrama: Valuation. O que é, como é realizado e porque você deve utilizar

27/4/2020



Valuation, à primeira vista, é uma forma de avaliar a empresa e também qualquer tipo de ativo que vá trazer lucro.
Além disso, serve para ter uma visão estratégica de onde seu negócio se localiza em meio ao mercado, através da comparação com os concorrentes que oferecem serviços ou produtos equivalentes. Para os investidores, é uma forma de projetar seus possíveis ganhos com as ações, além de confirmar ou descartar a decisão do investimento.
Na Diagrama Contabilidade, oferecemos o serviço de Valuation para você, dono de empresa, que deseja ter conhecimento do valor do seu negócio e quer ficar mais afiado da situação atual do mercado, para avaliar as estratégias, traçar planos e garantir a máxima consistência na trajetória e realização das tarefas para incentivar o lucro e rentabilidade do negócio.
Para isso, vamos entender a fundo como é realizado o Valuation? Continue a leitura.


Como é realizado o Valuation

Realizar este processo pode parecer algo pertencente apenas as grandes companhias, mas é recomendável para todo tipo de empresa, visto que, independentemente da escala do mercado, a competitividade está presente, logo, você deve ter total controle da situação para que o seu negócio mantenha-se firme e em constante crescimento.
Para isso, existem métodos que são utilizados como métrica para o Valuation. Os três mais aplicados são: Fluxo de Caixa Descontado (FDC); Múltiplos de Mercado; e Valuation Contábil ou Valor Patrimonial.


Fluxo de Caixa Descontado (FDC)

Nesta fórmula, fazemos o cálculo do Valuation através de uma taxa de desconto chamada Weigthed Average Cost of Capital, no caso, Custo Médio Ponderado do Capital. Neste processo, pegamos também mais dois fatores: os seus investimentos feitos em ativos operacionais e os riscos de empreendimento. Utilizando essas três variáveis, podemos prever qual a capacidade da empresa de gerar lucros futuramente.
Já que o Valuation é uma estimativa do futuro do negócio, trabalhado em cima do cenário atual para as projeções da empresa e do mercado no decorrer do tempo, é entendível que quanto maior o período de cálculo, mais inconsistentes serão os resultados. Para esta operação, é recomendado o período mínimo de cinco anos e no máximo dez anos.

Múltiplos de Mercado

Esta modalidade é feita a partir de uma análise comparativa do desempenho econômico e financeiro da sua empresa com outras similares, principalmente no porte e setor de atuação.
É rápida e simples, utilizada quando seus ativos comparáveis são muito parecidos com de outros negócios. Por conta dessa necessidade de equiparação para o cálculo, deve-se saber exatamente o que utilizará como base. Em um exemplo simples, é analisado dois produtos iguais, seguindo um padrão, para evitar oscilações severas na projeção.

Valuation Contábil ou Valor Patrimonial

É considerado exclusivamente a contabilidade da empresa, então, seu patrimônio líquido.
Para chegar até este valor, é necessário somar todas as contas dos ativos circulantes (valores a receber dos clientes, caixa, despesas antecipadas, entre outros) com as não circulantes (imóveis, máquinas, estoque, veículos, equipamentos etc.). Então, subtrair as dívidas e obrigações que estão no passivo circulante e não circulante da empresa (obrigações trabalhistas, obrigações tributárias, fornecedores etc.).


Por que utilizar o Valuation?

Visto que a competitividade no mercado se torna mais agressiva a cada ano devido a rápida evolução tecnológica e a grande demanda dos clientes, manter-se estagnado sem avaliar o terreno em volta é ficar escuro para todas as possibilidades de crescimento e deixar de evitar os possíveis impasses que podem atingir sua empresa.
Primordialmente, o Valuation é basicamente calcular o valor de sua empresa. Tornar isso uma ferramenta para explorar novos horizontes no mercado é estar um passo a frente, e é aqui que a Diagrama Contabilidade se encontra.
Por mais que o cálculo sugira projeções de acordo com o que foi conferido no momento e possa ser alterado devido a qualquer oscilação surpresa, a Diagrama está pronta com profissionais capacitados para reavaliar e reestruturar novas estratégias para você.


Vamos trabalhar juntos? Entre já em contato conosco!

voltar