A importância de um bom relacionamento com clientes
Atualmente, nós, que trabalhamos na área de atendimento, devemos mudar a mentalidade de “fechar uma venda” para a de “iniciar um relacionamento com o cliente”. Para que esse relacionamento nos proporcione lealdade, precisamos aprender a dialogar com nossos clientes.
Sendo assim, devemos interagir com os nossos clientes, pois são eles que passam o feedback dos nossos serviços e produtos. É necessário conversar, saber a opinião deles e entender quais são as suas expectativas, para melhor atendê-los.
Em seu livro “Marketing de Relacionamento”, Vavra menciona alguns dos benefícios que o diálogo com o cliente pode trazer:
• Abertura para que o cliente dê sugestões para corrigir erros e promover melhorias na empresa;
• Ideias sobre novos produtos e maneiras de apresentar os produtos atuais;
• Despertar um maior interesse no cliente potencial, sem deixá-lo aborrecido ou frustrado;
• Fazer que o cliente se sinta mais leal e compromissado ao fazer negócios com a empresa;
• Agregar valor aos produtos e serviços.
Para Vavra, o contato direto com o cliente é uma das melhores maneiras de construir relacionamentos duradouros.
Devemos nos preocupar, principalmente, com aqueles que não reclamam, pois esses vão embora e não retornam. Os clientes que demonstram sua insatisfação são os que desejam ainda manter um relacionamento com sua empresa.
Interaja com seus clientes.
Fonte: Administradores