Missão, visão e valores: como fazer?



Antes de falarmos diretamente de Missão, Visão e Valores, temos que essencialmente conceituar estratégia.

Estratégia, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados, ou seja, estratégia empresarial é o conjunto de ações que definem: a especificidade do mercado, os rumos que a empresa seguirá e como vai executar.

Apesar de vários empreendedores não darem muita ênfase para essa ferramenta, ela é muito importante pois define o que a empresa "é" e para onde deseja "ir".

Mas como fazer a Missão, Visão e Valores da minha empresa?

1 - Missão


Declara a razão de ser empresa hoje. Orienta objetivamente como a empresa deve atuar para cumprir o que está contido com a definição do negócio e na visão da organização. A missão da organização liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, à medida que representa a sua razão de ser.

Perguntas facilitadoras que orientam na confecção da missão:

1 - O que a empresa deve fazer?
2 - Para quem deve fazer?
3 - Para que deve fazer?
4 - Como deve fazer?
5 - Onde deve fazer?
6 - Qual a responsabilidade social a empresa tem?

Exemplo - Embratel: “Prestar serviços de telecomunicações globais destinados a atender às necessidades de seus clientes, no brasil e no exterior, com qualidade, confiabilidade e custos adequados a seus negócios. ”

2 - Visão


É a posição que queremos ocupar num cenário futuro, seja em negócios existentes, seja em uma nova composição de negócio. Deve ser uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcançar a longo prazo. É um marco para um ponto de chegada, para a jornada que a empresa vai enfrentar nos próximos dez anos.

Perguntas facilitadoras que orientam na confecção da visão:

1 - Qual é o nosso objetivo?
2 - Qual é a força que nos impulsiona?
3 - Quais são os nossos valores básicos?
4 - O que desejamos realizar?
5 - O que fazemos de melhor?
6 - O que mudaríamos?

Exemplo - Itaú: "Ser o banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo de marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes."

3 - Valores


São os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão. São limitações éticas das ações da organização (explícitas). Usa-se somente palavras que expressam qualidades que a empresa defende.

Fonte: Administradores