Problema ou Oportunidade?
Será que um problema é realmente um Problema ou é uma Oportunidade?
Entender como vários empreendedores encaram a realidade no dia a dia das empresas é a grande questão.
É preciso saber Identificar um problema para acelerar o Aumento dos Lucros e transformar um negócio em uma Empresa Altamente Lucrativa.
Durante toda a nossa vida fomos condicionados a ver um problema como uma coisa ruim e pejorativa.
Em função disso, a grande maioria das pessoas tenta esconder seus problemas.
A melhor forma de esconder os problemas é não identifica-los e por isso uma grande quantidade de pessoas perde uma grande oportunidade de melhoria.
Os problemas são excelentes porque se não houvesse problema não existiriam oportunidades de melhoria e consequentemente estaria estagnado.
Vamos esclarecer um pouco mais sobre problema, existem dois tipos de problemas: O Problema Ruim e o Problema Bom.
O PROBLEMA RUIM
O problema ruim é aquele que estamos acostumados a escutar e causa repúdio de todos.
O Problema Ruim é:
• Uma reclamação de cliente;
• O caixa da empresa está estourado;
• Defeitos nos produtos fabricados;
• Colaboradores desmotivados etc.
O PROBLEMA BOM
Já o problema bom é o seguinte:
Imagine que você já está com uma ótima venda, mas mesmo assim quer melhorar ainda mais.
A distância entre as vendas atuais e a sua meta é um problema bom para ser resolvido.
Imagine que você já tem um bom lucro, mas quer melhorar ainda mais.
Também é um Problema Bom!
E qual a relação entre os dois tipos de problemas?
Em todos os dois, sejam ruins ou bons, ao solucioná-los, você melhorou um pouco mais e está muito mais próximo da excelência do que antes.
Houve melhoria e é isso que precisamos nas empresas.
É muito importante que as melhorias sejam contínuas, pois ao melhorarmos continuamente veremos resultados extraordinários e teremos dado passos inimagináveis quando tiverem passados um, dois, cinco, ou dez anos.
IDENTIFICANDO PROBLEMAS
Primeiro é preciso identificar os problemas para depois solucioná-los, e para isso precisamos criar na empresa uma cultura de identificação de solução de problemas.
A maioria dos colaboradores tem medo de falar e expor problemas com receio de serem repreendidos e isso mata qualquer possibilidade da empresa de dar um passo além.
Já está mais do que comprovado que:
5% de todos os problemas da empresa são conhecidos pelos empreendedores;
20% pelas gerências;
75% pelos colaboradores operacionais.
Olha o tamanho da Oportunidade de criar uma cultura de identificação dos problemas.
O Primeiro Passo, para começar a implantar esta cultura, é fazer um levantamento de todos os problemas ruins que existem na empresa.
Reúna os Colaboradores e peça para listarem todos os problemas que existem e que mais impactam negativamente na empresa e para eles próprios.
Fale que não haverá nenhum tipo de repreensão ao falarem os problemas.
Anote Tudo, Exatamente Tudo!
Aqui tem um ponto muito importante, quando o colaborador sente que ele está ajudando a empresa porque relatou um problema, o engajamento dele para resolver esse tipo de problema é muito maior.
Depois de anotar todos os problemas, escolha um problema por vez para resolver.
Escolhido o problema, temos mais duas fases:
Analisar as Causas e Propor a Solução.
Comece identificando as causas que levaram ao problema.
Uma ótima pergunta é o “por que”?
Por que estamos com este problema?
Por que o cliente reclamou?
Por que minhas vendas reduziram? etc.
Pergunte usando vários por quês e vai anotando todas as causas, exatamente tudo.
Depois de identificadas as causas faça uma análise para saber quais são as mais relevantes e, então estruture um plano de ação para combater as causas que impedem de resolver o problema.
Um Plano de Ação é um conjunto de ações que devem ser executadas para resolver o problema.
Para implantar um Plano de Ação comece listando todas as ações necessárias para bloquear as causas, defina um responsável pela execução e coloque um prazo para acontecer.
Preste bem atenção é preciso definir com muita clareza:
Uma ação;
Um responsável;
Um prazo para acontecer.
Agora é acompanhar a execução das ações e a resolução do problema.
Fonte: Contadores