Valuation – Compra e Venda de Empresas – qual o foco do negócio: passado, presente ou o futuro?
Quando o assunto é adquirir ou vender uma empresa a complexidade de informações envolvidas, requer conhecimentos técnicos para se chegar ao número que equilibre a equação comprador x vendedor.
Parâmetros ultrapassados para a definição de valor de uma empresa!!!
Com as atualizações dos mercados nos últimos anos, o fortalecimento da tendência tecnológica, entre outras mudanças, muitas empresas tiveram seus valores modificados (alterados), isso porque é uma tendência do mercado transformar o maior número de produtos e serviços em comodities, com isso, passa a haver um nivelamento dos valores globais, é lógico que, cada qual com suas particularidades, entretanto, ainda assim é de grande importância a utilização de técnicas para se formar o valor de uma empresa.
Num passado não tão distante, era comum ouvirmos conceitos “de padaria” que a referência de avaliação de uma empresa era: “x” vezes o valor do estoque, “y” vezes o total do faturamento mensal, ou mesmo até a margem bruta de forma isolada, entre outras.
Valuation como ferramenta de Avaliação
Não há como fugir desse conceito.
Valuation é:
• Conjunto de informações da empresa
• Estudo de mercado
• Planejamento projetando os Resultados para os próximos exercícios
Com todas essas informações consolidadas, projeta-se os números e utilizando o Fluxo de Caixa Descontado, obtêm-se o Valor da Empresa; baseado é lógico em algumas variáveis como: taxa de desconto aceita no segmento e utilizando-se também da perpetuidade.
O que se compra ou porque se investe numa empresa?
Ainda muito controverso o assunto, muitos ainda baseiam-se no valor atual de uma empresa, atrelados ao PL (Patrimônio Líquido), porém, essa rubrica Contábil quando analisada isoladamente pouco define com segurança, pois o PL informa o Patrimônio que os sócios tem na empresa, entretanto há diversos fatores que põem em check essa definição, entre eles:
• A informalidade ainda muito comum nas empresas
• Como vem acontecendo a curva de faturamento e margem da empresa nos últimos exercícios
• O cenário da empresa para os próximos exercícios
• A concorrência
• A empresa tem inovações ou comodities?
Quando se busca comprar ou mesmo investir numa empresa, geralmente o foco é o lucro que ela vai gerar, ou seja, o futuro que essa empresa tem.
Vale pensar!
Fonte: AXS Consultoria Empresarial