Valuation – Compra e Venda de Empresas – qual o foco do negócio: passado, presente ou o futuro?



Quando o assunto é adquirir ou vender uma empresa a complexidade de informações envolvidas, requer conhecimentos técnicos para se chegar ao número que equilibre a equação comprador x vendedor.

Parâmetros ultrapassados para a definição de valor de uma empresa!!!

Com as atualizações dos mercados nos últimos anos, o fortalecimento da tendência tecnológica, entre outras mudanças, muitas empresas tiveram seus valores modificados (alterados), isso porque é uma tendência do mercado transformar o maior número de produtos e serviços em comodities, com isso, passa a haver um nivelamento dos valores globais, é lógico que, cada qual com suas particularidades, entretanto, ainda assim é de grande importância a utilização de técnicas para se formar o valor de uma empresa.

Num passado não tão distante, era comum ouvirmos conceitos “de padaria” que a referência de avaliação de uma empresa era: “x” vezes o valor do estoque, “y” vezes o total do faturamento mensal, ou mesmo até a margem bruta de forma isolada, entre outras.

Valuation como ferramenta de Avaliação

Não há como fugir desse conceito.

Valuation é:

• Conjunto de informações da empresa

• Estudo de mercado

• Planejamento projetando os Resultados para os próximos exercícios

Com todas essas informações consolidadas, projeta-se os números e utilizando o Fluxo de Caixa Descontado, obtêm-se o Valor da Empresa; baseado é lógico em algumas variáveis como: taxa de desconto aceita no segmento e utilizando-se também da perpetuidade.

O que se compra ou porque se investe numa empresa?

Ainda muito controverso o assunto, muitos ainda baseiam-se no valor atual de uma empresa, atrelados ao PL (Patrimônio Líquido), porém, essa rubrica Contábil quando analisada isoladamente pouco define com segurança, pois o PL informa o Patrimônio que os sócios tem na empresa, entretanto há diversos fatores que põem em check essa definição, entre eles:

• A informalidade ainda muito comum nas empresas

• Como vem acontecendo a curva de faturamento e margem da empresa nos últimos exercícios

• O cenário da empresa para os próximos exercícios

• A concorrência

• A empresa tem inovações ou comodities?

Quando se busca comprar ou mesmo investir numa empresa, geralmente o foco é o lucro que ela vai gerar, ou seja, o futuro que essa empresa tem.

Vale pensar!

Fonte: AXS Consultoria Empresarial