Um plano de carreira Incrível em 8 passos



Ter uma carreira significativa é um dos propósitos da vida de muitas pessoas. Não deve ser o único propósito, mas geralmente tem bastante peso. A carreira nos acompanha em praticamente toda a nossa jornada: ela cresce junto com a gente, se desenvolve, muda, encerra e inicia novos ciclos, acompanha nosso crescimento e as mudanças ao longo da nossa vida.

Por isso é tão importante buscar satisfação naquilo que fazemos e na carreira que construímos ao longo da nossa jornada. Esteja você esteja no
processo de começar uma nova carreira ou de mudar sua atual profissão, você merece encontrar um caminho que possa atender aos seus objetivos, seus interesses e sua personalidade.

Construir um plano de carreira é enxergar sua profissão como uma extensão das suas paixões. Entender o que lhe move, suas principais forças e a melhor forma para trabalhar irão criar um belo plano e uma carreira realizada para você.

Qual sua identidade de carreira?

Uma pesquisa muito interessante demonstra como sua “identidade de carreira” (aqui traduzido livremente por mim) impacta na satisfação do seu trabalho. Em suma, segundo este estudo, a identidade de carreira o quanto um indivíduo tem clareza de seu plano impacta diretamente no quanto irá sentir-se realizado.

Profissionais com planos e objetivos claros tendem a priorizar o quanto se encaixam ou não em determinado tipo de trabalho, enquanto profissionais incertos sobre o que querem, priorizam se encaixar na cultura da empresa e nas tarefas daquele trabalho. E o estudo faz bastante sentido, já que ter clareza de onde quer chegar é um estímulo para desenvolver os talentos e habilidades que você irá precisar para alcançar o objetivo que quer. Se você não tem clareza de onde quer chegar, é menos importante pensar para onde seu trabalho está te levando e encaixar-se no ambiente e na cultura daquele local tem maior prioridade.

Como definir um plano de carreira?

A primeira coisa que podemos enxergar deste estudo é que o foco deve ser na sua identidade de carreira, antes de buscar um leque de opções de carreira para você. Suas motivações, interesses e competências devem ser levados em conta. Trabalhe para uni-los à sua carreira e não os trate como questões separadas, afinal, são importantes para você, mesmo que não seja para os outros. Assim, poderá construir um belíssimo caminho alinhado às suas habilidades, paixões e missão.

É simples

O plano de carreira não dever ser algo ultra elaborado, engessado e com todos os pontos definidos para o resto da sua vida. Mais importante que detalhes no plano é ele estar alinhado com você, o que é simples, mas pode não ser fácil e requer uma boa dose de autoconhecimento (veremos nos próximos itens). A sua carreira irá crescer e evoluir junto com você, por isso não precisa buscar TODAS as respostas, mas ela precisa estar apontada na direção que você quer.

Você é responsável

Você é responsável pelo seu próprio crescimento. Não é o seu chefe ou gestor, não é a empresa que você trabalha a responsável pela sua evolução profissional. Você é responsável.

Se a sua empresa ajuda no seu desenvolvimento, é uma ótima vantagem, mas não muda o fato de você ser o responsável. Principalmente para enxergar se o que você quer está alinhado com o plano de crescimento da sua empresa. Já atendi muitos profissionais insatisfeitos com seu
momento atual pois, após anos de trabalho, não estão no caminho que gostariam de estar e culpam suas empresas e seus gestores. O mais fácil é não exercitar a cabeça e o coração para escolher o que querem e “delegam” esta escolha para a empresa. E, se der errado, a culpa pela insatisfação é da empresa, e não nossa.
Pense em uma pessoa que você admira profissionalmente. É provável que você admira onde esta pessoa está agora. Suas realizações, seu salário, seu cargo. Mas esta pessoa não começou onde está hoje. Ela trabalhou e desenvolveu sua carreira para alcançar o objetivo que queria. E isso é uma fonte de inspiração muito grande.

Seus talentos naturais

São poucas as pessoas que têm real clareza de seus talentos e de como usá-los. Não pense em uma lista gigante de talentos. Pense em uma ou duas coisas, um ou dois talentos. Muita gente trava porque “só conseguiu pensar em duas coisas”. É assim mesmo.

Seu talento é algo que você faz muito bem, faz com gosto. Que te dá energia. E sem o olhar de “falsa humildade” de não reconhecer no que se é bom. Todo mundo tem algo de bom, você também. Não é arrogância ou falta de humildade reconhecer que é bom em alguma coisa. Olhar para sua história, ajuda a trazer as respostas. Quando olho para minha história até aqui vejo o quanto ajudar pessoas a construírem o que querem me faz bem e que sou bom nisso. Eu gosto de ajudar pessoas a construírem seus objetivos e suas vidas. Eu tenho este talento e trabalhar com ele me faz bem. A partir do momento que tive clareza, minha carreira inteira foi construída em cima deste talento.

Quais são suas paixões? O que te move? Quais foram os feedbacks que recebeu e que marcaram você? Quais foram os momentos memoráveis em sua carreira? O que você estava fazendo em cada um destes momentos? O que te dá energia e satisfação, quando está realizando? O que você faz bem?

Deixe seu cérebro trabalhar para você. Não descarte respostas que ele trouxer com pensamentos “isso não é nada demais”, “isso não dá dinheiro”, “ninguém quer algo assim”.

Qual seu estilo de trabalho?

Qual a melhor forma de trabalhar para você? Você gosta de estar exposto ou prefere construir de forma individual? Você prefere trabalhar com times? De maneira mais independente? Você quer estar dentro de uma estrutura hierárquica ou construindo seu próprio caminho de forma independente.

Quando você consegue entender-se melhor, fica mais fácil de enxergar onde você melhor se encaixa. Na escolha da minha carreira, eu entendi claramente que preferia trabalhar de forma independente, por isso escolhi atender meus próprios clientes de Coaching de Carreira.

Quais histórias você vai ter orgulho de contar?

Ao final da sua jornada, quando olhar para trás, quais histórias você vai querer contar? O que você vai ter orgulho de ter realizado ou alcançado?

Faça uma lista, sem número limite de histórias. Coloque todas as histórias que você terá muito orgulho de contar. Permita-se. É só um exercício. Não pense se você será capaz de realizá-las ou não, neste momento. Imagine-se no fim da sua jornada, olhando para trás e pensando em tudo que já fez e tem muito orgulho e realização. Quais são estas histórias?

Este é um poderoso exercício para ajudar você a definir seus objetivos e o que realmente é importante para você. Suas histórias são seu norte, onde quer chegar. Invista tempo para fazer estes exercícios. A solução ou a resposta não irá cair do céu. Exercite seu cérebro.

Ao olhar para sua lista, o caminho que você está hoje irá te levar a realizar todas essas histórias? Pode ser que precise de um direcionamento, ajuste ou mudança. Nada é mágico, nem feito da noite para o dia. É tudo uma construção.

Inclua-se

Um plano de carreira, deve incluir também você e as outras coisas que são importantes para você. Não é se trata apenas de realizações e dinheiro. Tem momentos que precisaremos balancear e usar nosso tempo para construção dos nossos objetivos, mas também terão momentos onde a balança irá pender para outras coisas que são importantes, para viver.

O que precisa acontecer, para fazer tudo valer a pena para você?

Trace seus objetivos

Quais são os objetivos para o próximo ciclo da sua carreira? Liste dois ou no máximo três objetivos. Eles precisam estar em linha com as histórias que você quer contar e você utilizar o seu talento. Tome tempo para pensar e estruturá-los. Você pode ler novamente este artigo para ajudar na sua direção.

Você precisa desenvolver uma nova habilidade, ou aprender a fazer algo novo? Como pode colocar em prática?

As respostas dos 7 itens acima são um belo norte para o seu plano de carreira.

Não desista

Uma transição de carreira ou construir uma nova carreira é um dos maiores desafios de adaptação na vida. No começo, é grande o conflito interno entre atender suas paixões e pagar as contas. O medo do desconhecido, a ansiedade e a dúvida se seremos capazes de seguir adiante são comuns e estarão presentes. Lembre-se que é uma construção e você não precisa correr riscos grandes demais. Cada um tem seu caminho, cada um tem sua velocidade. A construção de uma carreira é também uma construção interna para realizarmos aquilo que queremos realizar. Leva tempo, mas a jornada é bela. Qualquer caminho dá trabalho. Não alcançar aquilo que você quer alcançar dá tanto ou mais trabalho do que arregaçar a manga e construir seus objetivos.

Existem muitos caminhos para a realização e felicidade na sua carreira, por isso não aceite nada menos do que fenomenal!

Fonte: Carreira