PIB BRASILEIRO DEVE REGISTRAR A MAIOR RETRAÇÃO DESDE 1990

A economia brasileira deve registrar retração de 1,3% este ano, segundo previsões divulgadas pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). Caso a projeção do órgão se confirme, será a maior desaceleração do PIB (Produto Interno Bruto) do país desde 1990, quando houve recuo de 4,2%. Já para 2010, o Fundo prevê uma recuperação da economia brasileira, com um crescimento do PIB de 2,2%.


América Latina – O FMI também espera uma contração da economia para a América Latina, de 1,5% em 2009. Segundo as previsões, a região começará a se recuperar como um todo em 2010, com um crescimento modesto de 1,6%.


Mundo – O Fundo voltou a reduzir as expectativas pela terceira vez no decorrer do ano não apenas para a região, mas para a economia mundial, que registrará contração de 1,3%. O PIB do planeta não registrava contração deste peso havia meio século.


Esta revisão do Fundo é a terceira do ano. Em janeiro, a instituição financeira havia previsto ainda que o PIB mundial cresceria 0,5% este ano. No entanto, em março admitiu que a economia mundial entraria em recessão, porém menor que sua previsão atual, com baixa entre 0,5% e 1% do PIB.