7 dicas para ser mais feliz no trabalho
Felicidade no trabalho é algo fundamental. Estudos mostram que a condição tem relação direta com a qualidade de vida e evolução profissional. E, ainda, impacta na capacidade de se desenvolver, definir metas e tomar melhores decisões, além de fortalecer os relacionamentos e a saúde como um todo.
Segundo pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são, em média, três vezes mais criativos, 31% mais produtivos, e quando atuam com vendas, são capazes de obter resultados 37% melhores do que colegas desmotivados.
Mas afinal, o que significa ser feliz no trabalho? “A felicidade na carreira é conquistada quando gostamos de desempenhar as tarefas que nos são atribuídas, nos sentimos bem com os colegas de trabalho, estamos felizes com os benefícios financeiros obtidos e sabemos que somos reconhecidos, respeitados e valorizados”, explica, CEO da Carpediem RH, uma das maiores consultorias de RH do país. “Quando isso acontece, geralmente, o colaborador é mais focado, relaxado e produtivo, e tem, por isso, maior probabilidade de realizar suas tarefas com eficiência”, completa a CEO.
A premissa fundamental, segundo a especialista, é baseada na ideia básica de que, para encontrar felicidade no mundo corporativo, você deve projetar o que deseja e traçar metas para sua carreira. Pensando neste desafio, confira abaixo as recomendações para o trabalho ser uma fonte de realização pessoal.
1) Mantenha o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Estabelecer limites entre seus interesses privados e profissionais é importante para trazer mais estímulo e também reduzir os níveis de estresse e de ansiedade. “Temos que nos lembrar que, além de sermos
profissionais, temos amigos, família, relacionamentos, sonhos, hobbies, que jamais podem ser renegados pelo trabalho” explica.
2) Busque um trabalho com propósito.
Segundo estudo da Universidade do Alabama, a felicidade no trabalho tem relação direta com você achar seu ofício significativo e acreditar que seus talentos fazem a diferença. “É importante enxergar em sua atividade um propósito. Isso traz realização, prazer e motivação”, explica.
3) Tenha uma rotina saudável.
“Ter uma boa relação com sua mente e corpo é imprescindível para ser bem sucedido em vários aspectos na vida, o que também vale para o trabalho”, explica. Sendo assim, regule seus hábitos de sono, imprescindível para melhorar a concentração e a produtividade. No mais, tenha uma alimentação equilibrada, para garantir que seu corpo funcione bem, e pratique exercícios físicos. Se não gostar de fazer academia, invista em caminhadas, ioga, aulas de dança ou natação. E por fim, não abandone seus hobbies. Para além do físico, a saúde mental também é beneficiada por atividades como pintura, leitura, canto, música e arte, entre outras.
4) Enxergue motivos para comemorar.
Falando ainda em hábitos, outro hábito importante para melhorar as emoções no trabalho é se concentrar na qualidade do que é realizado, e não apenas na quantidade. Atualmente é costume se prender a números, seja de clientes atendidos, seguidores, horas, verbas e relatórios. Entretanto, a quantidade de dígitos não representa todo seu empenho e nem sinaliza sua felicidade. Comece a comemorar as pequenas vitórias e as conquistas de cada dia, antes mesmo de pensar em indicadores e apenas bater metas. “Temos uma tendência de nos prender só à linha de chegada, mas nos esquecemos, com frequência, de aproveitar toda a jornada” , enfatiza a especialista.
5) Cuide de seu ambiente de trabalho.
Estudos recentes ressaltam que a ambientação traz conforto físico e psíquico aos seres humanos. Sendo assim, dedicar um tempo para manter em ordem sua mesa do escritório ou mesmo trazer alguns objetos pessoais, como porta-retratos e enfeites, é uma ótima estratégia para aumentar a satisfação e o prazer durante as horas passadas no trabalho. “Vamos lembrar que o conforto e a comodidade são grandes aliados na prevenção de estresse”, explica. “Por sua vez, está provado que a desordem atrapalha o rendimento”, completa.
6) Peça feedbacks.
Para evitar inseguranças e eliminar as dúvidas em relação às atividades que desempenha, pedir feedbacks com mais frequência pode ser uma ótima ideia. “Essa atitude visa um alinhamento de expectativas, e é a oportunidade de receber comentários positivos e, também, críticas construtivas, úteis para melhorar suas habilidades e performance, o que contribui para encontrar mais felicidade no trabalho”, conta. “Como bônus, pode ocorrer de você ainda se aproximar mais dos seus líderes, já que isso mostra que você está interessado e empenhado em se aperfeiçoar”, conclui.
7) Organize encontros com a equipe.
Pense na ideia de estabelecer melhores conexões com seus colegas de trabalho. Construir laços com as pessoas com quem você passa a maior parte do seu tempo ajuda a formar relacionamentos mais saudáveis e cria um sentimento maior de pertencimento no ambiente profissional. “Essa relação não só se reflete no trabalho em grupo, mas também pode ajudar a construir elos benéficos para toda a vida”, explica a CEO.
Fonte: Empresarial