“IMPOSTO DO CHEQUE” AMEAÇA VOLTAR

Está sendo articulada no Congresso Nacional a retomada, ainda em agosto, da tramitação de proposta criando a CSS – Contribuição Social para a Saúde, tributo cogitado para substituir a CPMF. Esta tentativa do governo já coloca em alerta as entidades que participaram da bem-sucedida mobilização pela derrubada da contribuição em 2007.


“Mais uma vez, querem trazer de volta um tributo que a sociedade brasileira rejeitou”, destaca o presidente do SESCON-SP e coordenador do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor, José Maria Chapina Alcazar, referindo-se ao abaixo-assinado contra o imposto, endossado por mais de 1,5 milhão de brasileiros.


A proposta sugere a criação da CSS com alíquota de 0,1%, destinada integralmente à área da saúde. No entanto, dessa vez em caráter permanente e não provisório. “O Brasil não precisa ressuscitar velhos tributos, mas sim de uma gestão eficiente, além do enxugamento da máquina pública”, frisa o empresário contábil, lembrando que no primeiro bimestre deste ano as despesas do Tesouro Nacional totalizaram R$ 52,3 bilhões, o que representa aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2008.