Importância da gestão financeira para as organizações.
Segundo dados do Mapa das Empresas da Receita Federal existem mais de 21,7 milhões de empresas ativas no Brasil e o Microempreendedor Individual corresponde a mais de 15 milhões dessas empresas ativas.
Segundo pesquisas um dos principais erros de pequenos e médio negócios é a falta de planejamento financeiro que é essencial para a sobrevivência e para a longevidade de qualquer tipo de negócio.
O profissional da Contabilidade é a porta de entrada no empreendedorismo auxiliando o empresário na abertura do seu negócio, planejamento tributário e na gestão financeira que compreende a análise, o planejamento e o controle das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, com o objetivo de organizar o setor financeiro para que as decisões possam ser tomadas com responsabilidade segurança e eficiência.
Confira agora algumas dicas para gerenciar com qualidade o financeiro da sua empresa:
1. Tenha um bom plano de negócios
2. Consulte o Contador
3. Separe as despesas da empresa de contas pessoais
4. Fluxo de Caixa
5. Contas a pagar
6. Sistema de Gestão Financeira
O profissional da Contabilidade além de deter o conhecimento das questões fiscais e tributárias, a contabilidade pode auxiliar com questões financeiras importantes. No processo de formalizar uma empresa, o contador realiza uma análise na escolha do nome da empresa, enquadramento tributário, planejamento tributário que impactará diretamente nos resultados do negócio.
Ter uma contabilidade bem estruturada e alinhada evita multas com a Receita Federal, Prefeitura, Governo trazendo credibilidade e transparências nas informações geradas através da gestão financeira que gera valor ao seu negócio.
Fonte: Economia