Planos de internet podem subir até R$ 20 com a reforma tributária.
Com a reforma tributária, os planos de internet podem crescer até R$ 20, segundo estimativa de representantes de empresas do setor de tecnologia da informação (TI).
Para evitar que esse aumento caia sobre o consumidor final, o setor de TI reivindica a inclusão do segmento na lista de regimes diferenciados.
O Ministério da Fazenda alega que segundo seus estudos, com as mudanças promovidas pela Câmara dos Deputados, a alíquota de referência do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) pode chegar a 27,9%.
“A reforma vai ter um aumento de preços para o consumidor final. Por quê? Porque, de fato, vai ter um aumento da carga tributária para o setor. O impacto para o nosso setor hoje está em torno de 15% a 18%, o aumento de custos simplesmente para pagar os impostos da reforma”, afirma o presidente do Conselho da Associação Brasileira de Internet (Abranet).
A atual reforma tributária concentra-se no aproveitamento de créditos ao longo da cadeia produtiva, no entanto, para setores como TI, que tem uma boa parte do seu custo em mão de obra, o benefício é restrito.
Para alguns representantes de empresas de software, tecnologia da informação e fornecimento de internet disseram ser favoráveis à reforma tributária, porém com a aprovação de emendas, como a que reconhece a concessão do crédito presumido sobre o custo com o trabalhador contratado.
Para o auditor fiscal da Receita Federal, incluir novos setores na lista de beneficiados com alíquotas menores pode impactar de maneira negativa na reforma tributária.
Fonte: Tributário.