Volume de cheques sem fundos cai em setembro
Pesquisa realizada pela TeleCheque, empresa que atua no segmento de análise de crédito e garantia de cheques, mostrou que o volume de cheques sem fundos caiu em setembro.
Segundo a pesquisa, do total de cheques emitidos em setembro, 97,75% foram honrados, o que significa um crescimento de 0,78% quando comparado com o mesmo período do ano anterior e 0,08% em relação ao mês de agosto.
"Nossos indicadores retratam um momento de estabilidade econômica pós-crise. Os patamares atingidos estão superiores aos de 2008, justamente o ano em que a oferta de crédito, a oportunidade de emprego e a valorização do real eram melhores", afirma o vice-presidente da TeleCheque, José Antônio Praxedes Neto.
Com esse indicador, os lojistas estimam que as vendas de final de ano serão positivas. "Como os consumidores estão honrando os pagamentos, o varejista fica mais confiante na hora da venda e mais seguro para apostar em promoções e parcelamentos mais arrojados, incentivando, inclusive, o uso do cheque pré-datado. Este meio é atraente porque oferece facilidade e maior flexibilidade de negociação direta entre o lojista e o consumidor", afirma o vice-presidente da TeleCheque.
No mês passado, os cheques foram mais honrados nos segmentos de Postos de Combustíveis (98,38%), Saúde (98,15%), Supermercados (98,03%) e Automotivos (97,90%). No ranking por estado, a liderança de cheques honrados ficou pelo segundo mês consecutivo com Sergipe (98,49%), seguido de Minas Gerais (98,37%), Paraná (98,24%) e Paraíba (98,21%), que foi o grande destaque, com crescimento de 0,43% de agosto para setembro. Os critérios de pesquisa da TeleCheque levam em conta os valores em reais das transações com cheque, não a quantidade de folhas de cheque emitidas.
Fonte: DCI