3/10/2022



Após uma semana de importantes decisões monetárias nos Estados Unidos e no Brasil, do Banco Central – publicação de um resumo das projeções de bancos, consultorias e instituições financeiras sobre as principais variáveis econômicas nacionais –, foi, enfim, divulgado.

O resultado nos mostra um aviso inequívoco: o mercado não está muito preocupado com o resultado das eleições no País, apoiando-se no fato de que, independentemente do candidato que ganhar, não haverá nenhuma loucura no campo econômico.

Os dados reafirmam a tese: a projeção de inflação para 2022, que estava em 6,8% há duas semanas, caiu para 5,8% nesta última pesquisa, estabilizando-se em 5%, para 2023, e caindo para algo próximo a 3,5%, em 2024 e 2025. Não é uma previsão perfeita, pois ainda está acima da meta, mas está longe de ser trágica.

Outra variável-chave, a dívida líquida do setor público, destaca os seguintes números em relação ao Produto Interno Bruto (PIB): 58,4%, em 2022, e 63,2% (2023), 65,2% (2024) e 67,2% (2025). Mais uma vez, dá para melhorar a performance, mas nenhuma ruptura em vista, mesmo após as renúncias fiscais para 2023, e este é o maior ponto de preocupação.

Paralelamente, no contexto internacional, uma boa janela de oportunidades para o Brasil vem se abrindo. Em recentes conversas com empresários, tive a sensação de que investidores estrangeiros veem o País como uma excelente alternativa para investimentos produtivos nos próximos anos, e isso tem algumas explicações bastante plausíveis.

Isso porque, em primeiro lugar, nossos concorrentes vivem situações muito complexas: Rússia em uma guerra que tem minado a sua economia; Turquia cercada por decisões populistas desastradas; e México e Argentina em condições delicadas. Sendo assim, o Brasil se apresenta como uma ótima opção, com matriz energética limpa, mercado gigante e cultura mais conhecida pelos países ocidentais, os quais, após dois anos de uma pandemia de proporções catastróficas, estão mais ressabiados com Índia e China.

Outro tópico a se considerar: o Bacen finalizou, em última reunião, o processo de aumento de juros, enquanto o FED, banco central norte-americano, deu início a esse aumento.

Além disso, é bem provável que, em meados do ano que vem, o Brasil comece a abrandar os juros, ao passo que os demais países ainda estarão vivenciando o contrário – espera-se que este ciclo de altas se estenda nos Estados Unidos por, pelo menos, até 2024.

Em suma, o mais importante, neste momento, é ter em mente de que se desejamos um panorama otimista mais sólido, não podemos enfrentar nenhuma aventura econômica, independentemente do próximo presidente. O Brasil precisa, agora, de calma e previsibilidade. Se isso acontecer, teremos boas notícias já a partir de 2023.

Fonte: Economia

3/10/2022



A rainha Elizabeth II morreu há pouco mais de 20 dias e a procura de brasileiros para se livrar das notas de libra de papel cresceu até 80% em casas de câmbio de São Paulo. O movimento é porque, desde esta sexta-feira (30), as cédulas antigas 20 e de 50 libras não serão mais aceitas em lojas e empresas inglesas.

Segundo funcionários de casas de câmbio consultados pela reportagem do g1, há uma corrida por medo de que o dinheiro perca a validade e algumas casas de câmbio ainda não sabem se vão continuar aceitando notas de libra em papel após o término do prazo.

Procurado para esclarecer se existe algum serviço para trocar as notas vencidas fora do Reino Unido, o Banco da Inglaterra não respondeu até a publicação deste texto.

O site da instituição informa que não é possível enviar notas pelos Correios, mas que será possível fazer a troca no próprio Banco da Inglaterra mesmo após 30 de setembro, caso a pessoa vá ao Reino Unido.

Na casa de câmbio Cotação, as notas de libra que estão perto de expirar eram compradas por valor cerca de 10% menor do que a taxa padrão. Na última quarta (28), uma cédula era cotada a R$ 4,79, enquanto as demais valiam R$ 5,30 por libra, uma diferença de R$ 0,51.

A reportagem foi até a unidade do shopping Pátio Paulista, em São Paulo, e negociou uma nota antiga de 20 libras sem dificuldade. Em troca, recebeu R$ 95,94.

Nos últimos dias, a procura para vender libra em papel cresceu 80% na GetMoney, afirma a diretora da corretora de câmbio.

Diferentemente do que ocorre nos bancos ingleses, as casas de câmbio brasileiras não estão realizando a troca simples das notas. Aqui, é preciso vender a libra de papel.

"Isso é o que está fazendo a maioria dos clientes. Eles estão vendendo a libra de papel e comprando a libra nova [de polímero] ou mesmo o euro, que se desvalorizou".

A reportagem falou por telefone com uma atendente, que passou a cotação de R$ 3,10 na manhã desta quarta-feira (28). Mais tarde, afirmou que estava negociando a moeda de papel por R$ 4,54.

Em uma unidade da GetMoney visitada pela reportagem no período da tarde também no Pátio Paulista, as notas prestes a vencer eram cotadas a R$ 3,12, enquanto o câmbio regular era de R$ 5,20 por libra. Com isso, 20 libras renderiam R$ 62,40.

No momento, a empresa não está realizando a compra de cédulas de polímero.
Afirma que a empresa aguarda uma sinalização do Banco da Inglaterra para saber se mantém a compra das cédulas de papel após o dia 30. "Estamos atentos, mas por enquanto vamos manter somente até sexta."

No início da semana, o Banco da Inglaterra (BoE) contabilizava mais de 11 bilhões de libras (R$ 64 bilhões) de dinheiro em circulação que deixará de valer. Os modelos de papel vão ser trocados por cédulas de polímero, que são mais resistentes e difíceis de serem falsificadas.

No Reino Unido, após o dia 30 de setembro, as cédulas antigas ainda poderão ser trocadas pelos correntistas nas agências bancárias ou pelos correios britânicos. A autoridade bancária não estipulou um prazo para realizar esse procedimento.

Segundo a gerente da casa de câmbio, o estabelecimento também não aceita a troca da nota de papel pelo modelo de polímero, mas realiza a compra com deságio, ou seja, por um valor menor.

O valor pago pela libra em papel na manhã desta quarta-feira era de R$ 4,60, já com o desconto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Já o valor pago pela nota de polímero era de R$ 5,23, 13% a mais do que a nota que sairá de circulação. Na venda, a libra saía por R$ 6,15.

"Nossa expectativa é continuar comprando [as notas que serão descontinuadas] após o dia 30, porque ainda tem muitas notas em circulação. Estamos aguardando para saber se haverá mudança no preço, mas acredito que não."

Em São Paulo, o deságio varia de 25% a 40% de acordo com a taxa de câmbio do dia.

Na última quarta, o valor pago pela libra de papel era de R$ 3,73, enquanto pela cédula nova o preço subia para R$ 5,22. A empresa também não confirma se manterá o procedimento após o dia 30 de setembro e aguarda uma sinalização do banco inglês.

A casa de câmbio Cotação, do Grupo Rendimento, informou que continuará adquirindo as cédulas antigas, incluindo as de 20 e de 50 libras, mesmo após o dia 30 de setembro.

Segundo o Banco Central (BC) brasileiro, as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio podem aceitar ou recusar cédulas oferecidas durante as operações, já que a operação de câmbio é considerada um ato voluntário.

"Dessa forma, as instituições autorizadas não são obrigadas a negociar moeda estrangeira em espécie com seus clientes", informou, por meio da assessoria de imprensa.

Substituição gradual

Segundo o Banco da Inglaterra, as notas de papel de 20 libras começaram a ser retiradas de circulação em fevereiro de 2020, quando o polímero de 20 libras entrou em circulação.

As notas de 50 libras em papel começaram a ser retiradas em junho de 2021, também substituídas pelas cédulas mais resistentes.

As cédulas de 20 e de 50 libras completam a primeira série de polímeros. De acordo com a instituição, a introdução de notas de polímero permite uma nova geração de recursos de segurança que as tornam ainda mais difíceis de falsificar.

As notas também são resistentes à sujeira e umidade, o que permite que elas durem mais. Elas têm recursos táteis que permitem que deficientes visuais possam usá-las com mais facilidade.

As notas de 20 libras com a figura do economista estão sendo substituídas pela figura do artista.

Quem passa a ilustrar a cédula de 50 libras é o matemático e cientista da computação .

Fonte: Tecnologia

27/9/2022



Na próxima sexta-feira (30) a Receita Federal pagará o último lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2022, que terá correção de 4,22%, com base na taxa básica de juros da economia (Selic) .

A consulta para saber quem tem direito a receber o dinheiro poderá ser feita nesta sexta-feira (23).

Até agora, já foram pagos R$ 24,9 bilhões para 17,3 milhões de contribuintes.

Taxa Selic

A taxa Selic está em 13,75% ao ano. Esse é o patamar mais alto de juros desde 2016, quando a taxa começou o ano em 14%.

O percentual é o maior já pago neste ano e será aplicado às restituições dos contribuintes que declararam o IR nos últimos dois dias, 30 e 31 de maio, ou que saíram da malha fina após a Receita identificar inconsistências na declaração.

Em 2022, a Receita recebeu mais de 36 milhões de declarações. Nem todos que enviaram o Imposto de Renda têm direito de restituir. Há os contribuintes que tiveram imposto a pagar.

Restituição Imposto de Renda

Dos cerca de R$ 25 bilhões a serem pagos em restituição, faltam R$ 7 bilhões. O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração do IR. É preciso ser uma conta em nome do titular da declaração. Neste ano, também é possível receber por meio de Pix, mas a opção deve ter sido indicada no IR.

Todo mês, a Receita recebe do Tesouro Nacional os valores para pagar as restituições e cria lotes. A inclusão dos contribuintes obedece às prioridades legais, como idosos.

Segundo a Receita, o cálculo dos juros sobre a restituição é feito com base na data final de entrega do IR. Em 2022, o prazo final de entrega foi ampliado para 31 de maio, com isso, as restituições são corrigidas a partir do mês de junho.

Caso o contribuinte mude de conta e o crédito não seja realizado, os valores ficam disponíveis por um ano no Banco do Brasil. O cidadão deve reagendar o crédito no Portal BB, em https://www.bb.com.br/irpf.

Também é possível fazer o reagendamento por telefone, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se não receber em até um ano, o dinheiro volta para o fisco e é necessário fazer o pedido no Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal.

A consulta à restituição é feita a partir das 10h do dia em que a Receita libera as informações. Ela pode ser feita no site receita.fazenda.gov.br ou no aplicativo Meu Imposto de Renda. Há ainda a possibilidade de fazer a consulta no Portal e-CAC.

No e-CAC, já é possível saber se a declaração está em fila de restituição, mas não haverá informação específica sobre o lote. Para essa consulta, é necessário informar a senha do gov.br. No site da Receita, o cidadão precisa digitar CPF, data de nascimento e demais dados solicitados.

Fonte: Técnica

27/9/2022



O fluxo de caixa é um recurso imprescindível para que as empresas tenham controle sobre suas movimentações financeiras. Englobando entradas e saídas, ele serve para monitorar despesas básicas, pagamentos de salários e receita das vendas.

Por isso, o fluxo de caixa é imprescindível para a boa saúde financeira do negócio. Afinal, ele ajuda a tomar atitudes para aplicações, prevenção ou recuperação 一 principalmente em situações de crise, onde é necessário ter análises ainda mais precisas a fim de se adaptar à adversidade.

Quais os principais problemas com o fluxo de caixa

Nos últimos anos, a economia brasileira sofreu dificuldades devido à pandemia de Covid-19. Com as medidas restritivas para conter a crise sanitária, empresas dos mais diversos segmentos tiveram dificuldade.

Além disso, fatores como o aumento da inflação, alta do dólar e desvalorização do real, somados a fatores externos como a guerra na Ucrânia, oferecem desafios econômicos que respingam no fluxo de caixa de empresas de todos os tamanhos, colocando anos de trabalho e investimento em risco. A crise se manifesta em diversos problemas, mas alguns são mais comuns do que os outros.

Ineficiência de gestão

Mesmo sem a interferência de fatores externos, a ineficiência de gestão é um problema recorrente. Ou seja, a falta de organização e estratégias efetivas para administrar um negócio.

Ainda existem muitas pessoas que fazem atividades financeiras manualmente, o que leva mais tempo e tem mais chances de erro. A rotina agitada de um empreendedor pode facilmente confundir a execução dos processos. Ao longo do tempo, isso vai se tornando uma bola de neve até chegar em estágios bastante críticos.

A solução para isso é automatizar as ações. Felizmente, hoje em dia é possível contar com a tecnologia para otimizar inúmeros aspectos do trabalho. O ideal é recorrer a um sistema de gestão financeira.

Essas ferramentas fazem pagamentos de contas, cálculos comparativos, relatórios de resultados, armazenamento de dados, personalização de funções e muito mais. Ou seja, todo o necessário para manter o fluxo de caixa sempre funcionando da melhor maneira.

Atraso de pagamentos

A desorganização ou a falta de capital pode fazer com que pagamentos sejam feitos depois do prazo 一 de despesas básicas a pagamentos para funcionários e fornecedores. Para evitar desconfortos entre os envolvidos, deve-se evitar que atrasos se tornem uma rotina. Isso pode ser resolvido com o já citado sistema de gestão financeira, que torna os pagamentos automáticos. Basta programá-los para a data certa e pronto.

Se necessário, outra saída é negociar um novo prazo com quem deve receber o dinheiro. Em certos casos, determinar outra data limite já resolve o problema.

Falta de capital de giro

O fluxo de caixa está diretamente ligado ao capital de giro 一 categorizado com a diferença entre os recursos disponíveis e a soma das despesas e contas a serem pagas. Isso significa que este é um conceito fundamental para que as empresas continuem funcionando.

O descontrole do fluxo de caixa pode resultar na escassez de capital de giro, provocando uma série de problemas para o negócio. Dependendo do caso, o empreendedor não consegue suprir os itens mais básicos para manter as atividades em curso.

Resolver esse problema não é muito simples, mas existem algumas soluções que podem funcionar, com ainda mais chances de sucesso se forem integradas umas às outras:

Corte de gastos: analise suas despesas e reduza ou elimine o que for possível.
Não use o capital de giro para cobrir despesas: evite ao máximo usar o capital de giro para cobrir contas básicas. Só o faça se for absolutamente necessário e reponha o valor assim que entrar dinheiro no caixa.

Negocie: às vezes, uma boa conversa pode ajudar. Renegocie prazos, descontos e condições especiais de pagamento com fornecedores, parceiros, sócios e clientes.
Faça a antecipação de recebíveis: algumas instituições financeiras têm serviços que antecipam o dinheiro que as empresas só teriam no futuro. A dica é prestar atenção nos juros e requisitos gerais.

Faça um empréstimo: o empréstimo não é desejado, mas, em algumas situações, é necessário. Antes de concordar com qualquer termo, planeje-se bem e certifique-se que existe a garantia de que a dívida será quitada.

Fusão do dinheiro pessoal e da empresa

Não separar o caixa da empresa da conta bancária do empreendedor é um problema que afeta vários negócios de menor porte. Se o proprietário pegar dinheiro da companhia a cada vez que as coisas apertarem na vida pessoal, nunca haverá crescimento de verdade.

A solução é manter as duas frentes bem separadas. Problemas da empresa se resolvem na empresa, enquanto problemas de casa se resolvem em casa.

Projeções irreais

Projeções que pouco condizem com a realidade podem ser muito prejudiciais para o fluxo de caixa, seja em relação aos lucros, orçamento, execução de projetos, entre outros. Erros acontecem e muitos deles não podem ser exatamente controlados 一 mas se acontecerem de maneira regular, significa que algo vai mal.

A melhor maneira de consertar ou prevenir esse problema é com análises minuciosas. Externamente, observe a movimentação da economia, o comportamento do mercado e outros possíveis fatores que podem, de alguma forma, interferir nos negócios. Internamente, estude os números da empresa com atenção e um olhar realista.

Com essas informações em mente, fica mais fácil estabelecer projeções que de fato possam se cumprir, evitando surpresas desagradáveis e o declínio da situação financeira.

Neste sentido, acontece exatamente o oposto: com uma visão analítica ao estabelecer metas, as chances de crescimento ficam significativamente maiores.

Fonte: Técnica

27/9/2022



Elaborar um treinamento eficiente para o desenvolvimento de líderes pode ser um desafio para muitas empresas. No entanto, é uma prática altamente necessária e está diretamente relacionada aos níveis de produtividade e competitividade.

Uma liderança eficaz causa impacto direto na satisfação dos colaboradores e, consequentemente, isso faz com que as equipes produzam mais, promovendo a sustentabilidade da empresa no mercado.

Cada membro da equipe é responsável pelos resultados alcançados. Portanto, é papel da empresa manter os colaboradores operando em nível máximo de inovação, criatividade e desempenho. E o papel do líder é fundamental para que isso aconteça.

De acordo com a empresa de consultoria, investir no desenvolvimento de líderes e na capacitação desses indivíduos é uma das maneiras mais eficientes de manter um negócio em crescimento. “A figura de um líder é essencial para a construção de uma equipe que se preocupa em alcançar metas e entregar produtos e serviços de qualidade”, afirma a consultoria.

Treinamento de líderes

Um bom treinamento de liderança deve respeitar os ideais e as expectativas da empresa. Existem algumas questões que cabem a todo e qualquer negócio.

No entanto, um programa de educação corporativa eficiente começa respeitando tanto as políticas da empresa, como as suas expectativas. Afinal, um dos seus preceitos é justamente treinar os colaboradores de acordo com as regras, orientações e no formato de cada organização.

Nesse contexto, o programa deve considerar:

Aspectos técnicos e operacionais;
Sistemas e ferramentas tecnológicas;
Conhecimento sobre produtos e serviços;
Questões comportamentais;
Necessidades do mercado;
Momento atual do negócio e expectativas para o futuro.

De acordo com a empresa de consultoria, o incentivo adequado é capaz de mudar a realidade de uma empresa. Por isso, é necessário que o treinamento seja elaborado com foco nas soluções de problemas, desenvolvimento de funções e alcance de metas. Tudo isso só pode ser atingido com eficiência se considerar todo o contexto em que o negócio está envolvido.

“Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação, um treinamento de desenvolvimento de líderes deve considerar as características de uma boa liderança. A partir delas, é preciso que o trabalho seja realizado de forma adequada em cada líder, corrigindo as falhas e potencializando o que já está de acordo com o perfil de liderança ideal.”

Um bom líder:

Sabe ouvir seus liderados e é capaz de se comunicar com eles de maneira nítida e objetiva;
Tem consciência de que é um exemplo para a equipe e se porta como tal;
Não tem medo de inovar;
Age como um professor, educando os colaboradores;
Sabe dar autonomia aos liderados;
Ajuda e motiva a equipe em momentos difíceis;
É um bom mediador de conflitos;
Tem capacidade de desafiar, redirecionar tarefas, reconhecer e recompensar o sucesso dos indivíduos.

Tudo isso pode ser identificado observando o comportamento dessas pessoas no dia a dia. A contratação de uma empresa especializada em recrutamento e seleção de executivos também é uma maneira muito eficiente de identificar os profissionais mais adequados para assumir posição de liderança.

“Ao buscar por um treinamento de líderes, é comum se deparar com diversos programas que, mesmo sendo personalizados para a realidade de cada empresa, trazem conteúdos e metodologias já ultrapassadas. Isso considerando tanto as informações que serão passadas aos líderes quanto a forma de aplicação do programa”, explica a consultoria.

Por isso, é muito importante que a empresa se mantenha informada quanto aos temas, técnicas e ferramentas que são tendência no mercado.

Quanto mais inovador for o programa - utilizando conceitos contemporâneos como a gamificação - maiores serão as chances de atingir os resultados esperados.

Adotar ações contínuas de desenvolvimento de líderes

Engana-se quem pensa que o cliente é a figura mais importante para uma empresa. Esse posto, na verdade, é dos colaboradores. Afinal, sem um time esteja engajado e produtivo, é impossível oferecer produtos e serviços de qualidade aos seus consumidores.

Dentro desse cenário, a clientela deve ser vista como o patrimônio que garante a lucratividade enquanto a equipe, cumprindo suas funções de maneira adequada, conquista o apreço e a fidelidade da clientela. Nesse processo a figura do líder é fundamental. É esse profissional que vai servir como exemplo e inspiração para que as pessoas entreguem os resultados esperados, no prazo desejado e de acordo com os parâmetros de qualidade estabelecidos pela empresa.

Sendo assim, o desenvolvimento de líderes deve ser uma ação contínua dentro do negócio. Manter o responsável pela liderança em sintonia com os seus liderados por meio de técnicas atualizadas e conceitos inovadores não só propicia a construção de um time atualizado e de alto desempenho, mas também possibilita a integração e a criação de um ambiente de trabalho mais agradável.

Mensurar os resultados

Assim como o treinamento e desenvolvimento de líderes deve ser uma ação continuada para que os objetivos sejam atingidos com excelência, mensurar os resultados de cada programa é essencial para que o investimento realmente qualifique os resultados.

Somente quando a empresa avaliar o treinamento realizado poderá entender quais são as correção e reforços que verdadeiramente potencializarão a qualidade do seu atendimento, entrega de produtos, fabricação das mercadorias e fornecimento de serviços é que ela.

Buscar a capacitação contínua, portanto, não se resume em montar um cronograma de treinamentos: é necessário que o programa e seus resultados conversem entre si. No caso das lideranças, é fundamental que esses profissionais apresentem aos gestores o feedback sobre a aplicação do aprendizado prático. Só assim será possível atender as demandas necessárias, no tempo adequado, para alcançar excelência nos resultados.

Ao adotar um treinamento de desenvolvimento de líderes, lembre-se sempre que o bem mais precioso de uma empresa é o ativo humano e que, apostando nas ferramentas certas, os líderes e liderados alcançaram o máximo em desempenho, atingindo o principal objetivo do negócio que é manter a competitividade.

Fonte: Carreira

27/9/2022



A Receita Federal anunciou que, até a última sexta-feira (23), recebeu 4.509.007 envios referentes à Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) 2022.

A autarquia espera receber entre 5.840.000 e 5.900.000 declarações até o fim do prazo, que termina nesta sexta-feira (30), ou seja, pelo menos mais 1,3 milhões de envios.

Devem entregar a DITR pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras a qualquer título do imóvel rural.

O contribuinte deve elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal e transmiti-la pela internet.

Também é possível enviar a declaração pelo Receitanet para a transmissão da declaração, ou ainda a entrega da declaração gravada em conector USB em uma unidade de atendimento da Receita Federal.

O produtor rural que tiver dúvidas sobre o preenchimento da Declaração do ITR pode buscar auxílio nos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), mantidos por diversas instituições de ensino superior em parceria com a Receita Federal.

Quem não apresentar a declaração no prazo está sujeito à multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

O valor do imposto pode ser pago em até quatro parcelas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50. Imposto de valor inferior a R$100deve ser pago em cota única até o último dia do prazo para a apresentação da DITR.

Até este momento, o Estado da Bahia tem o maior número de declarações enviadas, 925.780. Seguido por Minas Gerais com 731.184 e Rio Grande do Sul com 469.623.

Fonte: Tributário

19/9/2022



A saúde de qualquer negócio é avaliada de acordo com a base de clientes, afinal, sem público, não existe empresa. O fortalecimento do e-commerce durante a pandemia aumentou o território de conquista dos empreendedores e, segundo um relatório da All In, no ano passado, foram movimentados R$ 6 bilhões durante as promoções do Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro.

Essa expansão do mercado causou uma saturação e, consequentemente, impôs um desafio para as pequenas, médias e grandes empresas que, para manter o crescimento do negócio, tiveram que investir em estratégias para atrair cada vez mais consumidores.

De acordo com o coordenador do curso de Administração da Anhanguera, é uma tendência que empresas invistam milhões para conquistar clientes, enquanto os antigos ficam na gaveta. “O relacionamento com todos os clientes deve ser nutrido com frequência, independentemente de ser uma nova conquista ou já fidelizado.

Como costumam dizer, manter é mais difícil do que conquistar. Um público fiel é valioso para qualquer marca. Criar uma comunidade engajada com o negócio é um símbolo de sucesso no mercado e empresas que não estão focadas no cliente estão mais propensas a perder do que ganhar”, avalia o docente.

O acadêmico explica que, no decorrer do ano, as grandes marcas acompanham um calendário de liquidações, que são datas fixas destinadas à redução de preços de produtos e serviços, além de oferecer promoções especiais e descontos, em conjunto com sorteios, campanhas e até entrega de brindes, como uma forma de agradecer a fidelidade de seus clientes.

Uma pesquisa da Zendesk, de 2021, revela que a experiência de compra determina o quanto um cliente está disposto a consumir. De acordo com o estudo, 75% dos clientes estão propensos a gastar mais dinheiro.

Clientes fiéis tendem a comprar na mesma loja repetidas vezes, mesmo que a opção não seja a mais barata naquele momento. Um levantamento da Salesforce Research (2020), afirma que 89% dos consumidores voltam a comprar em um mesmo estabelecimento após uma boa experiência de atendimento e alguns pontos destacados são a comunicação, confiança, produtos de qualidade e bom atendimento.

A seguir, o docente fala sobre algumas estratégias que ajudarão a fidelizar seu público.

A experiência do cliente deve ser uma prioridade

Você sabe quais são os pontos de contato do público com a sua empresa?

Presencial ou virtual, para garantir uma experiência única ao cliente, é preciso que o negócio esteja focado nesse comprador e não nas próprias necessidades. Um time de funcionários engajados e cientes sobre o propósito da marca é capaz de tornar o atendimento mais humanizado e agradável. Por isso, priorize treinamentos e capacitações de equipe, políticas de troca, atendimento ao cliente, entre outras formas que faça o consumidor se sentir satisfeito ao fechar negócio.

Programa de fidelização e tratamento VIP

Consumidores satisfeitos devem se sentir especiais, por isso investir em programas e clubes de fidelidade pode elevar a percepção do público sobre o seu negócio. Lembrando que é importante disponibilizar produtos e serviços que continuem atendendo as necessidades dos compradores.

Quanto maior a exclusividade da oferta, maior será o afeto entre marca e consumidor. Portanto, uma maneira de recompensar sua comunidade é oferecer cupons e descontos exclusivos, planos personalizados, envolver o cliente na criação de um lançamento, entre outras possibilidades.

Para ser lembrado é necessário investir no pós-venda

Estar próximo do cliente no pós-venda é uma forma de tornar sua marca memorável, principalmente, se o desejo é que o comprador retorne até a loja física ou online. Busque manter uma comunicação frequente através de e-mails ou aplicativos de mensagens, encaminhando novidades, promoções e pesquisas de satisfação para descobrir pontos que devem ser melhorados. Encantar o consumidor faz a sua marca ocupar um espaço na mente dele, capaz de reduzir a margem para a concorrência.

Celebração

O Dia do Cliente é celebrado anualmente em 15 de setembro no Brasil, e foi criado pelo empresário João Carlos Rego, no Rio Grande do Sul, com
objetivo de homenagear e estreitar o relacionamento com a clientela. Essa é a oportunidade para que negócios possam se comunicar com diferentes públicos, diferentemente do que acontece em datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outros), que geralmente acabam segmentando o público e impactando na estratégia de fidelizar o consumidor.

Fonte: Empresarial

19/9/2022



O mercado passa diariamente por transformações, impondo novos desafios para as empresas, obrigando que estas se reinventem e tenham suas estratégias de negócios em constante desenvolvimento para se manterem competitivas.

Entre essas mudanças está a sucessão empresarial, processo que pode ser crucial para a solidificação e manutenção da organização a curto e longo prazo.

Por ser algo de grande impacto dentro da empresa, afetando toda a operação e modelo de gestão, a sucessão empresarial é um processo complexo, que exige um planejamento de qualidade e profissionais experientes na busca de executivos para sua execução.

De acordo com a empresa de consultoria e recrutamento Robert Half, quando a sucessão é realizada de forma eficiente, promove uma série de benefícios para o negócio, garantindo sua permanência por um longo prazo no mercado. Em alguns casos, esse processo pode ocorrer de forma obrigatória, portanto, é fundamental saber como realizá-lo na organização.

Pensando nisso, a empresa elaborou um guia com informações sobre a sucessão empresarial e como fazê-la de forma eficiente.

O que é sucessão empresarial?

A sucessão empresarial é um processo de passagem do poder e capital de uma empresa para uma nova pessoa (ou grupo de pessoas) jurídica. Nesse sentido, a responsabilidade pelas funções econômicas, administrativas e de comando da organização é transferida.

É um processo similar à sucessão civil, na qual um indivíduo transmite a outras pessoas suas dívidas e créditos. Nesse sentido, a sucessão empresarial apresenta as seguintes regras a respeito de:

Dívidas: seguindo as regras do Código Civil, o sucessor fica responsável pelas dívidas do antecessor. Entretanto, elas podem ser cobradas de ambos pelo alienante;

Créditos: de acordo com a lei civil, o devedor pode quitar sua dívida com o alienante ou com o seu sucessor mesmo que este tenha recebido os créditos por ela;

Contratos: os modelos pessoais se mantêm intactos, enquanto os contratos com pessoas jurídicas precisam mudar o contratante para o novo sucessor.

“Apesar de envolver questões legais, a sucessão empresarial nem sempre acontece formalmente, podendo ser feita pela troca de liderança por um novo membro da família, resultada por questões de invalidez, afastamento ou até mesmo morte”, explica a empresa de consultoria.

Quais são os principais tipos de sucessão empresarial?

Existem diferentes tipos de sucessão empresarial que podem acontecer nas organizações. São eles:

Sucessão familiar: ocorre quando pai ou mãe transmitem o negócio para um de seus herdeiros, todos eles ou outro familiar. A herança conta não apenas com a liderança da empresa, mas também com seu lucro, dívidas, processos, contratos e funções de gestão;

Sucessão trabalhista: um sucessor passa a ser responsável pelas obrigações trabalhistas do dono anterior. Nesse caso, não há mudanças na estrutura de funcionários do negócio;

Aquisição de fundo de comércio: acontece quando uma pessoa jurídica compra um fundo ou ponto comercial, adquirindo também sua estrutura, atividades, bens, dívidas, processos e contratos.

Conhecer essas diferenças é importante para saber planejar a sucessão de forma correta e lidar com os desafios que o processo apresenta.

Qual a sua importância para o bom desenvolvimento da empresa?

Toda organização que deseja manter sua atuação no mercado por muito tempo, de forma consistente e significativa, deve conhecer e saber realizar a sucessão empresarial. Isso porque, mesmo nos casos em que o mesmo dono permanece por muitos anos, ele não vai viver para sempre, ou seja, a sucessão acontecerá em algum momento.

“Sendo assim, as sucessões sempre serão elementos presentes na gestão de um negócio e devem ser planejadas para evitar problemas que comprometam sua eficiência e, consequentemente, ameacem o desempenho do negócio no mercado — redução de lucro, estratégias inconsistentes com a imagem, perda de talentos e stakeholders”, esclarece a consultoria.

Quais são os principais desafios desse processo?

Por se tratar de um processo complexo, a sucessão empresarial enfrenta alguns desafios em sua execução.

O primeiro é fazer uma seleção correta de sucessores, garantindo que estas pessoas conheçam a operação da empresa, sua filosofia de gestão, cultura organizacional, metas, objetivos e como manter as decisões de forma consistente com o comando anterior.

Outro ponto que deve receber atenção é a questão de conflitos gerados durante o processo de sucessão. Algumas organizações adotam um modelo transparente de seleção de diretores e acionistas para assumir a direção, o que pode resultar em competição e conflitos entre eles quando a gestão não é feita claramente.

Por fim, a declaração de que a organização está em um processo de sucessão empresarial pode gerar tensão entre os profissionais no ambiente de trabalho, que tendem a temer por suas posições. Esse clima resulta em perda de produtividade e de talentos que podem buscar outras oportunidades de forma proativa.

Como realizar esse processo de forma eficiente?

Para lidar com os desafios da sucessão empresarial e realizar esse processo de forma eficiente, é importante seguir algumas regras e boas práticas. Confira algumas dicas.

1. Planejar com antecedência

O sucesso da sucessão empresarial depende diretamente de seu planejamento, ou seja, da definição de medidas a serem adotadas antes, durante e depois de sua ocorrência. Essa prática evita conflitos e garante que todas as pessoas envolvidas no processo estejam preparadas para a mudança.

2. Investir na capacitação de potenciais sucessores

Outra prática importante que deve constar no planejamento da empresa é a elaboração de um plano de desenvolvimento de potenciais sucessores. Ele deve conter uma série de treinamentos e avaliações que garantam que esses profissionais tenham o perfil correto para assumir as responsabilidades da sucessão empresarial. O ideal é que esse plano fique dentro do projeto de educação corporativa do negócio.

3. Contar com a ajuda de profissionais especializados em Executive Search

A maior parte das organizações contrata uma empresa ou profissionais especializados em Executive Search para realizar o planejamento e a execução da sucessão empresarial. A prática é indicada porque esses parceiros são isentos e podem tomar decisões sem influências internas, como favoritismo, apenas se baseando em dados do negócio e do mercado.

Essas três práticas permitem que a sucessão empresarial ocorra de forma mais eficiente e sem problemas dentro da organização, garantindo que possíveis desafios sejam superados sem gerar prejuízos nos resultados do negócio. Nesse sentido, é importante investir e ter um planejamento definido para o processo.

Fonte: Empresarial

19/9/2022



O novo prazo de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), até o vigésimo dia do mês seguinte, estabelecido pela Lei nº 14.438/2022, somente produzirá efeitos em face dos fatos gerados ocorridos a partir do início da arrecadação pelo sistema FGTS Digital, em data a ser fixada pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Dessa maneira, o prazo para recolhimento permanece sendo o sétimo dia do mês seguinte do ato por parte do Ministério do Trabalho e Previdência, que determina o início da arrecadação do FGTS pelo sistema FGTS Digital.

Assim sendo, somente a partir dessa data é que a alteração promovida no prazo de recolhimento do FGTS mensal terá validade.

Por exemplo, na hipótese de o sistema FGTS Digital iniciar a arrecadação do fundo a partir de 1º de junho de 2023, o prazo para recolhimento do FGTS mensal da competência 05/2023 vencerá em 7 de junho de 2023.

O novo prazo para recolhimento do FGTS mensal produzirá efeitos somente em face dos salários (fatos geradores) ocorridos a partir da competência 06/2023, assim, o FGTS mensal dessa competência vencerá em 20 de julho de 2023.

Para os empregadores domésticos, não apenas o prazo para o recolhimento do FGTS mensal será alterado a partir do FGTS Digital (até o vigésimo dia do mês seguinte ao da competência), mas também o prazo para a arrecadação e o recolhimento das demais contribuições e impostos previstos nos incisos I a VI do artigo 24 da Lei Complementar nº 15-/2015, entre os quais estão a contribuição previdenciária e o Imposto de Renda retido na fonte.

A alteração desses prazos decorre da obrigatoriedade de o empregador doméstico recolher as contribuições e impostos por meio de documento único de arrecadação, o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE).

A mesma situação aplica-se ao empregador segurado especial e ao Microempreendedor Individual (MEI), que também recolhem e continuarão a recolher o FGTS mensal dos trabalhadores juntamente com outras contribuições e impostos por intermédio do DAE. Não somente o prazo de recolhimento do FGTS mensal, mas também o relativo às outras contribuições sofrerá alteração para até o vigésimo dia do mês seguinte ao da competência.

Multa

O prazo para recolhimento do FGTS decorrente da rescisão contratual e da indenização compensatória (multa do FGTS) , nos termos do artigo 18 da Lei nº 8.036/1990, não sofreu alteração e continua a ser de até dez dias contados a partir do término do contrato (art. 477, § 6º, da CLT).

Fonte: Trabalhista

19/9/2022



O prazo para envio do Imposto de Renda para pessoas físicas já passou, mas as pessoas jurídicas podem realizar a destinação ao longo do ano.

A legislação permite a destinação de impostos de pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Real, deduzindo 1% sobre o Imposto de Renda devido.

Os contribuintes que pagam o carnê-leão, como, médicos, dentistas e até mesmo proprietários de imóveis que recebem aluguéis, também podem fazer a doação e descontar desse pagamento.

Doação do IR

O recurso pode ser destinado para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI) e também da Criança e do Adolescente (FMDCA) sem custos adicionais.

O Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa se destina a financiar programas e ações, com o objetivo de assegurar os direitos sociais dos idosos e criar condições para promover a autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Já o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tem por finalidade financiar políticas, programas e projetos de promoção, principalmente, para aqueles em situação de vulnerabilidade social.

As quantias arrecadadas vão direto para os Fundos Municipais dos órgãos em que o contribuinte queira ajudar.

Como doar IR

O doador deve procurar a entidade para efetuar o pagamento. Após a realização do depósito, deve encaminhar ao CMDCA o comprovante bancário do depósito, além dos seguintes dados: razão social, nº do CNPJ, endereço completo e telefone.

Fonte: Tributário

12/9/2022



Na próxima quinta-feira (15), será celebrado o Dia do Cliente, data comemorada no varejo com objetivo de parabenizar e agradecer aqueles que ajudam na manutenção dos negócios.

Na ocasião, as empresas costumam oferecer produtos com desconto e experiências diferenciadas para sua clientela, para idealizá-lo ainda mais e mostrar sua apreciação pelo público.

A data é comemorada desde 2003 no país e foi criada por um empresário no Rio Grande do Sul como uma estratégia de estreitamento de relacionamento entre as empresas e seus clientes.

Aproveitando a ocasião para também impulsionar as vendas, o Dia do Cliente pode ajudar a aumentar as vendas em um mês que não conta com outras datas comemorativas, como Dia das Mães ou Dia dos Namorados.

De acordo com um relatório elaborado pelo startup de negócios online Voxus, a data deve impulsionar principalmente as vendas no setor de moda, beleza, saúde e eletrônicos.

Na parte de vestuário, a startup estima que o crescimento das operações pode superar 160% apenas nos e-commerces.

A pesquisa estima que o setor de cosméticos deve ter um aumento médio de 30% nas transações, seguido pelos eletrônicos, com perspectiva de crescimento de 20%.

Ainda segundo a startup, uma das vantagens do Dia do Cliente é que as compras no período são bem mais abrangentes do que feriados específicos, como Dia dos Pais e Dia das Crianças, podendo ampliar as vendas para diferentes perfis que podem estar simplesmente procurando uma oportunidade de compra e não para cumprir um calendário.

Os empresários devem estar atentos a essa ocasião para fornecer uma experiência diferenciada ao seu cliente para fortalecer seu relacionamento, valendo desde promoções nos produtos, brindes nas compras, descontos progressivos e mais.

Fonte: Empresarial

12/9/2022



A tentativa de oferecer uma proteção social a trabalhadores de aplicativos, como motoristas e entregadores, ainda está de pé nas discussões e propostas no Congresso. A ideia é reduzir a informalidade e a fragilidade desses trabalhadores que, durante a pandemia, ganham destaque nas pautas trabalhistas.

Com as eleições se aproximando, o tema também entrou no radar dos principais candidatos à Presidência, que defendem algum tipo de regulamentação.

Em seu programa de governo, o presidente (PL), que tenta a reeleição, diz que a “estratégia de inclusão e combate à informalidade deverá contemplar alternativas contratuais inteligentes, (...) incluindo trabalhadores por aplicativo”.

Em abril, o Ministério do Trabalho e Previdência anunciou que o governo pretendia regulamentar esse tipo de trabalho ainda neste ano, numa modalidade própria, distinta da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , mas com recolhimento de contribuição previdenciária.

“Eu queria, até o final de 2022, deixar isso desenhado, mas a gente não pode ter pressa. Tem de ter tranquilidade para que a gente desenhe uma política que faça essa entrega para a sociedade brasileira”, diz o ministro do Trabalho e Previdência.

“Alguns países fizeram isso de forma abrupta e acabou não dando certo. Não vamos cometer o mesmo erro. ”

(PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto, diz em seu programa que o governo vai propor uma nova legislação trabalhista, com “especial atenção” a trabalhadores “mediados por aplicativos e plataformas”. Procurada, a campanha do candidato não detalhou a proposta para essa categoria.

(PDT) defende a regulamentação do setor no seu programa, “estabelecendo patamares de higiene, segurança e de ganhos compatíveis com o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana”. A campanha do candidato propõe uma legislação que contemple tanto os trabalhadores que enxergam a atividade como um complemento salarial como os que gostariam de estabelecer vínculo formal.

“Precisamos prever as duas possibilidades para que o trabalhador opte, individualmente, pela que preferir: vínculo normal de trabalho, com carteira assinada nos moldes atuais, ou uma forma de registro que viabilize uma atuação flexível”, afirma coordenador do plano de governo. “Esse vínculo mais flexível deve prever a contribuição ao INSS e a um seguro saúde e contra acidentes, incluindo a possibilidade de afastamento temporário. ”

Sem vínculos trabalhistas

Embora não mencione expressamente os trabalhadores de aplicativo em seu programa de governo, a campanha de Simone Tebet (MDB) afirma que eles serão amparados pela criação do programa Poupança Seguro Família, uma espécie de FGTS para informais.

“O governo irá reservar 15% da renda declarada desses trabalhadores para constituir uma poupança, na qual eles poderão sacar recursos até duas vezes por ano em momentos de queda de renda”, diz a campanha.

Vice-presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo, diz que a associação defende uma regulamentação de âmbito federal que mantenha a liberdade que os motoristas têm hoje.

“Nós não queremos vínculos trabalhistas, porque eles engessam o trabalho. Já o MEI é uma alternativa mais viável e traz benefícios, como a questão da previdência. ”

Já Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) afirma que as plataformas associadas “apoiam a inclusão dos trabalhadores de plataforma de mobilidade urbana no sistema oficial de Previdência Social” e “defendem como premissa que o debate considere a dinâmica das novas relações de trabalho”, em que motoristas e entregadores são “profissionais independentes”.

Fonte: Trabalhista

12/9/2022



O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) , modalidade que permite o cidadão a retirar um determinado valor do fundo todo ano em seu aniversário, virou alvo de golpes que visam acessar a conta, roubar a quantia e ainda solicitar empréstimos.

O golpe consiste em acessar o aplicativo do FGTS da vítima com os dados pessoais daquela pessoa, ativar a opção saque-aniversário e retirar o valor quando estiver disponível.

Além disso, com as informações daquele titular e o acesso ao app, muitos clientes notaram a solicitação e autorização de empréstimos, que o golpista também faz o saque e deixa a conta para a vítima, que muitas vezes não percebe rapidamente.

Este tipo de golpe já havia sido registrado desde o lançamento do saque, mas as denúncias têm crescido consideravelmente nos últimos tempos, o que alertou a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela liberação dos valores.

De acordo com a Caixa, qualquer movimentação estranha e não reconhecida pelo cliente deve ser contestada junto às agências bancárias, apresentando documento de identificação para que a situação seja conferida.

Em comunicado, o banco não informa quantas reclamações foram feitas sobre a retirada indevida do saque-aniversário do FGTS, pois os dados das suspeitas de fraudes são considerados sigilosos e repassados para a Polícia Federal para investigação.

"O banco aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança de acesso aos seus aplicativos e movimentações financeiras, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a maneira de operar de fraudadores e golpistas”, afirmou a Caixa em nota.

“Assim, o banco emprega mecanismos múltiplos de proteção e monitoramento para aprimorar a segurança de seus sistemas e mitigar a ação de fraudadores, tais como validação de dados, autenticação por senha, validação de documentos e segundo fator de autenticação", finaliza.

Orientações da Caixa Econômica sobre o golpe

Qualquer movimentação estranha deve ser informada à Caixa e os procedimentos mudam conforme o caso.

Se o colaborador notar a retirada de valores da sua conta de forma indevida, a denúncia deve ser feita e então o caso será enviado para análise, com retorno em até 60 dias corridos. Se a contestação for procedente, os valores sacados são restituídos ao fundo de garantia e os dados cadastrais atualizados, com a possibilidade do cancelamento do saque-aniversário.

Em caso de fraude na adesão da modalidade, ou seja, o trabalhador não solicitou aquela opção e ainda assim estiver ativado, a situação poderá ser denunciada nas unidades Caixa. Se o saque não tiver sido efetivado, o banco já retorna para a modalidade tradicional (saque-rescisão) e a fraude será apurada em até 15 dias úteis.

Se houver saque antecipado ou empréstimos aderidos, a denúncia deve ser feita e se houver indícios de fraude na utilização do saque-aniversário como garantia de operação de crédito, a Caixa cancela a garantia contratada.

Fonte: Trabalhista

12/9/2022



O prazo para envio do Imposto de Renda para pessoas físicas já passou, mas as pessoas jurídicas podem realizar a destinação ao longo do ano.

A legislação permite a destinação de impostos de pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Real, deduzindo 1% sobre o Imposto de Renda devido.

Os contribuintes que pagam o carnê-leão, como, médicos, dentistas e até mesmo proprietários de imóveis que recebem aluguéis, também podem fazer a doação e descontar desse pagamento.

Doação do IR

O recurso pode ser destinado para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI) e também da Criança e do Adolescente (FMDCA) sem custos adicionais.

O Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa se destina a financiar programas e ações, com o objetivo de assegurar os direitos sociais dos idosos e criar condições para promover a autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Já o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tem por finalidade financiar políticas, programas e projetos de promoção, principalmente, para aqueles em situação de vulnerabilidade social.

As quantias arrecadadas vão direto para os Fundos Municipais dos órgãos em que o contribuinte queira ajudar.

Como doar IR

O doador deve procurar a entidade para efetuar o pagamento. Após a realização do depósito, deve encaminhar ao CMDCA o comprovante bancário do depósito, além dos seguintes dados: razão social, nº do CNPJ, endereço completo e telefone.

Fonte: Tributaria

5/9/2022



A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21, que aumenta o teto de enquadramento do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI). O texto tramita em conjunto a outros 14 projetos e segue para análise do Plenário da Câmara.

De acordo com o texto aprovado, os limites de faturamento anual passam a ser:

– Para o MEI, passa dos atuais R$ 81 mil para R$ 144.913,41;
– Para microempresa, salta de R$ 360 mil para R$ 869.480,43; e
– Para empresa de pequeno porte, sobe de R$ 4,8 milhões para R$ 8.694.804,31.

Os novos valores levam em conta a inflação oficial (IPCA) acumulada desde dezembro de 2006 até março de 2022. Eles deverão vigorar a partir de 2023 e serão atualizados anualmente pela inflação. A proposta também permite a contratação de até dois empregados pelo MEI. Hoje a permissão é para apenas um.

Na avaliação do deputado, relator na CCJ, ao aumentar limites, a proposta vai contribuir para o enquadramento de empresas no Simples e para a retomada do crescimento econômico do Brasil. “Quem segura a economia do Brasil são os pequenos negócios. São 13 milhões de MEIs no Brasil, 30% do PIB vêm dos pequenos negócios”, afirmou. “Com esse projeto, que foi ampliado na CFT, vamos desengessar o Brasil, vamos aumentar o teto. O projeto cria um gatilho para a correção anual”, destacou.

Fonte: Comunicação Sincor-SP

5/9/2022



De acordo com dados divulgados na última quinta-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços cresceu 1,3% no país no segundo trimestre deste ano em comparação ao trimestre anterior.

A melhora no segmento pôde ser observada graças à continuidade da abertura dos negócios e retomada das atividades presenciais, um mercado de trabalho reaquecido e medidas do governo que estimularam a economia, como liberação do saque-extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a antecipação do 13º salário do INSS.

No entanto, o IBGE analisa que a alta inflacionária e os juros mais caros pesaram na balança e prejudicaram um desempenho ainda melhor.

O setor de serviços é o principal colaborador do Produto Interno Bruto (PIB) do país pela ótica da oferta, sendo responsável por cerca de 70% da composição.

O PIB também apresentou melhora no período analisado, com crescimento de 1,2% ante os três primeiros meses de 2022.

Apesar da melhora entre abril e junho, o setor deve ainda enfrentar os juros e a inflação para garantir o bom desempenho neste final de ano no país.

Fonte: Previdência

5/9/2022



Empresas de diversos setores estão desenvolvendo estratégias de atendimento ao cliente, a fim de aperfeiçoar a experiência de consumo e, consequentemente, permitir um crescimento mais acentuado nos seus respectivos mercados. No entanto, nenhum método tende a funcionar se a companhia não possuir um aspecto básico dessa área bem estabelecido: a comunicação.

De acordo com um estudo recente, empresa especializada em pesquisa de mercado - o setor de comunicação com o cliente deve saltar da marca de US$ 1,32 bilhão registrada em 2021 para US$ 2,75 bilhões até 2028.

Esses números mostram com clareza que a área ganha cada vez mais importância, e, portanto, tropeçar nesse quesito pode ser fatal para a sobrevivência de uma companhia no futuro.

Para explicar melhor este contexto, coloquei na ponta do lápis algumas dicas importantes para as marcas se manterem na vanguarda. São alguns passos que precisam de máxima atenção para que os erros não se repitam e a comunicação aconteça de forma fluida e efetiva.

Qualidade da equipe

Não há dúvida que a dica mais básica de todas é a equipe. A qualidade do atendimento deve contar com uma linguagem atrelada à cultura organizacional da empresa, isto é, ser incrementada com a visão, missão e valores institucionais. Essa perspectiva intensifica a preparação dos agentes que atenderão os clientes no dia a dia.

Assim, não apostar na qualificação dos times, por meio de treinamentos que visam desenvolver padrões sempre em busca da plena satisfação dos consumidores, é um erro inicial que anulará qualquer tipo de estratégia em outros quesitos.

Base de conhecimento e padronização da comunicação

Esta padronização a ser elaborada junto aos colaboradores e que visa a aprovação do consumidor é igualmente fundamental. Sem uma base de conhecimento estruturada, a abordagem feita ao consumidor pode gerar uma insatisfação muito grande nele, por razões que, em teoria, são banais - como erros de digitação.

Por isso é primordial permitir aos funcionários vias de consulta fáceis e rápidas no andamento de todos os tickets, as quais podem ser acessadas sempre que necessário.

Automatização de processos

A estrutura de padrões em questão é apenas um dos pontos que precisam de procedimentos automatizados. A presença digital é indispensável em qualquer estratégia de marketing, de modo a eliminar tarefas administrativas e mecânicas, dando espaço à atuação inteligente do time.

Além disso, se a burocracia interna é eliminada, o atendimento ao cliente se torna mais dinâmico, o que acaba gerando uma satisfação maior nele por conta da assertividade e praticidade daquela experiência.

Canais de comunicação estruturados

Automatizar processos também significa estar presente em muitos canais de comunicação de maneira estruturada. Isso implica em ações como integrar Facebook Messenger e WhatsApp, contar com um bom Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), dentre outras. Sem essa centralização da comunicação com o consumidor, o caminho para atendê-lo só ficará mais complexo, menos ágil e, por fim, ineficiente.

Conhecimento do público-alvo

De nada adianta ferramentas tecnológicas e um time capaz de se comunicar com excelência se há uma lacuna de conhecimento sobre quem está do outro lado.

Não saber o perfil do público-alvo de forma detalhada e aprofundada resulta em abordagens e tratamentos inadequados, do ponto de vista da linguagem, conteúdo e meios utilizados para essa finalidade. Com isso, entendemos que as etapas prévias e subsequentes são tão importantes quanto o atendimento em si.

Pós-venda

Não à toa, outra fase que pode trazer um erro gigantesco é a do pós-venda. Muitas empresas ainda não aderem à prática, o que, em uma era em que as pessoas valorizam a experiência de atendimento tanto quanto o produto ou serviço adquirido, é extremamente prejudicial na retenção de consumidores.

Com a ação é possível avaliar com mais certeza os prós e contras da comunicação com o cliente, pois pesquisas de satisfação e outras formas de feedback são determinantes para os colaboradores entenderem como prosseguir da melhor maneira.

Métricas de desempenho

O complemento final ao processo de pós-venda é a análise dos dados dos atendimentos realizados. Não mensurar o desempenho e o resultado do serviço impede que a companhia visualize o patamar das atividades. Ou seja, não há como saber o que está bom, ruim, demorado, rápido, ou qual é o seu grau de qualidade.

A verdade é que todas essas orientações demonstram como os consumidores estão cada dia mais exigentes e atendê-los corretamente é o que vai garantir perenidade ao negócio, além de trazer um diferencial competitivo em relação à concorrência. A hora de colocar em prática todos esses pontos é agora. Só assim será possível garantir a prospecção e fidelização da clientela no futuro.

Head of Marketing na Movidesk, empresa de tecnologia brasileira que ajuda empresas a estruturarem seu atendimento. Pós-Graduado em Marketing e Administração pela Universidade Cândido Mendes, também possui um certificado de Liderança de Equipes, Administração, Negócios e Marketing pela University. Há mais de 10 anos ajuda a escalar startups por meio de estratégias de Inbound, Outbound e Relações Públicas. É especialista em Saas B2B para pequenas, médias e grandes empresas.

Fonte: Carreira

5/9/2022



Desde 1º de setembro, os contribuintes com grandes dívidas com a Receita Federal poderão renegociar pendências com até 70% de desconto.

A Receita Federal publicou, no último dia 12, a portaria que aumentará os benefícios para quem quer parcelar até R$ 1,4 trilhão em dívidas tributárias que ainda não estão sob contestação judicial.

Até a edição dessa Portaria, a transação tributária estava prevista apenas para os débitos de competência da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Agora, com a extensão dessa negociação para a própria Receita Federal, poderão ser transacionados os débitos ainda não inscritos na Dívida Ativa da União.

O ato normativo em questão, o Microempreendedor Individual (MEI) , a Microempresa (ME), as Empresas de Pequeno Porte (EPP) e as sociedades civis, como Santas Casas de Misericórdia e instituições de ensino, terão descontos de até 70% e poderão parcelar seus débitos em até 145 meses.

Empresas de portes variados poderão reduzir seu passivo em até 65% e parcelar sua dívida tributária em até 120 meses.

Além disso, será possível utilizar créditos decorrentes de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da CSLL, na apuração do IRPJ e da própria CSLL, em até 70% das dívidas remanescentes da transação.

Os devedores poderão transacionar junto à Receita Federal mediante modalidade de adesão à proposta fazendária.

Por outro lado, poderão enviar proposta individual de transação aqueles contribuintes que possuem débitos objeto de contencioso administrativo fiscal superiores a R$ 10 milhões, bem como os devedores falidos, em recuperação judicial ou extrajudicial, em liquidação judicial ou extrajudicial, em intervenção extrajudicial, e outras entidades apontadas no artigo 40 da Portaria.

Por fim, os débitos poderão ser negociados a partir do dia 1º de setembro de 2022, diretamente com a Receita Federal. Diante disso, é aconselhável que o contribuinte entre em contato com um profissional de confiança, para que realize o devido estudo da legislação vigente e analise as vantagens de adesão ao programa.

Fonte: Tributaria

29/8/2022



A concepção de Saúde Mental leva em consideração diversos determinantes da vida humana, a Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu em 2014 a saúde mental como o estado de bem-estar no qual cada indivíduo percebe seu próprio potencial, conseguir lidar com o estresse normal da vida, trabalhar de forma natural e frutífera e capaz de fazer contribuições para sua comunidade.

O mundo do trabalho sofreu alterações tecnológicas e sociais, por meio da globalização e das alterações econômicas. Esse novo contexto de trabalho traz algumas reivindicações, com o aumento na produtividade e maior complexidade nas atividades desenvolvidas, prazos, relações tensas e precárias podem gerar fadiga nos colaboradores.

Essas mudanças podem criar os fatores psicossociais. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), eles são descritos como os aspectos presentes na interação dinâmica entre trabalhador e trabalho. De um lado, o trabalhador com suas experiências e necessidades, do outro, aspectos como ambiente, conteúdo e tarefas.

Essa interação pode ser positiva quando oferece suporte e promoção de saúde aos trabalhadores, e negativa quando pode ser ameaçador e perigoso para o trabalhador, nesse caso, são chamados de fatores de riscos psicossociais.

Oferecer recursos para as pessoas lidarem com possíveis desconfortos e fortalecer a identidade, como investir em terapia;

Promover uma comunicação direta e segura com a liderança e com área de RH, para alinhamento de expectativas;

Treinamento e apoio constantes às lideranças;

Monitoramento da saúde mental dos colaboradores através de instrumentos para avaliar cognição, estresse, resiliência e depressão;

Construir uma gestão dos riscos psicossociais com intuito de promover segurança e saúde do trabalhador;

Oferecer recursos para os colaboradores investirem em academias ou promover ginástica laboral.

Ainda segundo a OIT, esses fatores de riscos psicossociais podem ser difíceis de serem avaliados e identificados porque são representados pelas percepções e experiências dos trabalhadores e influenciados não somente pela organização, mas, também, pelo cenário social e econômico.

Quando nessa interação o desequilíbrio prevalece e o trabalhador não detém condições internas para lidar com esses fatores, eles podem acarretar distúrbios emocionais, comportamentais e problemas à saúde.

Alguns dos sintomas relacionados à exposição dos fatores de riscos psicossociais estão relacionados à ansiedade, depressão, problemas do sono, isolamento, abuso de substâncias psicoativas, agressividade, inibição da capacidade de concentração e tomada de decisão.

Todos estes fatores de riscos mencionados podem deixar o trabalhador em situação de maior vulnerabilidade e colocá-lo em risco de adoecimento.

Então, por que investir em Saúde Mental nas empresas?

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), os transtornos mentais são a terceira principal causa de concessão de benefícios previdenciários para trabalhadores com registro formal. De um modo geral, esses transtornos decorrem dos fatores de riscos psicossociais, com base nos dados da Previdência Social. Observou-se que em 80% dos afastamentos de trabalhadores por problemas de saúde mental foi estabelecido nexo de causalidade associado aos diagnósticos de depressão, ansiedade e transtornos de estresse e isso pode ter sido agravado com a pandemia.

No ano de 2022 a Síndrome de Burnout entra para a Classificação Internacional de Doenças (CID) e passa a ser tratada como doença ocupacional.

O monitoramento dos fatores de riscos psicossociais pode ocorrer através da análise do trabalho, seus riscos e suas consequências, medidas estatísticas e qualitativas que permitam explorar a percepção dos trabalhadores sobre as condições e natureza do trabalho.

A construção da saúde no ambiente corporativo passa pela possibilidade de vivenciar o prazer e a satisfação individual do colaborador, assim como o uso de estratégias de mediação do seu sofrimento promovendo melhorias nas condições de trabalho e na comunicação e apoio entre gestores e trabalhadores.

29/8/2022



O governo publicou um decreto para aumentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 109 produtos para preservar a competitividade dos fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM).

Com o acréscimo, sobe para 170 o número de produtos que vão precisar pagar a alíquota cheia do imposto.

O Ministério da Economia informou que a nova lista considerou os pedidos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e incluem itens que são tipicamente produzidos na região, tais como:

Xarope de refrigerantes;
Isqueiro;
Carregador de bateria;
Lâmina de barbear;
Caixa registradora;
Relógio de pulso;
Caneta esferográfica;
Máquina de lavar louça

O IPI é um imposto federal regulatório que pode ser usado para estimular um setor econômico por meio de isenção ou redução das alíquotas de forma a impulsionar as vendas de determinados produtos.

Na ZFM, produtos fabricados pelo modelo de “Processo Produtivo Básico” contam com incentivos fiscais.

A isenção fiscal da Zona Franca é o principal atrativo do polo, que fabrica eletrodomésticos, veículos, motocicletas, bicicletas, TVs, celulares, aparelhos de ar-condicionado, computadores, bebidas, entre outros itens.

Em 8 de agosto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF, suspendeu parte do decreto editado no final de julho que determinava o corte de 35% do IPI sobre bens que não são fabricados na ZFM. O novo decreto atende às decisões.

Redução do IPI

Em maio, o ministro já tinha suspendido a redução do tributo para produtos fabricados na Zona Franca ao analisar ações do partido Solidariedade e do governo do Amazonas contra três decretos do governo federal determinando redução do IPI, alegando que as medidas tiravam a competitividade dos itens do polo industrial.

O decreto, editado no mês de julho, foi uma tentativa do governo de resolver o impasse jurídico e político envolvendo a questão da Zona Franca.

No entanto, empresários e parlamentares ligados ao Estado do Amazonas se mostraram insatisfeitos com o decreto, dizendo que ele ainda era prejudicial à região por retirar a competitividade das empresas que lá se instalaram e trazia segurança jurídica.

Em nota, o Ministério da Economia informou que “a medida, que entra em vigor na data de sua publicação, cumpre decisão judicial e acaba com a insegurança jurídica do setor produtivo nacional. O texto garante avanço das medidas de desoneração tributária, com reflexos positivos no Produto Interno Bruto (PIB) do país e na competitividade da indústria”.

Fonte: Contábeis

29/8/2022



As micro e pequenas empresas (MPE) estão puxando a criação de empregos formais em 2022. Dos 700,59 mil postos de trabalho formais criados no Brasil de janeiro a abril, 585,56 mil, o equivalente a 76% do total, originaram-se de pequenos negócios.

A conclusão consta de levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. As MPE abriram 470,52 mil vagas a mais que as médias e grandes empresas nos quatro primeiros meses de 2022.

Apenas em abril, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 84% das vagas formais no mês, com 166,8 mil de um total de 196,9 mil postos de trabalho criados no mês passado. Na divisão por setores da economia, somente os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos.

O setor com mais destaque é o de serviços, com a abertura de 93,4 vagas em micro e pequenas empresas, de um total de 117 mil postos apurados pelo Caged. De acordo com o Sebrae, a reabertura da economia, após a vacinação contra a covid-19, tem impulsionado a recuperação do segmento.

O segundo setor que liderou a criação de postos de trabalho em setembro foi o comércio, com 28,42 mil vagas em micro e pequenas empresas, de um total de 29,26 mil. Em terceiro lugar, vem a indústria, com 25,26 mil empregos gerados, contra um total de 26,37 mil.

Fonte: Tributário

29/8/2022



Um relatório parcial da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontou que o volume de chamadas telefônicas de duração curta registrou uma queda de 55% após uma série de medidas para coibir o telemarketing abusivo e o uso de robocalls adotadas em junho deste ano.

Pelos dados, o número dessas chamadas curtas caiu de 1,21 bilhão registrado na semana de publicação da cautelar para cerca 550 milhões na semana de 10 a 16 de julho.

Na decisão de junho, a agência fixou que as empresas adotassem, em 15 dias, providências para cessar a sobrecarga de chamadas aos consumidores sem efetiva comunicação.

Após esse prazo, as prestadoras de serviço deveriam realizar o bloqueio das chamadas, pelo período de 15 dias, das empresas que realizassem 100 mil chamadas ou mais, em ao menos um dia, com duração de até 3 segundos.

De acordo com a Anatel, após o período de adaptação, 186 usuários tiveram seus recursos de telecomunicações bloqueados por 15 dias por infringirem o limite de 100 mil chamadas curtas diárias.

Esses usuários, juntos, realizaram cerca de 4,2 bilhões de chamadas curtas no período.

A agência informou também que os principais ofensores são empresas que oferecem infraestrutura de telecomunicações para centrais de atendimento, empresas de serviços especializados de teleatendimento, telemarketing e cobrança, empresas de telecomunicações e do setor financeiro (bancos, empresas de crédito e cobrança/escritórios de advocacia).

No começo deste mês de agosto, o conselho da Anatel determinou que a área técnica do órgão estude a proposição de um código específico para chamadas de cobrança, a exemplo do 0303 adotado para o telemarketing.

Fonte: Tecnologia

22/8/2022



Bank of America prevê disparada do PIB brasileiro

O Bank of America anunciou hoje que elevou a previsão de crescimento do PIB brasileiro neste ano. A projeção de avanço da economia do país passou de 1,5% para 2,5%.

A revisão ocorreu após a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br, considerado a prévia do PIB) referente ao mês de junho, que subiu 0,69%. O resultado veio acima do esperado pelo mercado.

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“O índice de atividade econômica voltou a registrar um número forte, impulsionado pelos serviços, que estão mostrando resiliência em relação a outros setores: em junho, as vendas no varejo caíram 1,4% e a produção industrial caiu 0,4%. Enquanto isso, os serviços foram novamente um destaque positivo, registrando um aumento de 0,7%, impulsionado pelos serviços de transporte”, afirmou o Bank of America, em relatório.

Fonte: Economia

22/8/2022



O segundo semestre do ano é a reta final para atingir as metas estabelecidas no início de janeiro e, logo, um bom momento para investir em dar feedback para a equipe.

De acordo com uma pesquisa da plataforma Feedz, 94% dos funcionários compreendem melhor o trabalho quando os gestores fazem reuniões um a um, a cada três meses, ao menos, complementando o que foi dito na avaliação de desempenho.

Segundo o CEO da plataforma, um feedback bem estruturado pode ajudar no crescimento do profissional, tanto na vida quanto na carreira.

Veja algumas dicas para dar o melhor feedback e conseguir alcançar metas com mais rapidez:

1. Estabeleça uma relação de confiança: se há um relacionamento bem construído com a equipe, se as pessoas sabem que podem testar, errar e criar, vão entender que o feedback é sobre o tópico e não sobre cada um;

2. Mantenha um ritmo durante o ano: concentrar-se no diálogo contínuo e não se limitar a revisões anuais. Ao fazer do feedback um hábito, o gestor incentiva comportamentos orientados para o desempenho. Assim, os erros poderão ser apontados logo que acontecem e os acertos poderão ser reconhecidos com rapidez;
3. Seja gentil, mas verdadeiro: se algo está ruim ou bom, diga claramente o que é. Para Soares, o importante é encarar cada situação de forma leve e honesta;

4. Feedback exige planejamento: tenha em mente o passo a passo para dar esse feedback. Qual o objetivo? Quais os argumentos que sustentam este objetivo? Exemplos de ações reais para alcançá-lo. A ideia é evitar mensagens que sejam percebidas como críticas sem fundamento ou elogios exagerados;

5. Deixe claro que não é pessoa: Apontar os erros na hora e momentos certos, por menores que sejam, ajuda a construir uma trajetória profissional melhor e a evitar que os problemas se eternizem;

6. Elogie comportamentos: a melhor forma de fazer isso é deixar claro na comunicação qual é a prática que deve ser replicada e, se possível, mostrar bons exemplos de diversos membros da equipe ao longo do ano para que todos se sintam reconhecidos;

7. Faça um convite ao desafio: pense qual o desafio e a provocação (boa) que pode ser lançando para cada membro da equipe ao chamá-los para uma conversa e mostre como cada um pode chegar lá;

8. Escolha o melhor meio para enviar a mensagem: pessoalmente, por e-mail, videoconferência ou plataformas específicas para feedback. Entenda o que cada uma pode oferecer:

Pessoalmente - Transmite uma mensagem clara e breve
E-mail - Prepara uma mensagem em um tempo maior e o gestor pode revisar o conteúdo antes de enviar
Videoconferência - Vantagens semelhantes ao da conversa pessoal, mas exige rapidez e conclusão
Plataformas para feedback - Cada resultado e retorno ficam registrados para serem consultados posteriormente

Fonte: Carreira

22/8/2022



Brasil atingiu recorde e registrou menor tempo médio para abertura de empresas em julho deste ano no primeiro semestre de 2022, o Brasil registrou mais de 2 milhões de novas empresas, superando a abertura registrada no mesmo período de 2021.

Nos primeiros seis meses do ano passado, foram abertas 2.016.078 novas empresas, enquanto em 2022, a quantidade de novos negócios chegou a 2.016.481.

O levantamento foi realizado pela Contabilizei, a partir de dados da Receita Federal, obtido com exclusividade pela CNN Brasil.

O estudo aponta que há diversos fatores macro e microeconômicos que devem ser levados em consideração ao justificar essa evolução. Entretanto, vale a análise de que, apesar de o país enfrentar um cenário global desfavorável, os brasileiros seguem empreendendo.

Os dados ressaltam ainda que, nos últimos anos, o Brasil alcançou poucas vezes a marca de 2 milhões em apenas um semestre.

Microempreendedores Individuais são maioria

De 2.016.481 milhões de empresas abertas no Brasil, 78,48% são MEIs (microempreendedores individuais), o equivalente a 1.582.628 mil CNPJs. Enquanto 21,52%, o equivalente a 433.853 mil, são não MEIs (microempresas, empresas de pequeno porte, empresas de grande porte).

O mês de maio apresentou o maior registro de empresas não MEIs registradas no primeiro semestre, somando o total de 79.880 novos CNPJs abertos. O número supera o mesmo recorte de 2021.

O setor de serviços representou mais da metade do total de CNPJs abertos no primeiro semestre, com 60,41%, seguido por comércio e indústria, respectivamente.

No primeiro semestre de 2022 foram abertas 1.218.222 empresas de serviço, um crescimento de 8,1% no setor ao comparar com o mesmo período do ano passado, que teve 1.127.375.

Segmentos que puxaram esses dados são transporte, armazém e correio, que representam um crescimento de 19,9%. Já atividades administrativas e serviços complementares alcançaram um acréscimo de 16,9%, enquanto educação evoluiu 12,7% e saúde e serviços sociais aumentou 7,2%;

Por mais de 10 anos consecutivos, os estados do Sul e Sudeste lideram o ranking de abertura de empresas no Brasil. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul permanecem no topo da lista, sendo os 5 estados que mais abrem empresas no país, respectivamente.

De acordo com o vice-presidente de Growth da Contabilizei, entre 2015 até 2019, o mercado de abertura de empresas já vinha em um crescente bem significativo no Brasil, de 11,1% quando comparamos o primeiro semestre com o ano anterior.

“Devido à pandemia mundial, o 1º semestre de 2020 sofreu um decréscimo de -1,8% no número de aberturas quando comparado a 2019. Assim, acreditamos que esta alta na abertura de CNPJs pode ser explicada pelo fato de que estamos voltando ao ritmo de pré-pandemia”, explica.

Para Soares, diversos fatores impulsionaram o empreendedorismo no Brasil e um deles foi o impacto da pandemia na economia nos últimos dois anos. Milhares de pessoas perderam o emprego e, para recuperar a renda, abriram o próprio negócio.

Outras já tinham um negócio informal e optaram por regularizar. A maioria abriu o seu CNPJ pelo MEI, devido à flexibilização permitida pela Reforma
Trabalhista ou para viabilizar um micronegócio que estava nos planos há anos e saiu do papel no momento atual.

“O importante é que o brasileiro está mudando o comportamento em relação ao trabalho: cada vez mais vemos pessoas empreendendo, o que é excelente para a economia do país”, disse o executivo.

Completa mostrando que, de acordo com o comportamento dos últimos anos (retirando o período atípico da pandemia), a projeção é de uma alta de 2,7% (2.070.925) para o segundo semestre.

Mesmo em um cenário inflacionário e também de período eleitoral, a economia brasileira vem mostrando sinais de recuperação, segundo ele. A expectativa é de estabilidade no número de abertura de empresas para os próximos meses, com um leve acréscimo neste período do ano.

Para 2023, ao analisar os dados de períodos anteriores, a perspectiva é positiva e comporta um crescimento de 8,6% (histórico de crescimento dos últimos anos), com expectativa de mais de 4,35 milhões de aberturas para 2023.

Fonte: Empresarial