28/3/2022



Outro dia abri uma caixinha de perguntas e respostas no Instagram e recebi a mensagem de uma pessoa perguntando: “por que vale a pena conhecer os meus sabotadores?”

Achei fantástica esta pergunta. Ela continuou: “e que vai trazer de bom para minha vida?”.

Todos nós sofremos de autossabotagem e cada um tem o seu padrão específico. Chamamos este padrão de sabotador. Seu sabotador “mora” na sua cabeça e é um padrão que faz você agir de uma forma que te atrapalha.

Seja cobrando em excesso, seja evitando situações importantes, seja buscando o controle ou o perfeccionismo, seja deixando de lado suas coisas importantes para fazer somente pelos outros ou até se paralisar pelo medo da quantidade de coisas que podem dar errado.

São diversos padrões e cada um tem o seu.

E é fundamental falarmos sobre isso e você aprender a lidar com seu sabotador porque irá mudar completamente a forma de você encarar as situações e a sua vida.

O poder do sábio

Eu gosto de trabalhar o contraponto do sabotador: que é o sábio.
São duas formas diferentes de olhar cada situação. O olhar do sabotador é o olhar da crítica, o olhar do medo, da falta, da escassez. Ele até faz a gente caminhar, é um estímulo para o caminho. Mas é um estímulo pela dor.

Caminhamos pelo medo, para ter que dar certo, caso contrário irá faltar.
É uma forma dura de caminhar, de se desenvolver pela dor, com foco na sobrevivência pura e através das programações básicas do nosso cérebro que nos fazem caminhar e se relacionar com o mundo no modo proteção.

É como antigamente, quando o nosso computador iniciava no “modo proteção”: está todo engessado e travado, poucas coisas funcionam bem. No modo proteção pura, você não consegue caminhar direito, tudo é um risco e fica muito mais pesado e muito mais difícil. A caminhada é sofrida, mais difícil, além do que precisa ser.

Eu gosto de trabalhar quando começamos a agir de uma outra forma e começamos a trazer o nosso lado sábio, nosso lado mais inteligente para trabalhar. O Sábio é outro ser, além do sabotador, que mora na nossa cabeça. Estão ambos aqui dentro.
O sábio não nos move pelo medo, pela crítica, pela dor. Ele nos movimenta pelo amor, pelo discernimento, pela criatividade, pelo estímulo de achar a solução, de olhar a mesma situação por outras perspectivas, de forma que fique muito mais leve, mais fácil de lidar, para não precisar trazer todo aquele peso que o sabotador traz.

O Sabotador traz um peso gigante para cada situação e temos que lidar com todo o peso que ele traz.

Então para que eu vou ficar trazendo mais peso para eu ter que lidar em cada situação?

Vamos trazer uma outra forma de enxergar. A forma do sábio melhorar os nossos relacionamentos, nós paramos de gastar energia com preocupações, críticas e medos onde não precisamos ter. Começamos ficar mais leves e começa a sobrar mais tempo para gente fazer mais coisas. Você pode querer produzir mais, curtir mais, aproveitar mais. O que você quiser fazer.

Autoconhecimento é chave

Ao nos conhecermos e entendermos como nos sabotamos, aprendemos a lidar melhor com cada situação e consigo mesmo. Você não precisa mais gastar tanta energia lidando com todo aquele lixo emocional (raiva, culpa, impotência, incapacidade) que a autossabotagem gera, aquela âncora pesada que o sabotador traz para nossa vida.

O sábio é inteligente, lida com sabedoria e discernimento em cada situação, aprende, se desenvolve e cria. Ele ajuda os outros, ele aprende a pedir ajuda e aprende a ajudar aos outros. E todos nós temos esses recursos instalados no nosso cérebro, precisamos aprender a utilizar. É como um músculo, que se fortalece quanto mais é estimulado e atrofia quando não o utilizamos.

O sabotador não quer admitir que você precisa de ajuda, não quer admitir dificuldade ou necessidade, ele afasta as pessoas, não quer demonstrar nenhuma fraqueza, fica tudo mais pesado. Ele fica cada vez mais sozinho e cada vez mais carregado. E o fato é que todos nós temos dificuldades e pontos de desenvolvimento.

Podemos aprender com os outros, mas o sabotador é orgulhoso e não quer admitir que precisa de ajuda e não quer mostrar-se “fraco” na frente do outro. (Como se o desejo de aprender, buscar novos conhecimentos e se desenvolver fosse fraqueza!). Para o sabotador, não saber é errado.

Lembro-me de um grande gestor que tive nos tempos em que trabalhava no mundo corporativo, que falava: “Está tudo bem não saber. Vamos buscar a resposta ou construí-la”. Que maneira prática, focada na solução de encarar uma situação e sem o orgulho besta de sabotador, de que temos que saber tudo e sermos perfeitos em tudo, o tempo todo.

O sábio, quando começamos a trabalhá-lo em nossa cabeça, torna as situações cada vez mais leves, nos deixa cada vez mais soltos e as coisas começam a caminhar sobre uma outra perspectiva. E muita gente que tem o sabotador muito forte começa a pensar: “isso não tem como fazer”, “a vida não é assim!”.

São frases clássicas do sabotador. Para ele não existe outra forma de olhar que não seja a dele, e geralmente esta forma é difícil e é pesada (e única).

Precisamos começar a enxergar sob outras perspectivas, outras formas de enxergar uma mesma situação. Cada situação tem várias formas de serem enxergadas, trabalhadas, desenvolvidas e resolvidas. E todos temos muito a aprender com todas elas ou podemos sofrer muito com todas elas, distribuindo culpa e cobranças.

Ao final do dia, a escolha é nossa de como iremos trabalhar nossa cabeça.
É um treino, exatamente como uma academia.

Uma pergunta diária que você pode se fazer: como irei treinar a minha cabeça para conseguir lidar com cada situação do dia a dia, dos meus relacionamentos, no meu trabalho e desenvolvimento, nos meus objetivos para poder lidar mais fácil, melhor, para ter melhores resultados e para não sofrer tanto no caminho? (muitas vezes, sofremos além do necessário).

Boa parte de todo sofrimento que a gente passa vem da nossa cabeça. A maior batalha que vamos enfrentar na nossa vida é nossa batalha interna. É nossa autocobrança e nosso hábito de focar no que falta e esquecer de olhar o quanto já temos.

Quanto mais você aprender a lidar com essa batalha, mais fácil fica, mais leve, mais focado no amor da caminhada. Temos uma infinidade de pequenos momentos, pequenos gestos de amor e cuidado que recebemos dos nossos entes queridos, auxílio e ajuda que recebemos e sequer percebemos ou sequer damos importância ao longo do nosso corrido dia, focando única e exclusivamente no que falta. E a vida, cheia de presentes está passando ao nosso lado, sem que nos damos conta.

É o exercício de levar o foco cada vez mais em direção ao discernimento, em dar a real perspectiva para cada situação, no desenvolvimento e cada vez menos na crítica, na dor e no peso.

Lembre-se de trabalhar o sábio na sua cabeça. É um exercício, um treino, um desenvolvimento. É preciso conhecimento, técnicas, metodologia, trabalho duro em cima disso e com certeza fará muita diferença para poder viver melhor e ter uma vida muito mais apreciável, uma vida com muito mais satisfação e realização. Requer trabalho duro, teremos dificuldades, mas vamos encarar cada uma delas com muito mais facilidade e com muito mais força.

Fonte: Carreira

28/3/2022



As casas de câmbio estão entre as empresas que foram diretamente impactadas pela pandemia, com o cancelamento das viagens comerciais e empresariais.

O setor finalmente está começando a perceber melhora e, nesta quarta-feira (23), o dólar atingiu o seu menor valor desde 2020, sendo cotado a R$4,844, incentivando a procura pela moeda.

Os dados pertencem a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Câmbio (Abraçam), que desde o começo da guerra da Rússia, notou um crescimento de 70% nas buscas pelo dólar.

Com a redução do dólar ante o real, os consumidores têm comprado valores acima do ticket médio usual, de US$750, com quantias que variam entre US$1.500 e US$2 mil.

Comparando com o mesmo período do ano passado, a procura pela moeda norte-americana aumentou aproximadamente 280%, de acordo com a Associação.

Segundo a Abraçam, o índice atingiu o melhor patamar neste ano no período anterior ao Carnaval, no qual muitos brasileiros viajaram ao exterior, mas os dados são otimistas para este novo momento.

No começo de março, a busca pela moeda havia aumentado 25% e atualmente a demanda cresceu 70%.

De acordo com a presidente da Associação, o aumento das buscas não foi influenciado diretamente pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Na visão dela, o cenário já era de otimismo para o setor nesse período.

“A guerra em si não é um fator de procura de dólar, mas o fator guerra culminou outros pontos que são favoráveis na redução da cotação do dólar e, por consequência, na valorização do real. Nós temos fronteiras sendo abertas, nós temos flexibilização na questão de viagens e nós temos também um dólar, frente ao real, mais desvalorizado”.

Fonte: Economia

21/3/2022



Mesmo que o mercado de trabalho esteja em um bom momento, se recuperando após meses complicados de pandemia, o país ainda tem 13,5 milhões de pessoas desempregadas.

Muitos outros que estão empregados neste momento com certeza buscarão novas oportunidades neste novo ano, seja por um salário melhor, por uma vaga mais compatível com seus valores e missões, por horários melhores e por diversos outros fatores.

Com tantas pessoas em busca de uma oportunidade de trabalho, qualquer oferta pode parecer tentadora, mas é preciso avaliar bem a empresa e o que ela tem a oferecer para seus colaboradores.

Para evitar cair em ciladas disfarçadas de vagas perfeitas, CEO e fundador da JobConvo, startup de recrutamento, seleção e admissão digital por meio de inteligência artificial, destaca oito sinais para acender o alerta sobre vagas de emprego ruins.

Longos processos de tomada de decisão

Se a organização demorou muito para decidir fazer uma oferta após a entrevista - mais de 30 dias - e não teve um bom motivo para isso, a demora pode apontar para deficiência de liderança ou outros problemas internos. “O processo de entrevista dá uma ideia da cultura de uma empresa e esse é um ponto que deve ser observado pelo candidato”, diz.

Portas giratórias

Da mesma forma, é uma boa ideia descobrir por que a posição está aberta e por quanto tempo, aconselha o CEO. “Esta é uma informação importante para determinar se a função é uma porta giratória ou se a pessoa a quem o cargo se reporta é um desafio para trabalhar”, diz ele, sugerindo que, se possível, o candidato descubra quem estava anteriormente no posto e entre em contato para pedir alguns insights.

Falta de consenso

É importante que seus entrevistadores estejam na mesma página sobre a função e a cultura da empresa. Se as respostas "variam muito" quando você pede detalhes a vários entrevistadores, como as habilidades necessárias para o trabalho ou como é a cultura da organização, isso pode ser um indício de que a equipe não tem uma visão clara. “Quando você está recebendo respostas diferentes ou contraditórias, considere isso um sinal vermelho”, alerta o executivo.

Rigidez

Se seu trabalho pode ser feito remotamente e a empresa exige que você esteja no escritório em tempo integral, principalmente após o último ano e meio, isso pode ser o sinal de uma cultura inflexível, orienta Bahia. Também pode ser uma barreira para atrair novos talentos, já que os funcionários hoje em dia desejam de forma esmagadora poder trabalhar remotamente. “Se uma empresa não deseja permitir que pelo menos uma parte de seus funcionários continue trabalhando remotamente em período parcial ou integral, será difícil atrair novos talentos”.

Ele descreve outro sinal vermelho de inflexibilidade: a ausência de conversa sobre negociações. “A incapacidade de negociar uma oferta ou não haver nenhuma conversa antes da oferta oficial ser feita é outro indicativo de rigidez. No mercado de hoje, as ofertas e aceitações de emprego devem ser via de mão dupla”.

Entrevistadores não engajados

O estilo dos entrevistadores pode dizer muito sobre a empresa e seu pessoal. “O entrevistador pode não estar ouvindo. Ele pode parecer distraído, talvez até olhando para os e-mails enquanto você fala do outro lado da tela”, afirma, acrescentando que, se o entrevistador direcionar a conversa para si mesmo ou falar negativamente sobre a empresa ou colegas, esses também são sinais vermelhos. “Qualquer uma dessas ações pode indicar que o entrevistador não está empenhado em encontrar a pessoa certa ou pode refletir um estilo de gestão e cultura deficientes”.

Falta de diversidade

Diversidade, equidade e inclusão (DE&I) são importantes para quem procura emprego. “Faça perguntas sobre a abordagem da empresa nesse aspecto e seja observador durante as entrevistas para ver se a organização está cumprindo o que diz”, recomenda o CEO.

Sem caminho de crescimento claro

Se o empregador não lhe mostrou que há oportunidades para crescer com a empresa, pense duas vezes antes de aceitar o emprego, sugere Bahia, explicando que “os empregadores devem ser intencionais ao comunicar oportunidades e planos de carreira específicos durante a entrevista. Se o trabalho não tiver uma trajetória ascendente - e isso é algo que você deseja - então pise com cuidado”.

Táticas de pressão

O executivo alerta para que, se você receber uma oferta de emprego e estiver sendo pressionado a aceitá-la no local ou em um prazo extremamente apertado, digamos 24 horas, tenha cuidado.

“Não tenha medo de pedir mais tempo para pensar antes de se comprometer. Se o empregador não estiver disposto a lhe dar um dia extra para considerar cuidadosamente a oferta, pode ser um sinal de que algo está errado. Como um funcionário em potencial, você deve avaliar a oferta e determinar se ela é adequada tanto quanto a empresa deve avaliar você”.

Fonte: Carreira

21/3/2022



O resultado do ano de 2021 demonstrou sinais positivos para os empreendedores, que apostaram nesse modelo como fonte principal ou alternativa de renda.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Receita Federal, 8 a cada 10 novos empreendimentos abertos no Brasil foram de microempreendedores Individuais (MEI).

O MEI segue sendo uma das principais opções para brasileiros que querem formalizar seus negócios, garantindo benefícios e direitos por um custo reduzido e pagamento de tributos simplificados.

O ano foi marcado por diversos momentos importantes para os empreendedores, que precisaram se reinventar em diferentes momentos da pandemia de Covid-19, mas ainda assim o saldo foi positivo para o setor.

Com a retomada econômica, foram mais de 3,9 milhões de novos MEIs, um aumento de 10% em comparação a 2020, marco celebrado pelo presidente na rede social Twitter, afirmando que a quantidade de pequenos negócios abertos em 2021 foi a maior da história do país.

Outra categoria que apresentou novas aberturas foi a das microempresas (que faturam entre R$97,2 mil e R$360 mil), com 682 mil novos negócios, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

Segundo o Sebrae, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos, 2021 foi encerrado com 17 milhões de empresas ativas no país.

O Brasil segue com medidas para apoiar o empreendedorismo, como o marco legal das startups, abertura de empresas online, programa de crédito facilitado, parcelamento de débitos empresariais e outros.

Fonte: Empresarial

21/3/2022



O Pix, ferramenta de transferência instantânea do Banco Central (BC), conquistou os brasileiros e em menos de um ano e meio do lançamento, já existem mais de 408 milhões de chaves cadastradas e ativas no país.

Devido a facilidade de uso, gratuidade para pessoas físicas e grande adesão ao sistema, o Pix já compete diretamente com outras formas de pagamento e virou opção para acerto de compras físicas e virtuais.

Por isso, como acontece com todos os outros métodos de pagamento, golpes já estão sendo direcionados para o sistema e alguns cuidados devem ser tomados ao utilizá-lo, com atenção redobrada em períodos de promoções e datas comemorativas.

Nestes períodos, devido ao aumento das vendas e procura por ofertas, como acontece no Dia do Consumidor (15 de março) e consequentemente Mês do Consumidor, as oportunidades de fraudes são maiores.

Golpes que merecem atenção

O golpe mais comum nas compras online é o “phishing”, método que consiste na criação de links falsos, que ao serem clicados, conseguem coletar dados importantes dos usuários, como informações bancárias.

Com links atrativos e chamadas de ofertas imperdíveis voltadas para o mês do consumidor, os golpistas conseguem atrair o consumidor e acessar documentos e chaves Pix, por exemplo.

Outro golpe que merece atenção é aquele na venda de produtos inexistentes, que são ofertados geralmente em sites muito similares ao de grandes empresas do mercado e no fim solicitam o pagamento via Pix.

Ao realizar o pagamento, o site costuma desaparecer alguns minutos depois e a compra nunca existiu.

Uma dica é sempre verificar para quem está sendo enviado o pagamento, já que os dados aparecem no envio do Pix em seu banco. Se desconfiar da empresa ou do receptor, evite a transação.

Embora o Pix seja uma ferramenta nova, é considerada segura, valendo a pena ficar atento aos golpes que podem ser aplicados em qualquer forma de pagamento, não caracterizando uma fragilidade do sistema.

Fonte: Empresarial

21/3/2022



O programa de parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas do Simples Nacional, conhecido como Relp, já está valendo.

A Lei 193/2022 foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (18).

O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 46/21.

De autoria do Senado, o texto havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro com uma emenda de redação do relator. (PSD-SP).

Relp

O parcelamento, chamado de Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp), é destinado a empresas de micro e pequeno porte e Microempreendedores Individuais (MEIs).

Com a medida, os empresários podem pagar dívidas em até 480 prestações mensais e sucessivas com descontos sobre juros, multas e encargos.

Segundo a publicação, o valor mínimo de cada parcela mensal dos parcelamentos previstos neste artigo será de R$ 300, exceto no caso dos microempreendedores individuais, cujo valor será de R$ 50.

O Relp também permite a inclusão de débitos que já estão em parcelamentos anteriores, ativos ou não.

Além disso, abrange débitos de natureza tributária e não tributária, mas não podem ser parcelados débitos previdenciários.

O Relp terá encargos de 1% a.m. e atualização pela variação da taxa Selic, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação dos débitos.

Adesão ao Relp

As empresas terão apenas até o dia 31 de março para regularizar a sua situação, sendo que adesão ao Relp será efetuada até o último dia útil do mês subsequente ao da publicação desta Lei Complementar perante o órgão responsável pela administração da dívida.

Ao aceitar a empresa deve aceitar as regras estabelecidas pelo Relp, que são:

Pagar regularmente as parcelas dos débitos consolidados no Relp;

Pagar os débitos correntes que venham a vencer a partir de 1º de abril de 2022, inscrito ou não na dívida ativa;

Não incluir débitos indicados no Relp em qualquer outra forma de parcelamento posterior, inclusive transação, ressalvado os já existentes, no âmbito da PGFN ou ainda eventual reparcelamento regulamentado pelo CGSN;

Manter a regularidade das obrigações com o FGTS;

Ter ciência da instituição da CIDE-CRÉDITO-MPE, destinada a custear as linhas de créditos para as micro e pequenas empresas, pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO), no âmbito do PRONAMPE;

Desistir de todas as discussões administrativas ou judiciais, inclusive, suas impugnações ou recursos ou, ainda, ações com objeto dos débitos ora quitados pelo Relp.

Fonte: Tributário

14/3/2022



Um novo estudo realizado pela rede social de negócios LinkedIn, revelou a expectativa dos empresários para a melhoria do mercado de trabalho com o fim da pandemia de Covid-19.

A pesquisa mostrou que as contratações no país neste começo de ano estão 40,6% maiores do que em comparação a dezembro de 2019, meses antes do começo da crise sanitária, quando o assunto ainda não era pauta no Brasil.

Divulgado nesta quinta-feira (10) e obtido com exclusividade pela CNN Brasil, o relatório levou em consideração a base de dados de 53 milhões de usuários brasileiros ativos na plataforma Linkedin.

A rede social que recebe e divulga diversos anúncios de emprego, registrou um aumento significativo de novas oportunidades desde o começo de 2022, que segundo a plataforma se deve ao otimismo dos empreendedores nesta retomada econômica.

Dados compilados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde mostram que o país segue em uma desaceleração das contaminações e mortes pela Covid-19 e que, o Brasil já está caminhando para o fim da pandemia.

“Em determinadas regiões do Brasil podemos ver claramente uma queda na taxa de contaminação após a Ômicron e uma elevada cobertura vacinal. Isso tudo permite afirmar que o impacto sobre o sistema de saúde vai ser cada vez menor e podemos flexibilizar com maior tranquilidade e menor impacto. Mas vale destacar que o fim da pandemia precisa ser regionalizado, até porque estados brasileiros estão mais adiantados que outros”, disse.

Essa tendência colabora para que os empregadores sigam na busca de novos colaboradores, retomando equipes que foram reduzidas durante o auge da crise.

Melhoria em outros países

O estudo revelou também que a busca por novos funcionários não está restrita apenas ao Brasil, que está no topo da lista de nações que fizeram contratações em 2022, mas está acompanhado pelos Emirados Árabes Unidos e México.

Muitos países da Europa também estão acompanhando o movimento, de acordo com o Linkedin, mas de forma mais lenta do que o Brasil.

Fonte: Trabalhista

14/3/2022



O Congresso Nacional derrubou na última quinta-feira (10) o veto total do presidente ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 46/21, que cria um novo programa de parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas participantes do Simples Nacional, inclusive os microempreendedores individuais (MEI) e as empresas em recuperação judicial.

O veto foi derrubado com o voto de 65 senadores e 430 deputados. Houve 2 votos a favor do veto no Senado Federal e 11 a favor na Câmara dos Deputados. O projeto seguirá para promulgação.

De autoria do Senado, o texto foi aprovado na Câmara com emenda de redação do relator.

O parcelamento, chamado de Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp), dirige-se às empresas endividadas, que poderão aderir a ele até o último dia útil do mês seguinte ao de publicação da futura lei, devendo pagar a primeira parcela nesta data para ter o pedido deferido.

Pelo texto, o contribuinte terá descontos sobre juros, multas e encargos proporcionalmente à queda de faturamento no período de março a dezembro de 2020 em comparação com o período de março a dezembro de 2019. Empresas inativas no período também poderão participar.

O autor do projeto, senador (PL-SC), ressaltou que as pequenas e microempresas sofreram na pandemia pela retração da economia e pelo fechamento de setores. “O Relp é a renegociação das dívidas com desconto até 90%. Ele é necessário para deixar o empresário legalizado, deixar em dia todas as certidões”, declarou.

Anunciou que houve acordo com o governo para derrubar o veto. Segundo ele, o governo reconheceu a importância do Relp para estimular o crescimento econômico do País. “Para deixar o microempresário de pé, gerando emprego, gerando crescimento”, disse.

Parcelamento especial

Relator da proposta na Câmara dos Deputados, o deputado destacou que o parcelamento especial para as pequenas empresas vai organizar o pagamento das dívidas. “Não é uma anistia, não é abrir mão de receitas, não é renúncia fiscal, é um organizador orçamentário para que essa empresa possa pagar de forma parcelada”, explicou.

Lembrou que as dívidas acumuladas podem levar à exclusão do Simples, o que poderia contribuir para o fechamento da empresa. “Uma empresa que não sobrevive nunca mais pagará os débitos acumulados, deixará de gerar empregos e não vai pagar os impostos”, disse.

“As micro e pequenas empresas foram as mais afetadas com o fechamento na pandemia. Nesses dois anos, obviamente, não produziram e acumularam dívidas com o governo federal. Isso porque, na priorização do pagamento das dívidas, é natural escolher o colaborador em vez do imposto”, afirmou.

Líder do Novo, o deputado (MG) foi o único parlamentar a discursar a favor da manutenção do veto. “Esse Refis é muito amplo, pega dívidas tributárias de antes do período da pandemia, autoriza adesão de empresas que tiveram aumento de faturamento na pandemia, e tem um prazo extremamente longo”, criticou.

Segundo o projeto, depois dos descontos e do pagamento de uma entrada, o saldo restante poderá ser parcelado em até 180 meses, vencíveis em maio de cada ano. Entretanto, para dívidas com a Previdência Social, o parcelamento será em 60 meses.

As primeiras 12 parcelas deverão corresponder a 0,4% da dívida consolidada; da 13ª à 24ª, a soma total deve ser igual a 0,5% dessa dívida; o total da 25ª à 36ª parcela deverá somar 0,6% da dívida; e a soma da 37ª parcela em diante será o que sobrar dividido pelo número de prestações restantes.

Cada parcela terá um valor mínimo de R$ 300, exceto no caso do MEI, que poderá pagar R$ 50 ao mês. A correção será pela taxa Selic, incidente do mês seguinte ao da consolidação da dívida até o mês anterior ao do pagamento, mais 1% no mês em que houver a quitação da parcela.

O que pode parcelar

De acordo com o texto, poderão ser parceladas quaisquer dívidas no âmbito do Simples Nacional, desde que o vencimento tenha ocorrido até a competência do mês imediatamente anterior à entrada em vigor da futura lei.

Também poderão ser incluídos no Relp os débitos de parcelamento previsto na lei de criação do Simples Nacional (em 60 meses); aqueles da Lei Complementar 155/16, de 120 meses; e do último parcelamento, de 145 a 175 parcelas (Lei Complementar 162/18).

Durante 188 meses, contados do mês de adesão ao Relp, o contribuinte não poderá participar de outras modalidades de parcelamento ou contar com redução do montante principal, juros ou multas e encargos. A exceção é para o parcelamento previsto no plano de recuperação judicial, de 36 meses.

Casos de exclusão

Além da falência ou da imposição de medida cautelar fiscal contra o contribuinte, ele será excluído do refinanciamento se:

não pagar três parcelas consecutivas ou seis alternadas;
não pagar a última parcela;
for constatado esvaziamento patrimonial para fraudar o cumprimento do parcelamento;
se não pagar os tributos que venham a vencer após a adesão ao Relp ou não cumprir as obrigações com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Ações na Justiça

Para aderir ao Relp, o beneficiário deve desistir de recursos administrativos e de ações na Justiça contra o governo, mas não precisará pagar os honorários advocatícios de sucumbência.

Por outro lado, as garantias reais dadas administrativamente ou em ações de execução fiscal continuam valendo.

Fonte: Tecnologia

14/3/2022



Empresas que possuem maior diversidade apresentam níveis muito mais altos de inovação e colaboração, segundo levantamento realizado com empresas da América Latina.

A equidade de gênero no mundo corporativo ainda não é uma realidade, mas o espaço ocupado por mulheres vem aumentando, é o que aponta os dados do Ipea (2019) projetando que, até 2030, a presença feminina no mercado de trabalho será de 64,3%.

Em setores como o de inovação, construção, empreendedorismo e tecnologia, essa presença é ainda mais significativa.

Antes vistos como ambientes “masculinos”, esse mercado claramente se encontra em transformação, graças às profissionais que vêm fazendo a diferença e servindo de referência para a futura geração feminina.

Mulheres que inspiram

A Gerente de Riscos, sempre quis ser advogada e iniciou sua carreira como estagiária da empresa. Hoje, gerencia quatro áreas dentro da construtora. “Todos os dias penso nas mulheres que abriram caminhos para a minha geração e espero conseguir fazer o mesmo para as que virão! , comenta.

Na opinião da Gerente, muitas pessoas não reconhecem a falta de equidade de gênero no mercado ou, quando reconhecem, não se sentem parte do problema.

Para a advogada, as organizações precisam investir, primeiro, na conscientização sobre o tema e sua natureza estrutural. “Esse resultado pode ser acelerado por ações afirmativas, como definição de metas de contratação e promoção de mulheres”, defende.

É a vez delas na inovação & tecnologia

A baixa participação das mulheres nos cursos de ciências e tecnologia cria um desafio às empresas que buscam aumentar a diversidade em seus quadros.

Dados do programa da Microsoft, apontam que, somente 18% dos graduados em ciência da computação no país e 25% dos empregados em áreas técnicas de tecnologia da informação (TI) são do sexo feminino.

“Nunca tive medo de ser mulher e estar nessa área, muito pelo contrário, sempre foi um motivo a mais para eu tentar. Hoje em dia, a área de TI é uma das que mais tentam equalizar o mercado entre homens e mulheres”, comenta.

A Engenheira Civil, também faz parte da parcela feminina que está mudando essa realidade. Especializada em BIM – Modelagem de Informação da Construção, ela relata que a melhor parte do seu trabalho é propor novas soluções e redesenhar fluxos que impactem positivamente a rotina do usuário.

"Há uma alta demanda de profissionais capacitados a entender e propor ferramentas para a utilização do BIM, além de definir os fluxos e liderar as implementações. É um campo de trabalho cheio de possibilidades, além de sua relevância para a inovação no mercado de construção, e tenho orgulho de estar inserida nele”, explica.

Empreendedorismo feminino

De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor, mulheres empreendedoras somam mais de 30 milhões no Brasil, o que representa 48,7% desse mercado.

“O empreendedorismo feminino está muito mais ligado a uma necessidade do que uma questão de orgulho. Milhares de mulheres precisam se reinventar para ter uma renda, e comigo não foi diferente”, afirma lojista na Loja Integrada, plataforma para a criação de lojas virtuais mais popular do país.

Criou uma loja virtual há seis anos e atua no mercado distribuindo maquiagem por atacado, mas também apostou na educação e na capacitação de outras mulheres que buscam o sonho de se tornarem donas do próprio negócio. Para isso, sua loja capacita revendedoras.

“O fato de ser mulher e ter destaque profissional ainda pode causar estranheza, mas eu nunca me abati com isso. É impossível parar uma mulher empreendedora determinada e, no que depender de mim, muitas outras empreendedoras virão por aí”, finaliza.

Fonte: Empresarial

14/3/2022



A época mais agitada para os profissionais da contabilidade começou nesta segunda-feira (7) e deve durar até o dia 29 de abril, último dia para envio da declaração do Imposto de Renda 2022.

Apesar da flexibilidade da data, deixar para se preocupar com o preenchimento apenas nos últimos dias pode ser prejudicial para o contribuinte, principalmente se for contar com a ajuda de algum profissional para o envio neste ano.

Dependendo das atividades exercidas, propriedades, imóveis e abatimentos que possam ser feitos na declaração do Imposto de Renda 2022, o preenchimento será mais ou menos extenso, sendo necessário a junção de vários documentos que nem sempre estão em posse de quem faz o envio.

Por isso, quanto antes o cidadão começar a se preparar, mais tempo ele terá para resolver eventuais contratempos. Confira as principais vantagens para enviar o quanto antes a declaração deste ano.

Restituição mais rápida

A vantagem mais querida pelos contribuintes é a restituição de valores que tenham sido cobrados a mais durante o ano-calendário passado, e quem possuir alguma quantia pendente de reembolso, deve seguir um calendário dividido em lotes para o recebimento.

Portanto, quem enviar primeiro o Imposto de Renda, entra na fila de ressarcimento primeiro e recebe os valores antes de outros contribuintes.

Evitar instabilidade no sistema

Nos primeiros e últimos dias da entrega, o sistema da Receita Federal pode ficar instável devido ao congestionamento (como aconteceu nesta segunda-feira, primeiro dia de download do programa).

Se houver qualquer tipo de problema, o contribuinte que deixou para a última hora pode ter muitos problemas para conseguir enviar e até acabar perdendo o prazo.

Evitar multas

Outra vantagem do envio no começo do prazo do Imposto de Renda 2022 é que assim o brasileiro evita multas que são cobradas pelo atraso da declaração.

Aquele que enviar a declaração após o término do prazo terá multa entre 1% a 20% do total do imposto devido, fora qualquer acerto que tenha que fazer com o Fisco pelo pagamento irregular de impostos no ano passado.

Reunir documentos sem pressa

A quantidade de documentos necessários no preenchimento do IR pode variar conforme a realidade do contribuinte, que fica dependendo de terceiros para receber o informe de rendimentos e outros dados.

Reunindo a documentação necessária no começo do prazo, o contribuinte consegue perceber o que está faltando, se preparar e não se prejudicar pela ausência de algum informe importante, evitando perder prazos e pagar multas.

Fonte: Tributário

8/3/2022



Você é mulher, por isso tem um espírito generoso.

Você é mulher, por isso é delicada e as flores te cativam.

Você é mulher, por isso luta pelo que vale a pena.

Você é mulher, por isso o amor faz parte de sua essência.

Que esse dia seja marcado com muita alegria e todo o reconhecimento que você merece. Feliz dia da mulher!

8/3/2022



O prazo para entrega da declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) começou nesta segunda-feira (7) e em apenas um dia a Receita Federal recebeu 130.099 declarações.

Segundo o Fisco, o número é baixo quando comparado ao ano anterior, quando no primeiro dia de entrega foram recebidos 438.109 documentos. O prazo final para o envio do IR é 29 de abril e a expectativa é que cerca de 34 milhões de contribuintes prestem contas.

Também nesta segunda, a Receita liberou o programa para fazer a declaração do Imposto de Renda. Clique aqui para saber como baixar.

Instabilidade no programa gerador do IR

Contribuintes que tentaram entregar a declaração no primeiro dia do prazo também tiveram dificuldades para baixar o programa gerador. A Receita informou que houve uma instabilidade no sistema, mas que já foi normalizada.

Neste ano, o programa foi liberado apenas no dia que começou o prazo de entrega do IR, diferente de anos anteriores, quando era liberado, em média, cinco dias antes.

Para o Ministério da Economia, essa foi a razão para o menor número de declarações entregues no primeiro dia deste ano.

Ainda assim, segundo o órgão, até as 17 horas, 752.484 contribuintes já baixaram o programa do Imposto de Renda.

Quem deve declarar Imposto de Renda em 2022

Estão obrigados a declarar o Imposto de Renda neste ano quem:

recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado;

contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;

quem obteve, em qualquer mês de 2021, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;

quem teve, em 2021, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;

quem tinha, até 31 de dezembro de 2021, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;

quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2021.

Fonte: Tributário

8/3/2022



Começa nesta segunda-feira (7) o agendamento dos saques dos valores esquecidos pela população em diferentes instituições financeiras, consultados pelo Sistema Valores a Receber (SVR), plataforma do Banco Central (BC).

Neste momento, podem solicitar o dinheiro esquecido os nascidos até 1968 ou empresas que tenham sido abertas até essa data.

Todo o procedimento deverá ser feito pelo site oficial do sistema do BC, desde a consulta de recursos pendentes até o agendamento do acerto da quantia.

Após concluir o pedido de saque, o banco responsável pelo valor esquecido terá até 12 dias úteis para concluir o processo, sendo que no caso de acertos via Pix o prazo pode ser menor.

Com a recente atualização do nível de segurança solicitado pelo Gov.br, qualquer pessoa poderá fazer a consulta, desde que o usuário tenha uma conta nível prata ou ouro no portal Gov.br.

Expectativa do sistema de consultas

De acordo com o balanço mais recente do BC, aproximadamente 114 milhões de brasileiros e 2,7 milhões de empresas já acessaram o Sistema Valores a Receber.

Do total, cerca de 25,9 milhões de pessoas e 253 mil empresas tiveram um retorno positivo sobre alguma quantia esquecida nos bancos.

Calendário de saques

A população foi dividida em três diferentes grupos para o agendamento dos saques do Sistema Valores a Receber.

Confira as datas de verificação dos valores e solicitação de pagamento de qualquer valor residual:

Entre 7 a 11 de março: podem realizar a conferência do saldo e fazer a solicitação de saque quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano.

Caso o interessado perca as datas, poderá participar da repescagem no sábado seguinte (12 de março).

Entre 14 a 18 de março: podem conferir e pedir o saque aqueles nascidos entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período. A repescagem desse grupo acontece dia 19 de março.

Entre 21 a 25 de março: nascidos a partir de 1984 ou empresas criadas a partir da data podem verificar o valor a ser recebido e solicitar o saque. A repescagem está marcada para o dia 26 de março para aqueles que perderem o prazo original.

Fonte: Tecnologia

8/3/2022



O Dia do Consumidor está se aproximando, comemorado no dia 15 de março, e muitas empresas podem aproveitar o dia para melhorar seus negócios e também para fazer a semana do consumidor, com descontos e oportunidades de compras diferentes a cada dia, inovando na forma de vender.

A data é programada em um mês que não há nenhum feriado com proveitos comerciais, como dia dos namorados ou das mães, e pretende alavancar as vendas do primeiro trimestre, que costuma ser mais fraco no comércio.

De acordo com uma pesquisa feita pelo site Shopee, plataforma de comércio eletrônico, 68% dos brasileiros entrevistados pretendem aproveitar os descontos e fazer sua primeira compra no Dia do Consumidor em 2022.

Com a perspectiva do aumento das vendas, captação de novos clientes e intenção de compra, o empresário deve se preparar para a data, mesmo que seja de forma pontual no dia 15, para suprir as expectativas do consumidor que pretende investir em algum produto ou serviço no dia.

Intenção de compra

Avaliando entre os principais motivos para realizar compras no Dia do Consumidor, a pesquisa mostrou que 65% buscam um item já desejado em promoção e 28% querem encontrar itens de necessidades básicas com valores reduzidos.

Os produtos mais desejados na lista de compras dos entrevistados são os smartphones, roupas e aparelhos domésticos.

Formas de pagamento

Entre os métodos de pagamento que os consumidores gostariam de utilizar na data, o cartão de crédito segue em primeiro lugar (49%), seguido pelo Pix (30%) e por último o boleto (16%).

Fonte: Empresarial

2/3/2022



O Diário Oficial da União publicou na sexta-feira (25) a IN 2.065 que estabelece regras para o Imposto de Renda 2022.

Em apenas 10 dias começa o prazo para envio das declarações do Imposto de Renda 2022, que está programado para iniciar no dia 7 de março, logo após o feriado do carnaval.

O prazo limite para envio neste ano será em 29 de abril, último dia útil do mês, e a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações em 2022, número bem similar ao que foi recebido em 2021 (34.168.569).

Devem enviar a declaração todos os brasileiros com rendimentos tributáveis com valores superiores a R$28.559,70, assim como no ano passado.

Considerando a quantidade de envios esperados, a expectativa é relativamente menor, pois em 2021 houve o auxílio emergencial, que por ser um item novo na declaração, gerou muita retificação.

Prepare a documentação desde já para que o envio seja feito o mais rápido possível, evitando deixar tudo para a última hora. Vale lembrar também que quem possuir valores a serem restituídos, recebem conforme a data de envio da declaração, então quem enviar mais cedo, recebe mais rápido.

100 anos do Imposto de Renda

Este ano o Imposto de Renda completa cem anos desde seu lançamento, em 1922. Em seu centenário várias mudanças são discutidas, incluindo a correção da tabela de incidência do IR para pessoas físicas e a taxação sobre lucros e dividendos. A reforma segue parada no Congresso Nacional.

Fonte: Tributário

2/3/2022



Nunca foi tão difícil ser um líder em uma empresa como neste período de coronavírus. Com o cenário de incertezas, é necessário adequar os modelos de trabalho a realidades como o home office.

A posição de gestor em uma empresa é extremamente complexa. De acordo com o diretor financeiro e de RH, o acúmulo de obrigações se tornou constante.

“A dificuldade se sobressai em relação às empresas pequenas, nas quais os líderes ainda são muito próximos das atividades do dia a dia. Principalmente no trabalho remoto onde, muitas vezes, não se tem ferramentas e nem métricas", avalia.

Normalmente, nas empresas de pequeno porte, o gestor é responsável pelos atendimentos, administração, negociação, planejamento, financeiro, além de participar dos balanços e checagem do estoque.

Confira alguns pontos que o especialista elencou para não gerar um desgaste para o profissional e equipe.

Tenha consciência da necessidade

Primeiro ponto é ter a certeza de que é preciso delegar as atividades para conseguir administrar o negócio com eficiência.

Planejar as ações e colocar um responsável por projeto e/ou atividade é essencial para o sucesso do negócio.

É preciso que o empresário ou gestor desenvolva o espírito empreendedor e incentive isso nos colaboradores para qualificar a maneira como que administra a empresa.

Equipe correta

Não existe um grande líder sem o apoio de grandes profissionais. Assim, um dos aspectos fundamentais para o sucesso de uma empresa é a capacidade de montar uma equipe eficiente.

Para evitar a sobrecarga de trabalho, é preciso que o líder entenda a importância de delegar tarefas e de organizá-las de acordo com as
qualificações de cada um. Assumir muitas responsabilidades é prejudicial para o direcionamento do negócio.

Entenda como se tornar um gestor eficiente

O líder deve conhecer a si mesmo e a seus colaboradores, para que identifique o que deve ser feito por ele ou transferido para outras pessoas.

Essa capacidade de entender as habilidades contribui não apenas para aliviar o trabalho, mas, principalmente, para garantir melhores resultados.

Confie nas pessoas

A confiança na equipe é primordial para que esse processo funcione, já que o líder não pode dar conta de tudo sozinho.

Tarefas simples devem ser facilmente desempenhadas por outras pessoas. É preciso ter em mente que o operacional deve ser delegado a outros colaboradores.

O gestor deve ter o foco no planejamento de outros projetos estratégicos e focar no desempenho dos resultados.

No caso de atividades muito demoradas, uma boa ideia é transferir a parte mais mecânica, de modo que o gestor realize apenas a aprovação. Assim, é possível dar a atenção necessária às tarefas mais decisivas para a empresa.

Capacite seus funcionários

Outro tipo de atitude que contribui para delegar as atividades é dividir a carga de trabalho. Com isso, o gestor consegue dedicar parte do seu tempo para ensinar os colaboradores a realizar algumas tarefas.

Isso demonstra que o gestor tem interesse genuíno pelo desenvolvimento da equipe e pode ajudar na identificação das pessoas com postura pró-ativas e comprometidas.

Acompanhe as atividades

Delegar as atividades não significa abandonar as entregas. Para garantir a qualidade do serviço desempenhado, o líder precisa estar atento ao que os funcionários estão fazendo e acompanhar frequentemente as atividades.

Muitas vezes o gestor comete o erro de delegar as tarefas e se esquece de auxiliar a equipe para fazer os ajustes necessários.

Melhore a sua comunicação

Para delegar atribuições e atividades é verificar se a pessoa que recebeu a ordem a entendeu corretamente. Principalmente quando o assunto inclui a entrega de trabalhos dentro de prazos determinados.

Muitas vezes a mensagem emitida pelo líder não ficou totalmente clara. Então fica mais difícil cobrar uma entrega se se não tem ideia do que o colaborador realmente compreendeu.

"Enfim, como pode ser visto, evitar a centralização das atividades é essencial para o desenvolvimento de qualquer organização. Quando o gestor trabalha verdadeiramente, lado a lado com seus subordinados, consegue melhorar a qualidade dos resultados da empresa, facilitando no combate de crises", finaliza.

Fonte: Carreira

2/3/2022



O Sistema Valores a Receber, nova plataforma lançada pelo Banco Central (BC) para permitir que brasileiros verifiquem quantias “esquecidas” em bancos e instituições financeiras, recebeu mais de 100 milhões de acessos até o momento.

Cerca de 20 milhões destes acessos retornaram com valores pendentes de recebimento e quase 10 milhões de pessoas que possuem alguma quantia parada ainda não conferiram o sistema.

Um novo sistema atrelado à possibilidade de recuperação de valores, sabendo que existem muitos brasileiros com dinheiro a receber, abre um leque gigante de possibilidade de novos golpes, que os cidadãos devem ficar atentos.

O BC afirma que nem eles, nem o sistema ou outra instituição está autorizada a fazer contato com clientes, então qualquer meio de comunicação recebido alertando sobre valores pendentes, solicitando seus dados, seja por telefone, carta, e-mail, whatsapp, sms ou outros, é falso.

A única forma de verificar as quantias é acessando o sistema do BC online, e se o cliente não o fizer de forma ativa, não será comunicado sobre valores parados.

A grande visibilidade do sistema deve criar novas abordagens para roubo de informações pessoais, dados bancários, por isso não forneça nenhum tipo de documentação caso seja contatado alegando que possui valores no SVR.

Não serão enviados links, informações de conclusão de cadastro e nenhuma outra comunicação ao usuário.

Também vale a atenção a sites falsos, evitando a inserção de dados em algum site que pode parecer o oficial, mas não é.

O único site é o Sistema Valores a Receber e para conferir um passo a passo de acesso.

Fonte: Tecnologia

2/3/2022



O Pix é um sucesso desde seu lançamento, em novembro de 2020, e até o final de 2021, a ferramenta já era usada por 71% dos brasileiros. A taxa de aprovação, inclusive, chegou a 85% segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O que nem todos sabem é que além de recurso financeiro para pagamento eletrônico instantâneo e gratuito, o mecanismo pode ter outras funcionalidades e vai apostar na inovação em 2022.

Dentro desse contexto, sócio da QI Tech, empresa de tecnologia, separou quatro inovações tecnológicas utilizando o Pix que devem bombar em 2022 e movimentar o mercado financeiro.

1. Validação de identidade via Pix

Além da funcionalidade básica do PIX, que é transferir dinheiro imediatamente entre pessoas, ele também pode ser utilizado para verificação de identidade.

Por exemplo, se uma pessoa precisa assinar um documento, ao invés de fazê-lo realizando um cadastro em uma plataforma digital, o assinante poderia fazer um Pix de R$0,01 e confirmar sua identidade.

Precisamos confirmar nossa identidade em vários momentos na internet, ao realizar um cadastro, para fazer o login em alguma plataforma ou para assinar um documento.

O Pix pode se tornar um ‘gateway’ de validação de identidade nessas jornadas, semelhante a opção de "fazer o cadastro usando o Facebook", as pessoas poderão fazer o cadastro usando o Pix.

2. Cartão de crédito sem cartão é o novo limite de crédito com Pix

O cartão de crédito é um produto utilizado por milhões de pessoas todos os dias no Brasil. Ele permite que pessoas sem recursos disponíveis imediatamente possam realizar as suas compras, além de permitir que quem recebe tenha a garantia de que o valor estará disponível em alguns dias. Portanto, o principal problema que o cartão de crédito resolve é a confiança entre quem paga e quem recebe.

A tecnologia do limite de crédito para o consumidor é muito parecida com a tecnologia do cartão de crédito. Portanto, as empresas estão criando experiências idênticas às experiências com cartão de crédito, porém sem o cartão.

Funcionará assim: você baixa um aplicativo e recebe um limite instantâneo de crédito para utilizar em qualquer estabelecimento que aceite Pix. No momento da compra, o app faz um Pix para o lojista que recebe o dinheiro instantaneamente. Enquanto no app, você acompanha o limite utilizado e a data do próximo vencimento da sua fatura.

É possível realizar quantas compras quiser até o limite de crédito disponível, sendo que em todas as transações o vendedor recebe via Pix instantaneamente. Não ter o cartão de crédito nesse processo significa uma economia enorme, pois elimina muitos intermediários, a começar pelo processamento via as famosas ‘maquininhas’.

3. Pix como ferramenta de cobrança

As facilidades e aplicabilidades do Pix são inúmeras e utilizar essa tecnologia para a gestão de cobrança é uma tendência para 2022. Primeiramente, o Pix permite desbloquear experiências instantaneamente, por exemplo, se um cliente está esperando a liberação do seu limite para a realização de uma nova compra, o pagamento via Pix permite que o limite seja liberado no mesmo segundo.

Além disso, podemos utilizar a tecnologia de QR Code para gerar Pix dinâmicos, com valores dinâmicos. Isso também permite a customização no processo de cobrança. Como o meio de pagamento não tem data de validade e não requer aguardar longas horas para a compensação do valor em conta, as novas ferramentas de cobrança estão criando as suas experiências baseadas em Pix.

4. Boleto-Pix híbrido

Só entre novembro de 2020 e outubro de 2021, foram registradas 7 bilhões de transações com Pix, que juntas somam cerca de R$ 4 trilhões movimentados. Mas ainda que a receptividade tenha sido ótima, o Pix não deve acabar com o boleto bancário.

Ao contrário, o boleto-Pix híbrido deve ser a melhor alternativa. Os consumidores estão acostumados a pagar contas via boleto, leva um tempo para a população se adaptar à nova tecnologia.

Além disso, hoje, o PIX não é um título protestável, ou seja, em casos de inadimplência, o cobrador não consegue acionar os órgãos públicos e birôs de crédito para protesto utilizando apenas o PIX. Portanto, as experiências de cobrança estão utilizando o modelo híbrido, onde temos a emissão de um Boleto com um Pix acoplado".

Fonte: Tecnologia

21/2/2022



O acesso à internet é um recurso básico para desenvolvimento da cidadania, e o risco de vazamento de dados pessoais inibe esse privilégio, passível de punição de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD (lei 14.058/20) e que agora virou um direito constitucional.

O uso indevido de informações como CPF, CNPJ, registro de automóveis, endereço e renda, por exemplo, pode vulnerabilizar e expor pessoas a fraudes e outros ataques cibernéticos, por isso conhecer os direitos individuais pode auxiliar a população a lidar com situações criminosas.

A coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, professora, explica que a privacidade, dentro ou fora do ambiente online, é garantida pela Constituição Brasileira. “O artigo 5º assegura a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. O indivíduo pode ser indenizado por dano material ou moral no caso de violação”, afirma a docente.

Para elucidar a situação, a especialista elenca cuidados que podem proteger dados pessoais e prevenir vazamentos.

Senhas fortes e desenvolvidas

O primeiro passo para proteger suas informações no ambiente virtual e reduzir os riscos de invasão é criar uma senha forte. “Embora seja menosprezada por muitos, uma combinação complexa faz toda diferença. É interessante escolher mais de 7 caracteres e jamais acrescentar o nome do usuário, datas de nascimento nem o número telefônico”, afirma a coordenadora.

Aposte no antivírus

Acionar o antivírus em equipamentos eletrônicos impede que programas maliciosos consigam atuar na corrupção de aparelhos e no roubo de dados do internauta. “É imprescindível manter o software sempre atualizado para que criminosos não encontrem brechas para acessar o sistema”, ressalta Ana Paula.

Cuidado com links recebidos

“É preciso avaliar todas as interfaces do ambiente virtual antes de clicar em links recebidos”, alerta. De acordo com a docente, é necessário analisar o conteúdo de mensagens e assuntos nos e-mails, verificar se há erros gramaticais, ter atenção ao nome dos remetentes e tomar cuidado para não ser fisgado por armadilhas.

Atenção a redes públicas

Cibercriminosos têm facilidade para se hospedar em redes de wi-fi públicas e conseguem coletar senhas e até dados bancários dessa forma. “Mesmo em estabelecimentos confiáveis, o ideal é evitar ao máximo esses acessos e optar por uma VPN privada para mais segurança”, recomenda.

Conte com ajuda profissional

Vazamentos de dados são sérios, a coleta arbitrária de informações não é permitida por lei e, caso aconteça, é importante apurar o que foi vazado para entender a dimensão da situação. “É necessário registrar um Boletim de Ocorrência e entrar em contato com algum advogado de confiança. Os direitos online, especificamente, estão descritos tanto na LGPD quanto no Marco Civil da Internet, que estabelece os direitos, deveres, princípios e garantias no uso do espaço virtual no Brasil e determina quais são as diretrizes de atuação legal no meio digital”, finaliza a coordenadora.

Fonte: Tecnologia

21/2/2022



Aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem consultar o informe de rendimentos para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022. Deve prestar contas à Receita quem recebeu rendimentos tributáveis de mais de R$ 28.559,70 no ano de 2021, dentre outras regras.

A consulta pode ser feita pelo computador ou celular, no Portal Meu INSS. Para isso, é preciso ter senha de acesso do sistema gov.br. No entanto, há uma outra forma de fazer a conferência dos dados sem precisar de senha: no site extratoir.inss.gov.br. Para isso, o segurado precisa ter dados como o número de benefício, entre outros.

Para fazer a consulta, acesse o site e digite todos os dados do benefício, como número do benefício, data de nascimento, nome completo do beneficiário e número do CPF. Depois, vá em "Sou humano" e, em seguida, em "Consulta".

Em cima, deve estar "Ano calendário 2021". Isso ocorre porque a declaração entregue em 2022 tem como base o ano passado. No entanto, neste mesmo site, também é possível conseguir o documento de anos anteriores. Basta informar a data na página inicial. Se quiser, o aposentado pode imprimir o documento. Para isso, é preciso ir até o final da página e clicar em "Imprimir".

Veja o passo a passo para fazer a consulta do Meu INSS

Acesse o aplicativo ou site Meu INSS e clique em "Entrar com gov.br"
Informe o CPF e vá em "Continuar"; na página seguinte, digite sua senha e clique em "Entrar"

Na linha "Outros serviços", clique em " + Ver mais"

Vá em "Extrato do Imposto de Renda", onde há um leão em azul

O "ano calendário" deve ser 2021; clique sobre o número de benefício e o documento será aberto

Os valores recebidos serão informados na linha "3 - Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte" ou na linha "4 - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis"

Para salvar no computador ou no celular, vá até embaixo data tela e clique em "Baixar PDF"

Como declarar o Imposto de Renda 2022

A declaração do IR é enviada pela internet anualmente entre o início de março e o final de abril. As normas e as datas de início e final do prazo para envio do documento ainda serão divulgadas pela Receita Federal.

O contribuinte deve ficar atento às que o obrigam a declarar, pois não são apenas financeiras. No entanto, quem é obrigado a prestar contas não pode deixar nada de fora.

O informe de rendimentos do INSS também deve ser usado por aposentados e pensionistas que vão estar na declaração de filhos e netos como dependentes. O titular terá de informar todos os rendimentos recebidos pelo dependente, além de bens e direitos, como conta-corrente e aplicações financeiras.

O programa do IR simula se vale a pena ou não informar dependente com renda. Isso pode aumentar o imposto a pagar ou diminuir a restituição. Quem informa dependente e não declara a sua renda cai na malha fina.

Para os aposentados acima de 65 anos, a isenção do imposto a partir do mês de aniversário. Neste caso, se o segurado for realmente dependente do titular, vale a pena informá-lo na declaração.

Fonte: Tributário

21/2/2022




Criar ou mudar uma marca não é um processo simples. Os empreendedores devem começar a realizar pesquisas com o público que pretende atingir, assim como parceiros e funcionários.

Para especialista em marcas e diretor de comunicação e operações da Farmarcas, administradora de redes farmacêuticas, o cuidado deve ser minucioso.

"Quando vamos criar ou realizar alguma alteração em uma de nossas marcas, nos preparamos para uma verdadeira operação de guerra, pois temos que estar atentos para que nenhuma falha ocorra nesse processo", detalha.

Em relação à marca, qualquer descuido ou brecha pode ser catastrófico e a recuperação pode ser muito difícil.

Sempre agimos de forma preventiva, demonstrando o valor da marca e como ela bem trabalhada resultará em lucros para os associados", alerta.

Como construir uma marca


Veja algumas dicas na hora de construir uma marca:

Desenvolvimento

Antes de qualquer coisa, é preciso o comprometimento dos gestores da empresa com esse movimento de mudança, pois sem a confiança deles não será possível que os demais participantes da empresa abracem a mudança.

O desenvolvimento da marca deve partir da estratégia da empresa. Para isso, é necessário ter como base a missão, a visão e os valores, tendo também alinhamento com estratégia e posicionamento da empresa.

Não se deve esquecer das projeções futuras do negócio, pois isso poderá trazer dificuldade futura para a marca, levando em conta as atividades e o público-alvo do empreendimento.

Marca

A arte da marca também tem que passar uma comunicação adequada. Deve-se perceber nela a mensagem que se objetiva, sendo atraente e original.

A marca deve ser uma mescla de harmonia e identidade verbal e visual, isto é, a justificativa deve ir ao encontro do que está escrito, falado ou em imagem, estando bem especificado na utilização de todos os materiais.

O início do uso da marca também deve ser planejado minuciosamente, não basta ter todo um trabalho e simplesmente mudar, deve-se pensar em como e onde vai iniciar a divulgação da marca, o público e o alcance.

É preciso desenvolver um manual de uso de marca, no qual devem estar detalhados todos os cuidados e limites na utilização, contemplando impressos e digitais, arquitetura e decoração, fazendo com que tudo se comunique.

A manutenção da marca e possíveis revisões também devem estar em foco, especificando como se dará a manutenção. A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente, de forma a valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no uso da marca.

Desafios para criação

A marca deve ser tratada como um dos ativos mais importantes da empresa, pois é ela quem identifica o produto ou serviço, dando a eles uma personalidade própria e os conectando com seu público consumidor.

Ela explica que imagem contida na marca é um dos elementos que alcança o emocional do consumidor, o fazendo desejar o respectivo produto ou serviço, além de estabelecer uma regra de memorização.

Portanto, a imagem da marca, que é transmitida pelo seu logotipo, tem, entre diferentes funções, o papel de identificar a personalidade da marca e viabilizar a identificação do seu público consumidor.

Acrescenta que "um desafio para profissionais publicitários e criadores de marcas é criar ou inovar sinais que sejam dotados de fácil interpretação e, principalmente, que facilitem a fixação na memória do seu público consumidor, afastando logotipos ou imagens complexas e de difícil entendimento".

Além da correta apresentação da marca, com logotipo moderno e dinâmico, que atenda o seu público consumidor, a empresa deve manter a efetiva proteção legal da marca, incluindo o seu logotipo, para defendê-la de eventuais piratarias.

"É certo que nenhuma marca nova ou reformulada pode conter elementos que a associem a outras marcas, uma vez que isto caracteriza violação de marca, tornando possível que a empresa violadora seja responsabilizada pela cópia indevida", finaliza a diretora.

Fonte: Empresarial

21/2/2022



Os brasileiros ou empresas com dinheiro "esquecido" em bancos vão receber os recursos devidos em até 12 dias úteis após a solicitação, caso a devolução seja feita via PIX, segundo o Banco Central (BC).

Para receber o valor pelo PIX, é necessário informar no SVR (Sistemas de Valores a Receber) umas das chaves cadastradas e alguns dados pessoais caso o banco precise entrar em contato.

Se o banco não oferecer a possibilidade de receber os recursos por meio do PIX, o BC vai disponibilizar o e-mail e telefone da instituição para que seja feito o contato e o banco possa fazer o pagamento ao cliente.

Os pedidos de devolução poderão ser feitos a partir do dia 7 de março, dependendo da data de nascimento do cliente:

Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/

Segundo o Banco Central, os clientes precisam do CPF, no caso das pessoas físicas, e do CNPJ, no caso das empresas, para consultar a existência de recursos para saque.

A página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque – anote esta data

Na data informada, retorne à página https://valoresareceber.bcb.gov.br/
Use seu login gov.br para acessar o sistema

Após o acesso, consulte o valor e solicite a transferência

Ao fazer esta primeira consulta, o cliente do banco recebe uma data e período para consultar os valores e solicitar o resgate do saldo existente. As datas são agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa.

BC vai liberar consultas a novo lote em maio

Quem não encontrar valores a receber nesta etapa poderá ter recursos nas próximas fases.

Em 2 de maio, as consultas a uma nova fase serão abertas. É a essa segunda etapa que se refere a mensagem que aparece para muitos clientes que acessam o sistema.

O BC estima em R$ 8 bilhões o valor total a ser devolvido aos clientes em 2022.

Página do BC informa que cidadão sem valores a receber atualmente poderá fazer nova consulta a partir de maio.

Fonte: Técnica

14/2/2022



Você já ouviu falar em Holding Patrimonial? Com a finalidade de proteger patrimônios, esse mecanismo garante benefícios fiscais, financeiros e sucessórios. Para te ajudar a conhecer melhor o assunto, citaremos agora as principais características e vantagens de uma holding patrimonial.

O que é Holding Patrimonial?

Holding é um termo em inglês, relacionado à conservação e proteção de algo. Dessa forma, uma holding patrimonial é uma empresa criada com a finalidade de proteger o patrimônio de uma família, facilitando a administração de seus bens. Uma holding funciona integralizando os bens de um investidor ao capital social. Assim que concebida, a posse do patrimônio é transferida da pessoa física do investidor para a pessoa jurídica do holding. É uma forma de facilitar a gestão dos bens da família e garantir benefícios fiscais, tributários, econômicos e sucessórios, mantendo o patrimônio familiar em nome dos herdeiros.

A holding patrimonial é, ainda, uma forma de garantir segurança jurídica ao patriarca. Nesses casos, o possuidor dos bens transfere aos herdeiros as quotas-partes da holding mediante as cláusulas de usufruto vitalício, impenhorabilidade, incomunicabilidade, inalienabilidade e reversão. Dessa forma, o patriarca continua a usufruir do patrimônio, impede que os herdeiros possam vendê-los ou usá-los como garantia de dívidas e assegura o retorno das quotas doadas em casos de falecimento de donatários.

Benefícios de uma Holding Patrimonial

A criação de uma holding patrimonial gera benefícios impossíveis de serem alcançados quando o patrimônio está em nome de uma pessoa física. Dentre as principais vantagens desse mecanismo, temos:

1. Vantagens tributárias


Atualmente, espera-se que o Governo Federal aumente a tributação sobre patrimônio e grandes fortunas. Com a criação da holding patrimonial, é possível eliminar grande parte da carga tributária que incide sobre os processos de inventário e partilha, como, por exemplo, o Imposto Estadual de Transmissão Causa Mortis (ITCMD). De acordo com a relevância da receita a ser recebida pela holding, é possível conseguir a isenção de Impostos sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Além disso, a formação dessa empresa anula cobranças de ITCMD que, futuramente, incidiriam sobre os bens a serem partilhados, uma vez que tais bens já estão sob posse da holding e não de herdeiros.

2. Redução de conflitos


No recebimento de grandes heranças, é comum surgir conflitos de âmbito familiar entre os herdeiros, quase sempre relacionados com questões financeiras. A formação de uma holding patrimonial reduz esses conflitos e evita que eles interfiram nas questões patrimoniais. Em casos como esse, as pessoas físicas não têm poder de definir as diretrizes a serem seguidas, mas sim a própria holding, por meio do voto de seus controladores e de seus administradores, de acordo com o contrato social da empresa previamente definido. Isso significa que as decisões passam a ser tomadas a partir das regras de direito societário e não dos direitos de família.

3. Distribuição dos lucros


Em uma holding patrimonial, todos os herdeiros ocupam a posição de sócios. Mas nem sempre todos eles possuem função na empresa. Por isso, é possível que a distribuição seja igual para todos os herdeiros, que ocorra de acordo com o papel que cada um exerce na organização, ou ainda, de acordo com a vontade do patriarca.

4. Proteção contra terceiros


Com a formação de uma holding patrimonial, todos os bens herdados passam a pertencer a ela. Dessa forma, o patrimônio fica protegido contra possíveis processos jurídicos ou cobranças que possam atingir pessoas físicas.

5. Proteção contra relacionamentos malsucedidos


Uma holding patrimonial protege os bens familiares de possíveis conflitos provenientes de separações e divórcios. Com a integralização do patrimônio da pessoa física ao capital social, é permitido que o sócio administrador da empresa disponha desses bens sem a anuência do cônjuge, independentemente do regime de casamento.

Fonte: Empresarial

14/2/2022



O empreendedorismo segue ganhando força e espaço no Brasil e os dados do Ministério da Economia provam isso: em 2021 o país atingiu número recorde de abertura de empresas em apenas doze meses, com quase quatro milhões de novos negócios no período.

A pesquisa divulgada no Boletim do Mapa das Empresas do ministério mostra um crescimento de quase 20% em relação a 2020, uma evolução considerável do segmento.

O marco histórico reflete positivamente sobre medidas que foram tomadas pelos governos e juntas comerciais, mostrando que as reduções de burocracia, facilidade na abertura e digitalização de processos ajudaram nesse recorde.

O Secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ministério, avalia a situação: “O reflexo desse trabalho é um ambiente de negócios mais dinâmico, simplificado e promissor para o empresário brasileiro ter sucesso em seu empreendimento”.

Hoje em dia, na maioria dos estados, o registro de uma nova empresa leva menos de dois dias para ser concluído, incentivando e facilitando o procedimento.

Todas as regiões tiveram aumento significativo na abertura dos negócios em 2021, dando destaque para a região Norte, com o Amapá, que sozinho registrou alta de 40%, com 8.851 novos empreendimentos.

Entre negócios abertos e fechados em 2021, o saldo ainda foi positivo, com 2,6 milhões de novas empresas, encerrando o ano com mais de 18,9 milhões de empresas ativas.

Fonte: Empresarial

14/2/2022



O setor de serviços teve um bom ano em 2021 e conseguiu registrar aumento de 10,9%, após um grande prejuízo em 2020, no primeiro ano da pandemia, quando houve queda de 7,8%.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quinta-feira (10) os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), revelando ainda que a taxa do ano passado foi a maior para um fechamento anual desde o início da série histórica em 2012.

Em dezembro ainda o setor teve expansão de 1,4% em relação a novembro e com esse desempenho, o setor de serviços ampliou o distanciamento com relação ao nível pré-pandemia e ficou 6,6% acima do registrado em fevereiro de 2020. Além disso, atingiu o maior patamar desde agosto de 2015. No entanto, ainda se encontra 5,6% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014.

Melhoras consecutivas do setor

Na comparação com dezembro de 2020, o setor apresentou a décima taxa positiva consecutiva, com 10,4%. O acumulado nos últimos 12 meses é de 9,5% até novembro e de 10,9% até dezembro, o que significa que manteve a trajetória ascendente desde fevereiro de 2021, quando registrou queda de 8,6%.

Entre 2012 e 2019 o setor de serviços acumulou uma variação positiva de 0,1%. No biênio 2020-2021 cresceu 2,2%, e boa parte do crescimento acumulado de 2,3% dos últimos 10 anos se deve ao desempenho mais dinâmico de alguns segmentos de serviços em 2021.

“Nos primeiros meses de 2020, o setor de serviços foi duramente afetado em função da necessidade de isolamento social e do fechamento dos estabelecimentos que prestavam serviços de caráter presencial. Por outro lado, a pandemia trouxe oportunidades de negócios para serviços voltados às empresas como os de tecnologia da informação, transporte de cargas, armazenagem, logística de transporte e serviços financeiros auxiliares, que tiveram ganhos mais expressivos e compensaram as perdas dos serviços de caráter presencial”, disse o gerente da pesquisa.

Chamou atenção ainda para a alta em todas as atividades no fechamento do ano. “É a segunda vez na série que todas as atividades crescem simultaneamente. Dos dez anos da série, o setor fechou positivo em cinco (2012, 2013, 2014, 2019 e 2021), e, desses cinco, apenas em 2012 e 2021 houve crescimento em todas as atividades”, disse.

Os destaques para o resultado de 2021 foram transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com avanço de 15,1%; e de informação e comunicação, que cresceram 9,4%. As duas atividades superaram as quedas de 7,6% e 1,6%, respectivamente, em 2020.

Também tiveram crescimento as atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares (7,3%); serviços prestados às famílias (18,2%); e outros serviços (5,0%). A pesquisa mostrou que em serviços profissionais, administrativos e complementares e em serviços prestados às famílias, as altas de 2021 não foram suficientes para compensar as quedas de 2020, respectivamente, de 11,4% e de 35,6%. Movimento diferente teve a atividade de outros serviços, que avança desde 2018, tendo crescido 6,8% em 2020.

Recuperação

Desde junho de 2020, quando começou a recuperação do setor, houve 15 taxas positivas e quatro negativas nos meses de dezembro de 2020, março, setembro e outubro de 2021. “Isso confirma um contexto de crescimento para o setor”, disse.

Em dezembro, quatro das cinco atividades investigadas cresceram e o maior impacto foi o setor de transportes, que subiu 1,8%. Esse é o segundo resultado positivo consecutivo e com ganho acumulado de 4%. Embora esteja 9,8% acima do patamar pré-pandemia, o setor ainda ficou 5,2% abaixo do seu ponto mais alto da série, em fevereiro de 2014.

Fonte: Empresarial