1/2/2019



O trabalhador que para de contribuir com o INSS por um determinado período de tempo deixa de estar coberto pelo seguro social e, consequentemente, deixa de ter acesso aos benefícios da Previdência Social. Antes, ao retomar os pagamentos, bastava que o cidadão cumprisse metade do período de carência, isto é, do número mínimo de contribuições exigidas, para que voltasse a ser considerado segurado. Agora, com as novas regras, será preciso cumprir a carência integral, ou seja, recolher por mais tempo.

A mudança vale para auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, que exige pelo menos 12 contribuições mensais para ser concedido; salário-maternidade, com mínimo de 10 contribuições; e auxílio-reclusão, para o qual é necessário recolher por pelo menos 24 meses. Ou seja, se a pessoa parou de contribuir e quer voltar a recolher, terá que cumprir de novo todo o período de carência, e não mais parte dele.

Confira abaixo os prazos de manutenção da qualidade de segurado após o fim do recolhimento ao INSS. Em algumas situações, dependendo da quantidade de contribuições já realizadas, é possível ampliar esses prazos.

CASOS EXCEPCIONAIS

Quem já recebe um benefício do INSS

Não há limite de prazo de carência enquanto o cidadão estiver recebendo algum benefício previdenciário, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente ou auxílio-suplementar. Ou seja, o cidadão que já recebe um desses benefícios tem um "período de graça" em que mantém a qualidade de segurado mesmo sem contribuir.

Após o término do benefício

O trabalhador ainda tem um "período de graça" de até 12 meses após o término do benefício por incapacidade, do salário-maternidade ou do último recolhimento realizado para o INSS quando deixar de exercer atividade remunerada (empregado, trabalhador avulso, etc) ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração. Ou seja, por até 12 meses, a pessoa nessa situação ainda mantém a qualidade de segurado.

Após um período de prisão

O contribuinte do INSS que havia sido detido ou preso mantém durante 12 meses após sua soltura a condição de segurado da Previdência Social.

Serviço militar

O cidadão incorporado às Forças armadas para prestar serviço militar permanece como segurado do INSS durante três meses.

Contribuinte facultativo (dona de casa ou estudante)

O prazo é de até seis meses do último recolhimento realizado para o INSS no caso dos cidadãos que pagam na condição de facultativo (donas de casa ou estudantes). Somente depois disso perdem a qualidade de segurado.

Fonte: Extra / Contábeis

25/1/2019



Já é clássica na literatura especializada em Administração a vinculação da liderança com os esforços dirigidos para se atingir a excelência em serviços. Apenas para reafirmar, a ideia que traz a expressão excelência em serviços é sempre de alguma coisa de superior qualidade, que se eleva acima do comum, que é distinto e admirável. E essa alusão é mesmo verdadeira quando pensamos em serviço ao cliente. Um serviço de qualidade superior no atendimento ao cliente pode ser identificado com o patamar da excelência em serviços.

É evidente que você pode ganhar dinheiro com a sua empresa sem necessariamente almejar esse patamar. Aliás, a maioria das empresas faz exatamente isso: abre mão da tentativa e dos esforços para a busca da excelência. Mas se você considera ser relevante sair do convencional, da mediocridade, e vê a excelência até como um fator para se distinguir da sua concorrência e possuir uma consistente vantagem competitiva, convidamos o leitor a continuar lendo este texto.

O conceito que o professor Christian Grönroos usa para as dimensões de qualidade em serviços é bastante interessante. O “o que” e o “como” são os dois fatores que compõem o que ele considera como a dimensão da qualidade de serviços. O “o que” se refere aos aspectos objetivos da prestação de serviços, mais concretos, mais estruturais, mais relacionado ao que o cliente efetivamente procura quando busca uma prestação de serviços. Por sua vez, o “como” se vincula mais aos aspectos subjetivos, comportamentais. A cortesia, a delicadeza, a amabilidade, a simpatia das pessoas que prestam o serviço entra nessa dimensão. Dessa forma, a excelência em serviços é a conjugação das dimensões “o que” e “como” em um grau elevado, que tende à perfeição.

Muitos podem estranhar a palavra perfeição. Podem supor que essa dimensão está fora das possibilidades humanas. Mas somos daqueles que vislumbram a perfeição como uma meta dentro das possibilidades de serviços. Pretendo desenvolver esse tema da perfeição em serviços em um outro artigo.

Definido o que seja excelência em serviços, fica muito evidente o imprescindível esforço que precisa ser empregado para o alcance desse objetivo. E um dos fatores desse esforço, como nos referimos no início do artigo, é a liderança.

É preciso ficar claro que sem observar e alterar a forma como a empresa lidera e conduz seus funcionários, todas, vamos enfatizar, TODAS as iniciativas para a excelência serão inócuas, infrutíferas, ou mesmo nocivas, pois além de não contribuírem para resultado algum, levarão ao descrédito iniciativas bem-intencionadas da empresa. A forma de liderar, portanto, é um fator crucial para o alcance da excelência.

É claro que há muitos aspectos para se referir sobre um assunto tão vasto como liderança e, evidentemente, não queremos aqui fazer um resumo de tudo o que consideramos importante sobre o tema, cuja amplitude merece mais outros artigos. Mas é oportuno destacar um ponto que tem nos chamado a atenção.
Os líderes precisam estar atentos quando se manifestam. Não apenas sobre o que falam, comentam ou determinam. Poucos chefes percebem que ocorre um fenômeno em suas manifestações que podemos chamar de “efeito colateral”.

Vamos tomar emprestado da medicina a explicação da expressão. Todos nós estamos acostumados, quando submetidos a um tratamento médico, a ler a bula do remédio recomendado sobre as características daquele medicamento. Entre essas características estão os efeitos colaterais. Efeito colateral é a consequência indesejada e paralela ao efeito principal intencional e desejado que ocorre ao se tomar uma medicação. Então temos o seguinte: desejamos, na verdade uma coisa, mas acaba ocorrendo simultaneamente outra, que não se deseja e que não se consegue evitar ou impedir

Essa condição dos medicamentos define bem o que queremos dizer também quando o assunto é liderança. Toda a ação de um líder tem um efeito colateral, uma sombra, uma consequência indesejada. Esse efeito subjetivo está vinculado ao tom de voz, à expressão facial, ao olhar, à ênfase, à escolha das palavras, ao momento oportuno, ao ambiente, às pessoas presentes, etc. A combinação desses elementos é que darão a intensidade do efeito colateral paralelo, que poderá revelar indelicadeza, implicância, impaciência, rispidez, insensibilidade, inflexibilidade, intolerância, atitude persecutória, e por aí vamos. Nada disso é desejado ou é benéfico para a relação chefe/subordinado, mas isso acaba prevalecendo mais do que o efeito principal desejado da manifestação. E, com o tempo, isso vai minando o relacionamento, deteriorando e prejudicando o efeito da mensagem principal.

Um líder experiente sabe que o efeito colateral é inevitável. Assim, ele vai procurar cuidadosamente observar, por um lado, as condições situacionais do ambiente e, por outro, a adequada escolha do teor da sua própria expressão, objetivando sempre minimizar os efeitos colaterais negativos, buscando enfatizar e evidenciar o efeito principal, para que os efeitos colaterais não enfraqueçam sua mensagem. Somente líderes com esse nível de preocupação é que conseguem mobilizar sua empresa para o patamar da excelência em serviços.

Fonte: Administradores

25/1/2019



A partir do mês de março, todo contribuinte Pessoa Física deve prestar contas à Receita Federal, enviando sua declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) até o fim do mês de abril. Vale lembrar que declarações enviadas fora do prazo geram multa.

Para evitar qualquer tipo de contratempo e/ou correria para a entrega dentro do prazo, recomendo a organização prévia dos documentos a serem utilizados para que o contribuinte possa preencher sua declaração de forma tranquila, rápida e segura.

Tenha em mãos informações que são requeridas pelo sistema da Receita Federal, como:

  • Salários e vencimentos;

  • Benefícios, aposentadorias e pensões;

  • Renda variável;

  • Documentos de bens e direitos, dívidas e ônus;

  • Recibos de pagamentos e doações efetuadas;

  • Informações gerais pessoais, como nome completo, CPF e dados bancários.
    Saúde


Para a dedução de despesas médicas do Imposto de Renda, o cidadão deve declarar recibos e notas fiscais fornecidos pelos profissionais, que devem conter o nome completo do profissional, com CRM, CPF ou CNPJ, valor e serviço prestado. Todos estes dados devem constar na declaração.

Educação

Em relação à dedução de despesas com educação, a Receita estipula que são dedutíveis os gastos com escolas de ensino infantil, médio, superior, pós-graduação e técnico. Os gastos do contribuinte e de seus dependentes com educação podem ser incluídos também.

Rendimentos

Ao preencher os dados financeiros através dos informes de rendimentos enviados pelos bancos dos quais o contribuinte possui conta, é importante se atentar que eles devem divulgar no documento o saldo de conta corrente, poupança, fundos e aplicações no ano de 2018. Atualmente, contribuintes que ganharam rendimentos de até R$ 28.559,70 em 2018 são isentos da declaração de IR em 2019. As alíquotas variam de 7,5% a 27,5% e são utilizadas como base de tributação do contribuinte de forma proporcional, ou seja, de acordo com a faixa de rendimento anual do mesmo.

O contribuinte que possuir investimento em CDB, Ações ou Plano de Previdência Privada deve solicitar o informe direto no banco, corretora ou administradora do fundo de investimento. Quem realizou operações na Bolsa de Valores; teve posse de bens no dia 31/12/2018, cujos valores ultrapassam R$ 300,000,00; ou se tornaram residentes no Brasil e aqui se encontravam em 31/12/2018, são obrigados a declarar o Imposto de Renda. Vale lembrar que a Receita Federal possui um controle rigoroso das grandes transações financeiras. Se houver discrepância desses dados, o cidadão cai na malha fina e precisa justificar os motivos das divergências. Caso sejam apuradas irregularidades, é aplicada uma multa sobre o contribuinte faltoso.

Imóvel/Veículo

Já o contribuinte que comprou, vendeu ou financiou bem móvel ou imóvel no ano de 2018 deverá lançar a operação em sua declaração. Deverão ser informados os dados extraídos de Escritura Pública, Nota Fiscal ou Contratos de Financiamentos com os respectivos registros.

Isenção

A Lei 7.713/88 assegura a isenção apenas aos contribuintes com alguma enfermidade grave, que recebe aposentadoria, pensão ou reforma (caso de militar), bem como proventos de aposentadorias motivadas por acidente em serviço ou moléstia profissional.

Deficientes físicos e pessoas com doenças graves também podem contar com outros benefícios, como a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Na compra de um veículo, por exemplo, a alíquota do IPI pode chegar a 30% sobre o valor.

As doenças que asseguram a isenção são: AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), Alienação Mental, Cardiopatia Grave, Cegueira, Contaminação por Radiação, Doença de Paget em estado avançado (Osteíte Deformante), Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Espondiloartrose Anquilosante, Fibrose Cística, Hanseníase, Nefropatia, Hepatopatia, Neoplasia Maligna, Paralisia e Tuberculose.

Fonte: Tributanet

25/1/2019



Desde 31 de dezembro, a soma dos pontos para o cálculo do valor da aposentadoria por Tempo de Contribuição (idade + tempo de contribuição) foi atualizada.

Para a realização do cálculo do valor do benefício, também conhecida como “aposentadoria por tempo de serviço”, o cidadão pode optar por uma das três regras existentes.

Regra 1: 86/96 progressiva

  • Não há idade mínima;
  • Tempo mínimo de contribuição de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens;
  • Total resultante da soma da idade e do tempo de contribuição deve ser de 86 pontos para as mulheres e de 96 pontos para os homens;
  • Carência de 180 contribuições mensais;
  • A aplicação do fator previdenciário para o cálculo desse benefício é opcional.


Regra 2: 30/35 anos de contribuição (sem atingimento da pontuação 86/96)

  • Não há idade mínima;
  • Tempo mínimo de contribuição de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens;
  • Carência de 180 contribuições mensais.
  • A aplicação do fator previdenciário para o cálculo desse benefício é obrigatória.


Regra 3: para aposentadoria proporcional

  • Segurado com idade mínima de 48 anos (mulher) e 53 anos (homem);
  • Tempo total de contribuição:
  • 25 anos de contribuição + o tempo adicional (mulher)
  • 30 anos de contribuição + o tempo adicional (homem);
  • Carência de 180 contribuições mensais;
  • Aplicação obrigatória do fator previdenciário.


Atenção! A aposentadoria proporcional foi extinta pela Emenda Constitucional 20/98. Porém, tendo em vista as regras de transição estabelecidas pela EC 20, os segurados filiados ao RGPS até 16/12/98 (somente estes) ainda têm direito à aposentadoria com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

Um período adicional de contribuição equivalente a 40% do tempo que, em 16 de dezembro de 1998, vigência da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, faltava para atingir o tempo 25 anos de contribuição, se mulher, e de 30 anos de contribuição, se homem. Exemplo: um homem que tinha 20 anos de contribuição nessa data, precisava de 10 para se aposentar pela proporcional. Logo, para se aposentar pela proporcional hoje, deverá comprovar 34 anos (30 anos + 40% de 10 anos).

Conforme a regra 1 acima, a chamada regra 85/95 (progressiva) agora passou a ser 86/96.

Esses números representam a quantidade de pontos que serão utilizados para o cálculo do benefício: soma da idade e do tempo de contribuição para mulheres (86) e homens (96).

De acordo com a Lei 13.183/2015, até 30 de dezembro 2018, para se aposentar por tempo de contribuição, sem incidência do fator previdenciário, o segurado teria de somar 85 pontos, se mulher, e 95 pontos, se homem.

A partir de 31 de dezembro de 2018, para afastar o uso do fator, a soma da idade e do tempo de contribuição terá de ser 86, se mulher, e 96, se homem.

A contar de 31/12/2020 até 31/12/2026, a lei estabelece um escalonamento, acrescentando 1 ponto a cada dois anos, quando a soma para as mulheres deverá ser de 90 pontos e para os homens, 100 pontos em 31/12/2026 em diante.

O tempo mínimo de contribuição continua o mesmo: no mínimo 35 anos para os homens e 30 para as mulheres.

Vale mencionar que para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição não há idade mínima, mas sim, período mínimo de contribuições. Além disso, há outras duas regras existentes para o cálculo do valor para esse tipo de aposentadoria.

Em uma delas a incidência do fator previdenciário é obrigatória. E outra só vale para aqueles segurados que atingiram o direito até 16/13/1998, data em que a chamada aposentadoria proporcional deixou de existir.

Sem pressa

Não é preciso correr: para aqueles que atingiram a pontuação de 85 pontos (mulher) e 95 pontos (homem) até o dia 30/12/2018, o direito é adquirido e pode ser exercido a qualquer tempo. Ou seja, não muda nada.

Para agendamentos e consultas, use o Meu INSS, site (inss. gov.br) e aplicativo para celulares.

Fonte: INSS adaptado pelo Guia Trabalhista

25/1/2019



É a 1ª parceria da procuradoria com empresas privadas; órgão pretende ampliar acordos do tipo.

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) deve colocar em prática a partir de março de 2019 a parceria oficializada em 2017 com o Serasa Experian para compartilhamento de bancos de dados. Segundo a PGFN, o objetivo é reunir o máximo de informações sobre os devedores para adequar os métodos de cobrança de créditos ao perfil financeiro dos contribuintes.

O acordo de cooperação técnica entre PGFN e Serasa é a primeira parceria implementada pela procuradoria com empresas privadas. O órgão pretende firmar termos semelhantes com cada vez mais entidades para ampliar ao máximo a gama de informações disponíveis sobre devedores.

A PGFN receberá do birô de crédito informações relacionadas à capacidade de pagamento dos contribuintes, para identificar se o devedor é ativo ou inativo financeiramente.

São exemplos informações como a existência de protestos nacionais em nome do consumidor, registros de falência ou recuperação judicial, pendências financeiras, cheques sem fundo e dívidas vencidas. Além disso, o Serasa fornecerá dados como endereço e telefone para facilitar na pesquisa e localização dos devedores.

Segundo o procurador-geral adjunto de Gestão da Dívida Ativa, Cristiano Neuenschwander, a parceria com o Serasa auxilia a procuradoria a identificar o perfil financeiro de cada devedor para escolher a medida de cobrança mais efetiva para a recuperação de créditos – seja uma execução fiscal ou uma cobrança administrativa, por exemplo.

Quanto mais informações, maior o grau de segurança para definir qual é a medida de cobrança mais adequada para aquele contribuinte, para seu perfil e sua capacidade econômica. Quanto mais dados tiver, a atuação é mais focada
Procurador-geral adjunto de Gestão da Dívida Ativa, Cristiano Neuenschwander

Dados enviados pela PGFN ao Serasa

Em troca, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) enviará ao Serasa dados sobre pessoas físicas e jurídicas que possuem débitos com a Fazenda Nacional ou com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), inscritos na Dívida Ativa da União.

A lista relaciona devedores principais, corresponsáveis ou solidários. Ficam de fora dívidas com exigibilidade suspensa, débitos renegociados em parcelamentos especiais ou cobranças questionadas no Judiciário, nos casos em que o contribuinte apresenta garantia.

A procuradoria nega ser necessária a autorização dos contribuintes para o compartilhamento destes dados por entender que as informações são públicas e estão disponíveis para a consulta na internet. Pelo site, é possível pesquisar por nome, CPF ou CNPJ e encontrar o valor total devido pelo contribuinte.

“O artigo nº 198 do Código Tributário Nacional (CTN) excepciona do sigilo fiscal as inscrições na Dívida Ativa. Não são dados sigilosos, são públicos.
A diferença é a forma de passar os dados – na parceria, vão todos juntos”, afirmou o procurador-geral adjunto de Gestão da Dívida Ativa, Cristiano Neuenschwander.

Para o Serasa, a vantagem em receber o banco de dados da PGFN de forma estruturada é a possibilidade de usá-lo como insumo para análises estatísticas, uma vez que o site permite apenas consultas individuais, de um devedor por vez.

Como o Serasa terá acesso à base de dados da PGFN, é possível que consumidores que possuem inscrições na Dívida Ativa tenham dificuldades para obtenção de crédito.

De acordo com Neuenschwander, o compartilhamento de informações da Fazenda Nacional com entidades privadas está amparado na portaria nº 33/2018 da PGFN. Entre outras determinações, a norma criou a averbação pré-executória, instrumento que permite à procuradoria bloquear bens dos devedores sem autorização judicial.

Fonte: Contadores

18/1/2019



O Projeto de Lei 10899/18 pretende incluir pais, avós e bisavós, quer eles tenham rendimentos ou não, no rol de dependentes no Imposto de Renda. O texto, do deputado Vitor Paulo (PRB-DF), altera a Lei 9.250/95, que trata da legislação tributária federal.

Atualmente, pais, avós ou bisavós poderão ser considerados dependentes desde que não aufiram rendimentos, tributáveis ou não, superiores ao limite de isenção. No caso da declaração entregue em 2018, esse limite foi de R$ 22.847,76, considerando aposentadoria, pensão ou aluguel, entre outros rendimentos, recebidos no ano-base de 2017.

“Muitas vezes, a diferença salarial em relação ao limite de isenção é mínima e, mesmo assim, pais, avós ou bisavós não podem ingressar no sistema como dependentes”, diz Vitor Paulo. Além disso, o autor da proposta ressalta que a regra atual do Imposto de Renda interfere também na possibilidade de inclusão do ascendente como beneficiário do plano de saúde do seu descendente.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-10899/2018

Fonte: Agência Câmara

18/1/2019



A tributação brasileira é complexa, e por conta disso, conhecer melhor detalhes e opções evita transtornos futuros. Especialmente quando nos referimos à administração de empresas. O regime escolhido impactará diretamente na quantidade de impostos que serão pagos. Para as MPEs – receita bruta anual inferior à 3,6 milhões – há o Simples Nacional. Já no caso dos empreendimentos que recolhem valores superiores, aplica-se Lucro real e presumido.

Tratam-se de duas alternativas tributárias, e que influenciarão os cálculos de PIS, Cofins, CSL e IRPJ. Para certos tipos de empresa o Lucro Real é uma obrigatoriedade. Nos tópicos seguintes você entenderá quais são elas, além de conferir as diferenças entre os dois modelos de tributação.

O que é o Lucro real?

É obrigatório para alguns negócios, como as instituições financeiras, adotar este regime. Na prática ele é feito apurando receitas, e a partir destas, é deduzido o que houver de custos e despesas. Ou seja, devemos partir do lucro líquido. A partir deste, já tratado com adições, exclusões e compensações previstas em lei, calculam-se IRPJ e CSL.

É ideal para as empresas de pequeno porte, já que possui cálculo mais simples – ainda que bem detalhado. Pode-se solicitar o lucro trimestral ou anual. Caso seja constatado prejuízo dentro do prazo escolhido, a organização pode ser dispensada do recolhimento tributário. Mas para que isso seja possível, deve-se comprovar as apurações seguindo as regras estabelecidas pela Receita Federal. Dentre elas, está a obrigatoriedade do SPED contábil.

O que é o Lucro presumido?

Esta modalidade, como indica o nome, está ancorada em estimativas. Neste caso particular, serão as chamadas alíquotas de presunção. A alíquota, elaborada pelo fisco, apresentará variação de acordo com a natureza do empreendimento. No cálculo de IRPJ e CSLL, por exemplo, teremos 32% do faturamento para empresas prestadoras de serviços.

Já nos comércios a base será de 8% para IRPJ e 12% para CSLL. É importante ter assegurado ao adotar este regime que a sua empresa tenha margem de lucro superior à presunção. Ademais, como este processo é baseado em estimativas feitas pelo próprio fisco, o detalhamento de contas é menor.

Lucro real e presumido: quais são as bases de cálculo

Empresas que adotam o regime presumido devem apurar PIS e COFINS pelo regime cumulativo. A alíquota total aqui será de 3,36% sobre o faturamento. No Lucro Real, por outro lado, estes dois itens podem ser calculados pelo regime não-cumulativo. Assim, a alíquota para esta modalidade chega ao total de 9,25% sobre o faturamento.

Ao contrário do que ocorre na opção cumulativa, pode-se aqui descontar créditos. As causas podem ir do consumo de energia elétrica, à depreciação dos ativos e valor de insumos adquiridos. Informar à Receita Federal a respeito das declarações de controle será obrigação atrelada ao lucro real.

Qual escolher?

Diante destas informações pode surgir entre os gestores a dúvida quanto a escolher Lucro real e presumido. Esta definição é dependente do grau de lucratividade do negócio. O que se recomenda é que um especialista contábil faça esta determinação. Estar bem assessorado garante a adequação ao regime mais coerente e ajuda a cumprir obrigações acessórias.

Fonte: Edição Blog Contabilidade Cidadã

18/1/2019



Estudos mostram que um trabalhador brasileiro gera aproximadamente US$ 17,00 por hora trabalhada. Esta performance coloca o Brasil na 50ª posição em uma lista de 68 países. Na Noruega, líder do ranking, a produtividade é de mais de US$ 100,00 por hora. (INSPER: Centro de Políticas Públicas).

Estes números mostram que temos um grande desafio pela frente, que precisa ser encarado com prioridade e seriedade. De forma geral a baixa qualificação da mão de obra brasileira, a falta de investimentos em inovação e tecnologia, bem como a economia ainda bastante fechada à concorrência internacional, explicam este preocupante fenômeno.

Contudo há um despertar recente de alguns setores da economia brasileira. As empresas de Contabilidade, por exemplo, estão vivendo uma onda de inovação, de automação, de busca pelo aumento da produtividade. Novos modelos de negócios antes jamais imaginados ou vistos começam a se tornar realidade. Trata-se de uma revolução no segmento que está redesenhando o presente e futuro das Contabilidades no Brasil. Ainda que alguns não acreditem ou que não entendam a transformação em curso, este processo é irreversível, e está se convertendo na maior oportunidade (ou ameaça) para empresas contábeis das últimas décadas.

Oportunidade para os empresários contábeis que estão tendo a capacidade e a velocidade para ler, interpretar e agir na direção correta, criando o futuro, gerando tendência, tendo coragem de romper com o passado, apostando em novos modelos de negócio, novas tecnologias, novos processos, novos patamares de relacionamento com seus clientes, com seus colaboradores, etc.

Ameaça para quem insiste em não acreditar nas mudanças que estão acontecendo. Ou para quem não entende como agir diante desta revolução, e na dúvida, opta pela inercia.

A pressão criada pela complexidade de nossa legislação tributária, obrigações acessórias, prazos, concorrência, etc, criou um desejo de mudança que está sendo abraçado por inovações tecnológicas recentes, capazes de redefinir velhas premissas e abrir um novo horizonte de possibilidades.

E a pergunta feita por muitos empresários contábeis inovadores e inquietos é: Como aumento a produtividade de minha empresa? Fazer mais com a mesma Equipe. Crescer em número de Clientes sem aumentar custos. Ofertar novos serviços de valor agregado aos clientes. Criar vantagem competitiva decisiva em relação aos concorrentes.

Dentro deste cenário surgiram as Empresas de Tecnologia Inovadora que buscam entender profundamente o processo, o objetivo, os riscos, o real problema, as oportunidades, etc, e partir de então criam, em parceria com algumas contabilidades referência, soluções que rompem com o passado e criam o futuro.

Os passos desta jornada de oportunidades podem ser construídos através de várias iniciativas, buscando eliminar condições atuais que prendem a empresa contábil ao passado, buscando:

• Eliminar processos manuais e repetitivos;
• Criar eficiência na comunicação com clientes;
• Eliminar multas e desgastes por atrasos nos prazos, etc;

Já é possível, por exemplo, eliminar por completo o trabalho de digitação do movimento contábil e da baixa de duplicatas do fiscal, utilizando soluções de mercado.

Basta parametrizar a integração de cada cliente uma única vez, e pronto, adeus à digitação do movimento contábil, adeus a digitação de extratos, adeus a baixa manual das duplicatas. Esta já é a nova realidade de centenas de Contabilidades de todo o país.

Com este processo podemos ter até 100% de automação deste trabalho, liberando tempo para atender novos clientes e executar novas funções.
Esta revolução já está acontecendo. Basta agora definir qual sua postura e atitude neste maravilhoso cenário de possibilidades.

Fonte: Contábeis

18/1/2019



A Receita Federal excluiu 521.018 micro e pequenas empresas que não quitaram os débitos com o Simples Nacional, regime especial de tributação para as pessoas jurídicas de menor porte.

Em setembro, 732.664 empresas haviam sido notificadas de débitos previdenciários e não previdenciários com a Receita e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Quem não regularizou a situação foi excluído em 1º de janeiro.

As empresas excluídas devem R$ 14,46 bilhões ao Simples. Elas podem pedir a reinclusão no regime especial até 31 de janeiro, desde que quitem os débitos antes dessa data. A dívida pode ser paga à vista ou seguir o parcelamento ordinário, em até cinco anos, com pagamento de multas e juros.

A consulta à situação fiscal da empresa e os pedidos de regularização podem ser feitos por meio do Portal do Simples Nacional na internet.

Regime simplificado de pagamentos de tributos federais, estaduais e municipais, o Simples Nacional beneficia micro e pequenas empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano.

Fonte: Agência Brasil.

11/1/2019



Com o início do ano de 2019 o Microempreendedor Individual – MEI – deve ficar atento a algumas mudanças que ocorreram em relação à contribuição mensal (DAS-MEI) e a categorias que foram incluídas e excluídas. Confira a seguir a mudanças.

REAJUSTE DA CONTRIBUIÇÃO MENSAL - 2019

A contribuição mensal do MEI é calcula sobre o salário mínimo. Como o salário mínimo foi reajustado para R$ 998,00 no ano de 2019, as contribuições passaram a ter novos valores.

• R$ 49,90 (para que não recolhe ISS e nem ICMS)
• R$ 50,90 (para quem recolhe ICMS – comércio)
• R$ 54,90 (para quem recolhe ISS – serviço)
• R$ 55,90 (para quem recolhe ISS e ICMS – comércio e serviço)

Essa regra passa a valer a partir de janeiro, sendo que o vencimento da primeira contribuição desse ano ocorre em 20 de fevereiro.

A DECLARAÇÃO ANUAL DO DECLARAÇÃO ANUAL DO SIMPLES NACIONAL (DASN-SIMEI)

A Declaração Anual do Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente ao ano de 2018 poderá ser entregue até o dia 31 de maio de 2019.

Fique atento, pois que perder o prazo pagará multa.

OCUPAÇÕES INCLUÍDAS E EXCLUÍDAS

Algumas ocupações foram incluídas e outras excluídas do MEI, confira a seguir a lista (fonte: Portal do Empreendedor):

1 – Em virtude de nova versão dos códigos da CNAE a partir de 2019, duas ocupações foram desmembradas, como segue:

Ocupações suprimidas:

• Comerciante de peças e acessórios para motocicletas e motonetas independente
• Proprietário(a) de bar e congêneres independente

Ocupações incluídas:

• Comerciante de peças e acessórios novos para motocicletas e motononetas independente
• Comerciante de peças e acessórios usados para motocicletas e motononetas independente
• Proprietário(a) de bar e congêneres, sem entretenimento, independente
• Proprietário(a) de bar e congêneres, com entretenimento, independente

2 – A Ocupação abaixo teve sua descrição alterada:

• Descrição atual da ocupação: Comerciante de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação independente
• Descrição a partir de 2019: Comerciante de artigos e alimentos para animais de estimação (pet shop) independente (não inclui a venda de medicamentos)

3 – Houve correção na redação da ocupação de “Viveirista Independente”, na qual passou a constar a incidência de ICMS.

4 – A partir de 2019 deixarão de ser autorizadas para o MEI as seguintes ocupações:

1. Abatedor(a) de aves independente
2. Alinhador(a) de pneus independente
3. Aplicador(a) agrícola independente
4. Balanceador(a) de pneus independente
5. Coletor de resíduos perigosos independente
6. Comerciante de extintores de incêndio independente
7. Comerciante de fogos de artifício independente
8. Comerciante de gás liquefeito de petróleo (glp) independente
9. Comerciante de medicamentos veterinários independente
10. Comerciante de produtos farmacêuticos homeopáticos independente
11. Comerciante de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas independente
12. Confeccionador(a) de fraldas descartáveis independente
13. Coveiro independente
14. Dedetizador(a) independente
15. Fabricante de absorventes higiênicos independente
16. Fabricante de águas naturais independente
17. Fabricante de desinfestantes independente
18. Fabricante de produtos de perfumaria e de higiene pessoal independente
19. Fabricante de produtos de limpeza independente
20. Fabricante de sabões e detergentes sintéticos independente
21. Operador(a) de marketing direto independente
22. Pirotécnico(a) independente
23. Produtor de pedras para construção, não associada à extração independente
24. Removedor e exumador de cadáver independente
25. Restaurador(a) de prédios históricos independente
26. Sepultador independente

O MEI que atuar em uma dessas ocupações deverá solicitar seu desenquadramento.

Fonte: Portal MEI

11/1/2019



Para evitar a declaração de inaptidão de sua inscrição, o contribuinte deve sanear as omissões de escriturações e de declarações dos últimos 5 anos.

A Receita Federal está intensificando as ações para declarar a inaptidão de inscrições no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de contribuintes que estejam omissos na entrega de escriturações e de declarações nos últimos 5 anos, em especial das Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

O Ato Declaratório Executivo (ADE) de inaptidão passará a ser publicado no sítio da Receita Federal na internet pela Delegacia da Receita Federal do domicílio tributário do contribuinte.

Estima-se que até 3,4 milhões inscrições no CNPJ sejam declaradas inaptas até maio de 2019.

Para evitar a declaração de inaptidão de sua inscrição, o contribuinte deve sanear as omissões das escriturações e declarações dos últimos 5 anos.

EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INAPTIDÃO:

De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 2016, a inaptidão do CNPJ produz diversos efeitos negativos para o contribuinte, como: o impedimento de participar de novas inscrições (art. 22), a possibilidade de baixa de ofício da inscrição (art. 29), a invalidade da utilização da inscrição para fins cadastrais (art. 45), a nulidade de documentos fiscais (art. 47) e a responsabilização dos sócios pelos débitos em cobrança (art. 48).

COMO IDENTIFICAR AS OMISSÕES:

O contribuinte pode consultar a existência de omissões na entrega de declarações no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no serviço “Certidões e Situação Fiscal”, nos itens “Consulta Pendências – Situação Fiscal”, com relação às obrigações acessórias não previdenciárias, ou a “Consulta Pendências – Situação Fiscal – Relatório Complementar” com relação às obrigações acessórias previdenciárias.

REGULARIZAÇÃO DAS OMISSÕES:

Para evitar a declaração de inaptidão de sua inscrição, o contribuinte deverá entregar todas as escriturações fiscais e as declarações omitidas relativas aos últimos 5 anos. Se o contribuinte deixar omissões não regularizadas e que não configurem situação de inaptidão, estará sujeito à intimação e ao agravamento das multas por atraso na entrega. É importante lembrar que os custos da regularização após a intimação serão maiores.

REGULARIZAÇÃO DA INAPTIDÃO:

Após a inaptidão ter sido aplicada, o contribuinte que efetivamente necessitar que a inscrição seja reativada deverá entregar todas as declarações omitidas indicadas na “Consulta Pendências – Situação Fiscal” e também as listadas no ADE de inaptidão. O contribuinte não poderá ter nenhuma omissão para obter a reversão da inaptidão.

Se as omissões que causaram a inaptidão decorrerem de problemas cadastrais, como falta da comunicação de baixa etc., o contribuinte deverá solicitar a correção de cadastro para obter a regularização da omissão e a anulação da inaptidão.

BAIXA POR INAPTIDÃO:

O contribuinte que permanecer inapto terá sua inscrição baixada assim que cumprido o prazo necessário para esta providência e as eventuais obrigações tributárias não cumpridas serão exigidos dos responsáveis tributários da pessoa jurídica.

Fonte: Blog Guia Tributário

11/1/2019



Com a reforma trabalhista e eSocial, aumentaram as expectativas para os colaboradores e empregadores dos quatro cantos do país, em contrapartida, incertezas sobre as penalidades e aplicações nos cacos do descumprimentos das regras e envio de informações sobre os dados dos empregadores/empresas e colaboradores para o eSocial.

Mas você sabe quais são essas penalidades?

Ao receber a notificação de auto de infração, a empresa ou empregador deverá solicitar a guia para recolhimento. Caso a data do pagamento informado esteja dentro do prazo de 10 dias apões o recebimento da notificação, o DARF será gerado com 50% de desconto.

Lembrando que o Ministério do Trabalho e a Fiscalização do Trabalho são isentos de qualquer responsabilidade por possíveis erros no preenchimento da DARF.


Fonte: Contadores

11/1/2019



Não há dúvida de que a sobrevivência das marcas está diretamente relacionada à forma com que elas se comunicam com seus clientes.

A consolidação dos dispositivos móveis e das redes sociais oferece grandes oportunidades para que empresas façam campanhas personalizadas, exatamente de acordo com as necessidades dos consumidores. Essa é uma oportunidade que nunca deve ser desperdiçada, porque, cada vez mais, ter estratégias de marketing eficientes significa fazer o cliente se sentir único e especial.

A partir dessa premissa é que entra em cena a comunicação omnichannel, uma estratégia simples, mas altamente eficaz em termos de personalização de conteúdo e marketing móvel, considerando que há 236 milhões de linhas de celulares em operação no Brasil, o que revela um mercado de grande potencial.

O omnichannel também oferece muitas possibilidades de personalização de conteúdo de acordo com os hábitos do cliente e da mensagem a ser transmitida. Enquanto o público mais idoso prefere mensagens por voz, os mais jovens gostam de ser contatados por meio de Facebook Messenger e notificações via push. Já as mensagens por SMS são a melhor opção para enviar cupons de desconto, ao passo que o e-mail é o canal ideal para enviar documentos.

Para realizar campanhas personalizadas e eficientes usando omnichannel, é necessário que as organizações trabalhem com inteligência os seguintes aspectos:

TIMING

Entregar a mensagem certa no momento certo é cada vez mais crucial para campanhas de marketing de sucesso. Um meio surpreendentemente eficaz para alcançar essa meta é o SMS. Com a ajuda de uma funcionalidade conhecida como geolocalização, é possível mandar mensagens de acordo com a localização do seu cliente. Outra ferramenta muito eficiente nesse aspecto são as notificações via push.

CANAL DE CONTATO

De maneira geral, todas as empresas precisam se comunicar com seus clientes para fazer ofertas e mensurar taxas de satisfação. Com o omnichannel, seu público consumidor pode entrar em contato com sua marca por meio de diferentes canais, e o contrário também é verdade. Dessa forma, a omnicanalidade ajuda as empresas a oferecer sempre um conteúdo feito sob medida para seus clientes, ao mesmo tempo em que lhes permite receber suporte rapidamente, o que aumenta a satisfação do consumidor.

RASTREABILIDADE DE DADOS

Utilizando uma plataforma integrada, a comunicação omnichannel permite que as equipes de marketing e vendas obtenham métricas para avaliar a penetração de suas campanhas. É possível rastrear esses dados utilizando técnicas simples, como a adição de uma UTM no fim de um link. Métodos mais sofisticados de análise de dados incluem big data e inteligência artificial. De qualquer forma, o objetivo é o mesmo: aproximar-se do cliente e fidelizá-lo.

Por fim, podemos concluir que a comunicação omnichannel é uma estratégia que tem potencial enorme, porque oferece diversos canais de contato eficientes e personalizados, com a possibilidade de obter métricas para aperfeiçoar ainda mais suas campanhas de marketing.

Fonte: Administradores

20/12/2018



De acordo com o Sebrae, o Brasil já soma mais de 5,5 milhões de micro e pequenas empresas. Esses negócios representam quase 95% do total de iniciativas privadas brasileiras e correspondem a 27% do PIB, um cenário que mostra como o empreendedorismo cresceu no país. As pesquisas, contudo, levantam um dado alarmante: a taxa de mortalidade dos empreendimentos desse porte também é grande. E entre os principais motivos para isso está a falta do planejamento para pequenas empresas.

Em outras palavras, adiantar-se e deixar o negócio preparado para dar os próximos passos de forma estratégica é uma boa alternativa para driblar as dificuldades que possam surgir. E se considerarmos que, de acordo com o Banco Central, a estimativa é de que o PIB feche 2018 com crescimento de 1,40% e passe por uma alta de até 2,5% ao longo do próximo ano, não é exagero pensar que 2019 pode trazer algumas ótimas janelas para o empreendedor. Mas você já está com tudo preparado para o próximo ano? Seu planejamento estratégico já está no papel e pronto para entrar em ação?

Se a resposta for não, está mais do que na hora de arregaçar as mangas e preparar o seu empreendimento para 2019. E se você já estiver com tudo pronto, revisar e conferir se nada ficou para trás não fará mal algum, certo?

5 dicas de planejamento para pequenas empresas

Para ajudá-lo, neste artigo separamos 5 itens que não podem faltar no guia da pequena empresa que quer garantir sua saúde financeira e vantagem competitiva no mercado. A partir destas dicas, você terá muito mais facilidade para projetar o futuro do seu negócio e conquistar excelentes resultados, sempre mirando em aproveitar ao máximo as oportunidades do novo ano que já está batendo à porta. Vamos lá?

1 – Faça uma retrospectiva de 2018

Antes de dar um passo à frente, sempre vale olhar para trás e fazer uma retrospectiva dos erros e acertos da empresa durante o ano que passou. Por isso, a primeira etapa do planejamento passa justamente por um resgate das grandes decisões, investimentos e experiências que o empreendedor teve ao longo de 2018. Isso é essencial para determinar o que deverá ser prioridade no ano seguinte, avaliando, por exemplo, o que pode ser feito de maneira diferente para corrigir ou aperfeiçoar algum processo.

Que tal conversar com a equipe e questionar se todos os objetivos traçados para 2018 foram atingidos, avaliar os resultados e estudar o desempenho da empresa diante das maiores dificuldades do período? Esse processo de autoanálise pode ajudar bastante na hora de visualizar como o empreendimento amadureceu durante o último ano. E não esqueça de considerar também as relações com os clientes, o custo de aquisição deles e a relação com os fornecedores e o mercado, pois, mesmo que olhar para dentro seja importante, ter um panorama da presença externa do negócio é indispensável.

2 – Tenha cuidado com o planejamento orçamentário

Que o orçamento é um instrumento muito valioso para planejar e monitorar a situação financeira empresarial ninguém duvida. Por isso, a segunda dica de ouro de planejamento para pequenas empresas é focar no plano orçamentário. Até porque é ele que controla, da forma mais precisa possível, as iniciativas operacionais e estratégicas do negócio, principalmente se considerarmos que sua previsão abrange o prazo mínimo de um ano. Em outras palavras, é a ferramenta ideal para uma projeção bem aproximada do que a empresa enfrentará no futuro.

Não é a toa que essa é uma das técnicas administrativas mais usadas pelas grandes instituições empresariais para auxiliar no alcance de seus objetivos. Isso sem contar que ela ajuda muito os gestores quando o assunto é estipular as metas para cada um dos setores e profissionais envolvidos nos processos diários. Mas cuidado: é fundamental que o orçamento seja levantado com muita atenção. Da mesma maneira que um plano bem executado pode alavancar os lucros de uma empresa, um planejamento malsucedido pode levá-la à falência.

3 – Faça um levantamento das limitações e dos pontos fortes da empresa

Assim como na etapa anterior, a próxima fase do planejamento também envolve o exercício de voltar os olhos para dentro da empresa. Isso porque é nesse momento que o empreendedor deve listar e avaliar seus pontos fortes e fracos. Afinal, ao reconhecer com honestidade os gargalos e as falhas de processo e, claro, os acertos, fica muito mais fácil direcionar seus esforços no caminho certo e melhorar a geração de resultados em curto prazo.

E lembre-se que, quando falamos em pontos fracos, deve entrar na lista tudo aquilo que, de alguma forma, foi entendido pela equipe com um projeto malsucedido. Isso inclui as negociações com potenciais clientes que não deram resultado, os clientes que deixaram a sua empresa, gargalos de produção ou qualquer tentativa infrutífera de conquistar certificações de qualidade, por exemplo.

Nesse contexto, uma ferramenta que pode ajudar bastante é a análise SWOT, sigla em inglês para forças (strengths), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Ela consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca.

Essa análise, como dissemos, leva em consideração também o ambiente externo, uma vez que ele influencia de forma dinâmica e contínua as ações empresariais. É por isso que questões como crises financeiras, surgimento de novas leis e mudanças de hábitos de consumo devem ser pensadas com antecedência.

4 – Tenha coerência na hora de estabelecer as metas

Se neste ponto você já sabe em quais processos a sua empresa vem acertando e em quais aspectos precisa melhorar, então já está pronto para o próximo passo: estabelecer as metas para o próximo ano. E essa é uma das etapas mais delicadas de todo o planejamento para pequenas empresas, principalmente aquelas em que os profissionais, às vezes até mesmo por falta de experiência, acabam traçando metas muito difíceis de serem alcançadas ou fora da realidade do negócio.

Aqui, é fundamental que o empreendedor, junto de suas equipes, estipule metas realistas. É verdade que pensar grande nunca fez mal para ninguém, mas quando falamos das diretrizes que vão ser responsáveis por guiar toda uma empresa e seus colaboradores, é preciso manter os pés no chão e focar em resultados plausíveis.

Dito isso, vale apostar em aumentar a quantidade de clientes ativos, incrementar o faturamento em uma porcentagem específica, expandir a empresa ou até mesmo desenvolver um novo produto ou serviço, por exemplo. Sem esquecer que essas metas podem ser direcionadas também aos processos internos, como manter as contas em dia e reduzir as despesas.

5 – Conte com o suporte da tecnologia

E para encerrar nossa lista, é importante ressaltar que todo o planejamento, as metas e as análises de pouco vão adiantar se os empreendedores não desenvolverem também a cultura de monitorar os resultados. Afinal de contas, essas informações sempre vão funcionar como base para comparação das métricas e dos indicadores ao final de cada período, ajudando a empresa a visualizar com mais facilidade o quanto se avançou e se conquistou de acordo com o planejado.

Para que isso seja possível, ter o suporte de uma tecnologia que englobe todos os setores da empresa é indispensável. A boa notícia é que, hoje em dia, os softwares ERP são a melhor solução tanto para quem deseja ter históricos completos quanto para quem deseja monitorar de perto os resultados em tempo real - ainda mais quando essas soluções são desenvolvidas exclusivamente para as pequenas empresas.

Fonte: Rede Jornal Contábil

20/12/2018



A fiscalização das empresas optantes pelo Simples Nacional, no que se refere aos aspectos trabalhista, metrológico, sanitário, ambiental, de segurança e de uso e ocupação do solo das microempresas e empresas de pequeno porte deverá ter natureza prioritariamente orientadora, quando a atividade ou situação, por sua natureza, comportar grau de risco compatível com esse procedimento.

Será observado o critério de dupla visita para lavratura de autos de infração, salvo quando for constatada infração por falta de registro de empregado ou anotação da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, ou, ainda, na ocorrência de reincidência, fraude, resistência ou embaraço à fiscalização.

A inobservância do critério de dupla visita implica nulidade do auto de infração lavrado sem cumprimento ao previsto, independentemente da natureza principal ou acessória da obrigação.

Fonte: Blog Guia Trabalhista

20/12/2018



A Resolução CGSN nº 144 divulgou os sublimites vigentes para efeito de recolhimento de ICMS e ISS no Simples Nacional no ano-calendário de 2019, com os seguintes valores:

• R$ 1.800.000: Acre, Amapá e Roraima
• R$ 3.600.000: demais Estados e Distrito Federal

Não houve modificações com relação aos sublimites válidos em 2018. A Resolução CGSN nº 143 dispôs sobre:

Parcelamento de débitos do simples nacional

Até 31 de dezembro de 2019 a Receita Federal continua autorizada a acolher somente um pedido de parcelamento por ano calendário da empresa optante pelo Simples Nacional, podendo incluir débitos já parcelados anteriormente.

Ocupações do MEI

Na lista de ocupações autorizadas a inscrever-se como Microempreendedor Individual (MEI), houve as seguintes modificações:

1 - Em virtude de nova versão dos códigos da CNAE a partir de 2019, duas ocupações foram desmembradas, como segue:

Ocupações suprimidas:

• Comerciante de peças e acessórios para motocicletas e motonetas independente
• Proprietário(a) de bar e congêneres independente

Ocupações incluídas:

• Comerciante de peças e acessórios novos para motocicletas e motononetas independente
• Comerciante de peças e acessórios usados para motocicletas e motononetas independente
• Proprietário(a) de bar e congêneres, sem entretenimento, independente
• Proprietário(a) de bar e congêneres, com entretenimento, independente

2 - A Ocupação abaixo teve sua descrição alterada:

• Descrição atual da ocupação: Comerciante de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação independente
• Descrição a partir de 2019: Comerciante de artigos e alimentos para animais de estimação (pet shop) independente (não inclui a venda de medicamentos)

3 - Houve correção na redação da ocupação de “Viveirista Independente”, na qual passou a constar a incidência de ICMS.

4 - A partir de 2019 deixarão de ser autorizadas para o MEI as seguintes ocupações:

1. Abatedor(a) de aves independente
2. Alinhador(a) de pneus independente
3. Aplicador(a) agrícola independente
4. Balanceador(a) de pneus independente
5. Coletor de resíduos perigosos independente
6. Comerciante de extintores de incêndio independente
7. Comerciante de fogos de artifício independente
8. Comerciante de gás liquefeito de petróleo (glp) independente
9. Comerciante de medicamentos veterinários independente
10. Comerciante de peças e acessórios para motocicletas e motonetas independente
11. Comerciante de produtos farmacêuticos homeopáticos independente
12. Comerciante de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas independente
13. Confeccionador(a) de fraldas descartáveis independente
14. Coveiro independente
15. Dedetizador(a) independente
16. Fabricante de absorventes higiênicos independente
17. Fabricante de águas naturais independente
18. Fabricante de desinfestantes independente
19. Fabricante de produtos de perfumaria e de higiene pessoal independente
20. Fabricante de produtos de limpeza independente
21. Fabricante de sabões e detergentes sintéticos independente
22. Operador(a) de marketing direto independente
23. Pirotécnico(a) independente
24. Produtor de pedras para construção, não associada à extração independente
25. Proprietário(a) de bar e congêneres independente
26. Removedor e exumador de cadáver independente
27. Restaurador(a) de prédios históricos independente
28. Sepultador independente

O MEI que atue nessas atividades terá que solicitar seu desenquadramento no Portal do Simples Nacional.

O desenquadramento de ofício dessas ocupações, por parte das administrações tributárias, poderá ser efetuado a partir do segundo exercício subsequente à supressão da referida ocupação.

SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL

Fonte: Fenacon

20/12/2018



O domínio das finanças é vital para qualquer negócio. Para o sucesso de um projeto ou da criação de uma empresa, é preciso, antes de mais nada, que seja feito um planejamento estratégico de forma bem estruturada. Este planejamento deve englobar todas as premissas que irão nortear a elaboração do orçamento, que nada mais é do que uma projeção do fluxo de caixa e da DRE (demonstração do resultado da empresa).

O planejamento estratégico deve abranger todos os investimentos de curto e longo prazo, incluindo o custo de implantação de projetos, o quanto eles irão gerar de receita para a companhia e qual será o prazo necessário para a implantação, de modo que possa ser analisado se este prazo é viável, conforme os recursos financeiros disponíveis na empresa.

Para a conclusão do orçamento, é preciso também estimar a geração de receita para os próximos anos, com um estudo detalhado de reajuste de preços e demanda/comportamento do seu setor de atuação, além de fatores externos, como situação econômica, concorrência, evolução tecnológica, entre outros.

Por fim, é preciso projetar todos os custos fixos, variáveis e as despesas operacionais, ou seja, aquelas que são fundamentais para a concretização e continuidade do negócio, como gastos com funcionários/colaboradores, despesas administrativas, impostos e outros.

A consolidação deste planejamento é muito importante para o gestor da empresa, pois possibilita analisar, após a geração do fluxo de caixa e da DRE, se a empresa tem uma boa perspectiva financeira futura e se a chance de crescer é factível. Ou seja, é possível prever se nos próximos anos a geração de receita será suficiente para arcar com todos os custos e as despesas, gerar lucro e ainda remunerar o acionista que aportou recursos financeiros e quer o seu retorno sobre o investimento.

Após a finalização do planejamento, o gestor deve verificar mensalmente se a projeção orçamentária, de fato, se traduziu no fluxo de caixa. Ou seja, se o previsto realmente foi realizado. Além disso, é importante analisar todos os desvios, para entender se a empresa está seguindo o rumo certo ou não. Finalmente, com a contabilização de toda a operação da empresa, o gestor poderá constatar, através de indicadores econômico-financeiros, se a companhia está em boa situação, se o prognóstico futuro é positivo e se ela vai crescer de forma sustentável.

Estes indicadores ajudam o gestor a verificar, por exemplo, se a empresa tem saúde financeira para arcar com todos os custos e despesas no curto e no longo prazo; se o grau atual de endividamento da empresa não demanda a captação de novos recursos e empréstimos de terceiros, o que aumenta o risco operacional; e se a taxa de rentabilidade da empresa está em linha com o esperado pelos acionistas.

Como podemos ver, saber lidar com todos os aspectos financeiros que giram em torno de uma empresa é determinante para sua gestão. É imprescindível entender o negócio com um jogo, que pode sofrer alterações e viradas a qualquer momento. Daí a importância de ter este planejamento minucioso. Caso haja imprevistos, a companhia estará preparada para mudar de estratégia e impedir uma possível crise.

Fonte: Contadores

14/12/2018



O QUE É O eSOCIAL?

O eSocial é um projeto do governo que unifica todas as informações trabalhistas e previdenciárias, ele tem o objetivo de facilitar o recolhimento e consulta de dados concentrando em um único local as informações que o governo precisa saber em relação a sua empresa.

QUAL A FINALIDADE DO GOVERNO COM O eSOCIAL?

O eSocial é apenas um vértice de todo o projeto de sped que o governo tem, nesse projeto ele já vinha reunindo muitas informações sobre as empresas.

O governo já tinha por exemplo as informações contábeis, fiscais entre outras
.
Com a chegada do eSocial ele passa também a ter acesso às informações trabalhistas de forma unificada.

QUAL O GRANDE PROBLEMA DO eSOCIAL?

Como acontece em todo novo projeto as empresas e as contabilidades que prestam serviço estão sendo oneradas para que seja possível entregar os primeiros projetos do eSocial.

Isso acontece porque toda mudança sofre um processo de adaptação, imagine como era a situação antes do eSocial, as empresas tinham informações completamente espalhadas o que tornava o recolhimento extremamente dificultoso.

Por exemplo, algumas informações sobre sócios não eram necessárias até que o eSocial passou a exigi-las para controle.

Hoje os cadastros do eSocial são muito mais completos, disponibilizam informações completas sobre os colaboradores da empresa e com isso inicia-se o controle também da medicina do trabalho do colaborador, desde atestados e exames médicos, tudo passa a ser controlado dentro do eSocial.

Com a exigência de tantas informações diferentes o governo achou por bem que o eSocial fosse inserido através de um processo com diferentes fases.

Isso possibilita estabelecer prazos para cada tipo de entrega a ser feita.

Segmentando as informações as empresas conseguem entregar de forma mais calma e eles recebem as informações de maneira mais ordenada.

Para saber exatamente quais são as fases do eSocial para a sua empresa basta acessar o site oficial do eSocial, lá encontrará cada uma delas.

O QUE É PRECISO ENTENDER EM RELAÇÃO AO ESOCIAL?

Um ponto crucial que as empresas devem entender é que a contabilidade não conseguirá fazer o eSocial sozinha, sem a ajuda direta do seu cliente.

Como são solicitadas muitas informações o profissional contábil precisa de ajuda para obtê-las e também precisa haver um processo de adaptação aos novos modelos, entre eles o que deve fazer em relação a destinar férias de um colaborador, os prazos que você tem para fazer o registro e tudo mais.

Com o eSocial não é mais possível para o empresário conceder férias a um colaborador e registrá-las no final do mês.

É preciso entender que é necessário seguir as regras e esse processo de adaptação junto com as fases citadas acima ajudará ao empresário a compreender que precisa adotar uma nova postura em relação a parte trabalhista da sua empresa.

Mas temos também uma contrapartida, com o eSocial o governo poderá dar multas para as empresas que não seguirem as diretrizes.

O governo tem autoridade para exigir desde a informação que tem que ser inicialmente prestada, o modo como essa informação será prestada, o momento em que deve ser prestada e até apontar irregularidades que forem identificadas.

Por exemplo, uma irregularidade trabalhista dependia da fiscalização do ministério do trabalho, que teria que ir até a empresa, hoje esse cenário já mudou.

A ausência de uma documentação relativa a parte do ministério do trabalho no que tange a segurança do trabalho poderá trazer problemas a empresa a curto prazo?

Sim, pois a informação estará disponível de maneira online, consequentemente a empresa corre o risco de ser penalizado de forma automática.

É essencial a compreensão de como o governo está mudando todo esse processo.

As informações relativas a débitos são processadas de maneira muito mais rápida, mas não será muito diferente do que já está acontecendo hoje.

Atualmente já contamos com uma velocidade muito maior no processamento de informações e cobrança de empresas, e isso tende apenas a se intensificar.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE eSOCIAL?

O primeiro ponto que deve ser compreendido pelo empresário é que ele precisa colaborar ativamente com o trabalho do contador, só assim o profissional contábil que atende a empresa vai conseguir fazer o eSocial da sua empresa.

O segundo ponto é essencial para que tudo seja feito de modo correto, não se pode deixar de lado as fases do eSocial, se deixar para a sua empresa correr atrás das informações com prazos muito curtos não terá tempo hábil de entregar e isso será um problema.

Todos os prazos pré-estabelecidos para entrega do eSocial não devem ser prorrogados, por isso a importância de seguir de forma correta o cronograma, essa disciplina e organização livrará a sua empresa de futuros problemas.

É preciso mudar a sua postura em relação a sua empresa, em relação ao que você manda para a contabilidade, quando você manda e como você manda.

Se mandou a informação de forma incompleta não será possível para o escritório contábil fazer o serviço, desse modo a sua empresa vai ficar irregular com funcionários sem registro e isso pode gerar problemas para você.

Inicialmente haverá um trabalho mais “pesado”, porém, depois que tudo estiver funcionando e organizado o eSocial trará muitos benefícios.

As informações dos seus colaboradores, as informações importantes da sua empresa estarão atualizadas junto ao governo.

E isso permite também a todos aqueles que querem e têm a devida permissão o acesso a informações mais organizadas e precisas, todos farão isso de uma forma muito mais prática pois o eSocial unifica todas essas informações.

Não deixe tudo para última hora, tome os devidos cuidados para que a sua empresa não fique irregular e se beneficie com a chegada do eSocial.

Fonte: Rede Jornal Contábil

14/12/2018



Para continuar a serem relevantes para os consumidores, os programas de fidelidade precisam entender e identificar os fatores mais importantes de engajamento. Por muitos anos, usar estratégias de fidelização por meio dessa ferramenta foi sinônimo da acumulação de pontos para obtenção de descontos em produtos, mas a realidade hoje é outra.

Atualmente, 51% dos participantes de programas de fidelidade globais, pesquisados pela Nielsen, empresa global de informação, dados e medição, afirmam que os descontos estão entre os três benefícios mais valorizados, seguidos por recompensas monetárias na forma de reembolso ou devolução de dinheiro. A grande questão, porém, é que ofertas genéricas geram pouco resultado.

Em 2015, o varejo brasileiro desperdiçou R$ 11 bilhões com promoções desnecessárias (de produtos que seriam comprados a preço cheio). Além disso, um outro estudo, da Hello Research, mostra que apenas 32% se recordam de ações promocionais nos supermercados, mostrando que, na maior parte dos casos, essas ações têm pouca relevância junto ao público.

Por este motivo, é preciso desenvolver promoções que sejam relevantes para cada consumidor, individualmente. Hoje, o uso de big data e Analytics permite identificar não somente perfis de compra, mas desenvolver iniciativas personalizadas que geram resultados até mesmo em segmentos em que é praticamente impossível gerar demanda.

Um ponto curioso é que as pessoas têm uma característica marcante: se acostumam rapidamente com as vantagens que recebem. Um bônus, desconto ou uma promoção causam grande satisfação na primeira vez em que acontecem, mas, em pouco tempo, se tornam “mais do mesmo”. Aquilo que era um diferencial se torna, rapidamente, o mínimo esperado das empresas. O mesmo acontece com os programas de fidelidade.

Tradicionalmente, os programas foram estruturados a partir do uso de uma única alavanca promocional (tipicamente, os descontos). O ponto é que o engajamento com a utilização dessa alavanca vai decrescendo ao longo do tempo: se, por exemplo, um investimento X em um programa de fidelidade gerava em um primeiro momento um engajamento de 40% dos clientes, posteriormente esse resultado cai para 15%. Por isso, é preciso aumentar os investimentos em outras iniciativas para continuar a estimular o cliente.

Descontos, cashback, serviços, conveniência, crédito: não importa qual seja o benefício, com o tempo, os consumidores exigem cada vez mais. Evidentemente, em algum momento o programa monoalavanca deixa de gerar resultado, provocando um novo dilema para as organizações. Como descontinuá-lo sem frustrar e afastar o público-alvo de sua marca?

Em nosso entender, a solução passa pelo uso intensivo de tecnologia e por uma abordagem multialavanca. Nesse caso, o desafio do CRM passa a ser o entendimento das principais formas de estimular o consumo para cada pessoa, individualmente. Cada indivíduo tem um mix diferente de motivadores de decisão de compra e, por isso, ferramentas como cashback, serviços e descontos têm impactos diferentes.

Dessa forma, uma estratégia com múltiplas alavancas de atração aumenta a flexibilidade do varejo em suas ações e gera alta eficiência operacional e promocional, ao mesmo tempo em que permite manter os custos sob controle.

Fonte: Administradores

14/12/2018



Se o fluxo de caixa é a força vital de um negócio, entender as tendências de vendas é o seu coração. Todo proprietário de um negócio precisa compreender o valor que esses dados têm, especialmente em épocas de altas volatilidade como o final do ano, momento em que os varejistas ganham 30% ou mais de suas vendas anuais.

Tendências de venda ou padrões ajudam a identificar oportunidades e problemas. Quando feito de maneira bem-sucedida, elas são subsídios a decisões como onde alocar a verba de marketing, precificação, necessidades de estoque, desenvolvimento e evolução.

Determine o crescimento ou a perda em relação ao mesmo período do ano anterior

O acompanhamento das vendas mês a mês e também no acumulado do ano e em relação aos anos anteriores, comparado com as suas previsões, é a peça fundamental para o sucesso do seu negócio. Se você não estiver rastreando as suas vendas e as comparando com o que você já fez em outros momentos, então será impossível determinar se você está tendo sucesso ou não.

Defina metas de vendas

Como em todo rastreamento, você precisa definir metas de vendas que estejam de acordo com a realidade e os objetivos do seu negócio. Olhe para o índice mínimo, mas tome cuidado e perceba como os resultados das vendas foram alcançados.

Por exemplo: você só vende um produto com sucesso abaixo de um determinado preço? Essa informação torna-se essencial para a sua estratégia de preços – que pode resultar em um maior volume de vendas.

Rastreie as margens de lucro

Você também precisa olhar de perto as suas margens de lucro – elas são realistas para você e para os seus consumidores? Comparar as vendas atuais com as de meses ou anos anteriores habilita você a identificar tendências. Isso é fácil de ser feito com uma boa ferramenta de relatórios. Talvez as suas vendas tenham crescido porque você ganhou um novo cliente valioso ou porque introduziu um novo produto popular na sua linha.

Seja qual for a razão, entendê-la vai permitir que você capitalize a oportunidade que se apresenta. Se o novo cliente é uma indústria de um segmento pouco explorado, então talvez você possa oferecer os mesmos serviços e produtos para outras empresas do mesmo setor. Se a nova linha de produtos é tão popular, será que as linhas antigas continuam sendo viáveis?

Por outro lado, suas vendas podem ter encolhido porque você perdeu um bom vendedor ou porque você aumentou os seus preços. Se for possível entender os motivos então você pode resolver o problema. Você precisa de um vendedor mais experiente ou precisa de um programa mais eficiente para reter aqueles que atualmente já estão com você? O que o seu preço diz?

As tendências de vendas oferecem uma grande quantidade de informações valiosas. Basta que você as analise e use em seu benefício.

Fonte: Rede Jornal Contábil

14/12/2018



As expectativas para a economia em 2019 são moderadas, mas positivas. A previsão dos especialistas é que o país cresça entre 2% e 3% no próximo ano.

Para as empresas, isso significa que é preciso continuar cortando custos, mas é um bom momento para investir assertivamente no que vai fazer seu negócio crescer. Outro item que vai ser o diferencial de muitos negócios em 2019 é a inovação. Cada vez mais, o mercado dará espaço para empresas criativas e focadas no sucesso do cliente.

Neste artigo, separamos 4 dicas que vão te auxiliar a começar 2019 com tudo:

1. Faça um balanço de 2018

O primeiro passo para encontrar oportunidades de crescer no próximo ano é analisar os números de 2018 e de outros anos anteriores. Para isso, faça um balanço de resultados e faça uma análise de maneira inteligente.

Não olhe apenas para o faturamento. Analise seus custos fixos, veja quais foram os produtos mais vendidos, verifique como foi o giro de estoque de cada SKU. Com base nessa análise, você consegue ver oportunidades de enxugar o estoque e o mix para aumentar as vendas, por exemplo, e outras possibilidades de redução de custos.

A ideia aqui é encontrar quais são os pontos fortes da sua lucratividade e o que realmente agrega valor ao seu negócio.

2. Dê atenção especial à sua equipe

Já falamos que a inovação é o diferencial das empresas que se destacam em cenários de crise, certo? Mas, muitas empresas negligenciam o que deve ser o foco desse processo: as pessoas. A sua empresa é, de fato, a somatória das pessoas que a compõem. Por isso, investir em sua equipe é investir no crescimento do seu negócio.

Para entrar em 2019 com o pé direito, é preciso avaliar a produtividade da sua equipe, verificar o desempenho individual de cada membro, observar se é hora de ampliar o time. Mas, principalmente, organize seu planejamento orçamentário para investir na capacitação dos colaboradores e no desenvolvimento de suas habilidades.

3. Use a tecnologia a favor da sua empresa

Já faz alguns anos que a transformação digital impacta a gestão e a organização de empresas de todo porte. A cada dia, fica mais claro que os negócios que não se adaptarem a esse cenário serão engolidos pelo mercado.

Se a sua empresa ainda não entrou de vez nessa era, 2019 é sua última chance. Para crescer, você precisa ter dados assertivos.

Ou seja: é hora de dar adeus às planilhas de controle financeiro e de outros pontos da gestão e investir em uma solução adequada para as necessidades do seu negócio. Isso vai te ajudar a poupar tempo, enxugar custos e ampliar sua lucratividade.

4. Entenda quem é o seu cliente

Conectar-se com o seu cliente é o segredo para o sucesso. Para tanto, invista em entender o seu perfil e crie ações aderentes à sua realidade. Por exemplo: quais sazonalidades fazem sentido para o seu cliente? Quais produtos podem ser vendidos como um combo? Em que períodos do ano seu cliente precisa de descontos?

Ter essa inteligência é importante para o seu planejamento e o seu posicionamento. Na verdade, todos os dados do seu negócio, se bem analisados, podem trazer excelentes insights para impulsionar o seu crescimento em 2019.

Conclusão

Os dados nunca foram tão importantes para o crescimento das empresas quanto são agora. A gestão guiada por dados é a chave para a assertividade na tomada de decisões e, consequentemente, a redução de custos e o aumento de rentabilidade.

Fonte: Administradores

7/12/2018



No período de 10 a 28 de dezembro de 2018, os contribuintes optantes pelo Programa Especial de Regularização Tributária (Pert) – demais débitos (inciso II do § 1º do art. 4º da Instrução Normativa RFB nº 1.711, de 2017) deverão prestar as informações necessárias para a consolidação do parcelamento.

O contribuinte deverá indicar os débitos que serão incluídos no parcelamento, a quantidade de parcelas pretendidas e o valor dos créditos de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) ou de outros créditos próprios, passíveis de utilização na modalidade, se for o caso.

Se no momento da opção pelo Pert o contribuinte indicou indevidamente modalidade para a qual não possui débitos a serem parcelados, será possível a correção da modalidade.

Os contribuintes que não prestarem as informações para a consolidação ou não pagarem o saldo devedor vencido até dezembro de 2018 serão excluídos do programa.

Fonte: Blog Guia Tributário

7/12/2018



Desde janeiro de 2017, todas as indústrias, equiparados industriais e estabelecimento atacadista deverão enviar à Receita Federal, mensalmente, informações sobre o consumo da produção, estrutura de produtos entre outras informações. O principal objetivo com esta alteração é melhorar o controle sobre os contribuintes. Por meio desses dados, o fisco conseguirá “fechar o ciclo” das informações e, receberá indicações dos estoques desde a compra da matéria-prima até a elaboração do produto final.

Em função das mudanças trazidas pela nova exigência, as empresas deverão avaliar os principais impactos que poderão sofrer em seus processos produtivos e realizar alterações necessárias. O Bloco K terá impacto, principalmente, nas áreas de logística, engenharia e produção.

Qual será a exigência deste bloco?

Bloco K é o Livro de Registro de Controle da Produção:

  • A entrega deste bloco começará em JANEIRO/2019, e deverá ser mensal ou o período mais curto da apuração do ICMS ou IPI.

  • Este bloco se destina a informações de consumo (quantidade) da produção, insumos consumidos como: matéria prima, material de embalagem.

  • Deverá ser apresentado no arquivo do EFD-ICMS/IPI.

Veja os prazos para entrega:



Conclusão

Algumas empresas não possuem o controle da produção e dos estoques e, a partir de 2019, terão que se ajustar a esta nova realidade exigida pelo fisco. No caso das empresas que não possuem os controles exigidos, será necessário criá-los do zero, e isso envolve desde o mapeamento do processo produtivo, das movimentações de estoque, das perdas ou quebras, movimentações existentes com terceiros, até os ajustes de inventário, compras, vendas e outras operações. Em alguns casos, será necessário rever a cultura da empresa em relação a alguns processos, além de uma boa solução tecnológica.

Fonte: Rede Jornal Contábil

7/12/2018



Existe um modismo que a melhor maneira de engajar colaboradores é mantê-los motivados no ambiente de trabalho, mas a tal motivação é algo que ninguém consegue criar por ser individual. Todos temos nossas motivações naturais. Salário, benefícios, desemprego, família, são alguns motivadores que possuímos naturalmente e deveriam ser suficientes para despertar a vontade de produzir com qualidade.

Mas, a verdadeira e única forma de manter seus colaboradores engajados é permitir que todos se sintam parte das soluções e entendam que seu trabalho – independente da função – é um elo importante para o resultado do negócio.

Quando contratamos um novo colaborador, criamos um ambiente de festa pela sua chegada. Muitas empresas possuem Kit de boas-vindas, todos são receptivos, há uma supervisão próxima que acompanha os seus primeiros passos dentro da empresa, fala-se sobre a grandeza da empresa e seus produtos e serviços e todo o ambiente é contagiante.

Do outro lado, cada novo colaborador sente a alegria de ter conseguido a vaga, está disposto a fazer o melhor, se encanta com o ambiente receptivo e tem alegria de acordar toda a manhã para trabalhar.

O grande problema é que com o passar do tempo todo esse ambiente desaparece em meio a fofocas, liderança fraca, abandono profissional, a quase proibição de opinar ou sugerir algo, falta de perspectiva de desenvolvimento profissional e principalmente, o sentimento de que você é pago apenas para trabalhar e não para dar palpites.

Profissionais de recursos humanos tem papel fundamental na preservação do ambiente inicial onde todos são cativados a pensar e produzir em uma só direção, não permitindo que haja essa gangorra de sentimentos. Precisam reaprender a ouvir, sorrir, desafiar colaboradores a participarem indicando problemas e soluções.

Na maioria das vezes 90% das soluções de problemas estão dentro de casa. Muitos contratam consultorias para apresentarem soluções que os próprios colaboradores já sabiam, mas que ninguém permitiu que apresentasse.

Portanto, a única forma de ter uma equipe coesa, participante, vibrante e com vontade de fazer é engajando todos nos processos internos do negócio. Convoque a equipe apresente as dificuldades e desafie-os a apresentar as soluções. Deixe claro que cada sugestão será avaliada no aspecto tempo, financeiro e de eficácia antes de ser implementada. Premie as melhores sugestões mesmo que não sejam aproveitadas demonstrando que a participação foi bem recebida. Abra um canal de comunicação permanente com seus colaboradores. Monitore e treine as lideranças para que esse processo seja disseminado e mantido dentro do negócio.

Empresas não precisam de colaboradores motivados, mas engajados nos objetivos do negócio, participando ativamente dos processos sentindo-se vivos, de novo, como se tivessem começado ontem na sua empresa.

Fonte: Administradores

7/12/2018



As empresas que fazem parte do segundo grupo da EFD-Reinf (com faturamento até R$ 78 milhões em 2016) devem estar atentas à aproximação do prazo para apresentação da obrigação. A partir de 10 de janeiro de 2019, esses contribuintes já deverão prestar as informações ao sistema.

Diante das constantes alterações de cronograma pelas quais passou a EFD-Reinf, dúvidas surgem quanto aos prazos das próximas entregas. Por esta razão, cabe relembrar as datas válidas:

  • 1º grupo: empresas do primeiro grupo devem continuar enviando seus eventos normalmente, até o dia 15 do mês subsequente.

  • 2º grupo: a partir das 8 horas de 10 de janeiro de 2019, referentes aos fatos ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2019;

  • 3º grupo: a partir das 8 horas de 10 de julho de 2019, referentes aos fatos ocorridos a partir de 1º de julho de 2019; e

  • 4º grupo: em data a ser fixada em ato da Receita Federal do Brasil.

Importante destacar que as empresas devem enviar os eventos até o dia 15 do mês subsequente. Caso o último dia previsto para a entrega não seja útil, a transmissão deve ser antecipada para o último dia útil anterior.

A mais recente mudança em relação ao calendário da EFD-Reinf deu-se por meio da Instrução Normativa RFB nº 1.842/2018, que alinhou a entrega dessa obrigação ao eSocial.

Evite penalidades, atrasos na entrega e as pesadas multas por erro na escrituração digital!

Fonte: Rede Jornal Contábil