27/12/2021



Com o final do ano, é comum querer planejar um novo ciclo com metas a conquistar nos próximos 365 dias.

Para que tudo ocorra conforme o esperado, é importante montar ações para cada pilar do seu negócio: finanças, marketing, vendas, pessoas e estratégias. Confira algumas dicas.

Controle de caixa

O controle financeiro é algo sério, por isso, terminar o ano com um balanço geral, ajuda a controlar melhor o que está por vir, e a separar valores para fluxo de caixa, investimentos, despesas e estoque.

Ter as entradas e saídas de caixa organizadas é essencial, dando à empresa uma previsão do que pode ou não arriscar, e até promoções que pode ou não fazer. Ter capital de giro para manter o negócio e estar em dia com as contas é básico para quem quer trabalhar com números de resultados.

Alguns fatores preveem maior capital de giro, como compras à vista, estoque grande de mercadorias, redução de prazos de pagamentos, entre outras. O que também deve ser colocado em dia é o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), que apresenta as depreciações e a visibilidade do negócio, e prevendo a margem necessária para cobrir as despesas de operações. É o chamado Ponto de Equilíbrio da empresa, que é importantíssimo avaliar periodicamente. Tendo os custos visíveis, monitore os números para tentar reduzir a proporção com relação aos lucros.

Projetar as vendas

Outra dica bacana é projetar as vendas e as entradas mês a mês, e fazer as cobranças necessárias a fim de diminuir o índice de inadimplência. Fazer uma tabela de clientes e os potenciais clientes, tíquete médio consumido na loja, para avaliar o ano e fazer destes números uma meta a ser superada em 2019.

O passo seguinte será definir ações para os colaboradores, atualizar tabela de preços, descontos e qual será o investimento em marketing necessário. A sazonalidade do ano também deve ser prevista, se o seu produto tem melhores e piores períodos de vendas, se planeje para isso.

Marketing

Aproveite o ano novo também para fortalecer seu marketing e até testar novos canais de vendas, analisando o mercado para direcionar suas ações e atrair ainda mais clientes.

Para isso, é interessante analisar pontos positivos e negativos do seu nicho de atuação, avaliando as ameaças e oportunidades do negócio.

Aposte na disseminação de informação através das redes sociais, pois é um canal dinâmico e permite atingir um número considerável de pessoas.

Mas prepare-se para com um planejamento para gestão de crises, como reclamações, e atendimento ao cliente. Ao mesmo tempo, são as redes grandes aliadas no atendimento e relação direta com o consumidor. É fundamental estar presente e ter boa repercussão, para a disseminação do produto ou serviço oferecido.

Aplicativos de chat também podem dar suporte ao atendimento e manter seu cliente sempre atualizado com as novidades e promoções da loja.

O ambiente e as pessoas

Se a ideia é fazer ajustes na equipe, agora é o momento, para já iniciar um novo ano com pessoas capacitadas e dispostas a fazer o negócio funcionar. O custo dos colaboradores durante o ano também deve ser estimado, para planejar pontos de melhoria e economia.

Na hora de contratar, se certifique que a pessoa está qualificada e disposta a assumir a responsabilidade, e se ela tem perfil para o negócio. Apostar em horários de produção mais flexíveis ou benefícios ao funcionário é interessante para torná-lo mais ativo e feliz durante o seu ofício.

O ambiente de trabalho também pode receber um upgrade para motivar ainda mais os funcionários e fazer com que eles trabalhem motivados é fundamental. Além disso, deixe sempre o espaço aberto para o diálogo, iniciativas e sugestões dos colaboradores, para eles se sentirem parte do todo.

Portanto, termine 2021 com tudo organizado e se permita ousar em pontos possíveis no próximo ano. É uma habilidade do empreendedor encontrar
nas dificuldades uma oportunidade para fazer melhor e planejar é sempre o melhor caminho.

Fonte: Empresarial

27/12/2021



O mundo econômico, em 2022, será guiado, principalmente, por uma variável: inflação. Passamos de uma realidade deflacionária para uma inflacionária, com os bancos centrais se vendo obrigados a aumentar juros, principalmente nos Estados Unidos e nos países em desenvolvimento. Até mesmo o presidente do banco central norte-americano, admitiu que terá de acelerar o processo de retirada dos estímulos e, consequentemente, aumentar os juros no decorrer do próximo ano.

Muitas causas contribuíram para esta mudança. Antes de tudo, a enxurrada de recursos aplicados pelos bancos centrais nas economias – quanto mais moedas circulando, menor valor elas têm. Contudo, esta não é uma causa que explica todo o processo, pois a política monetária expansionista já existe desde a crise imobiliária estadunidense, e, mesmo com muita liquidez, o mundo conseguia manter a inflação baixa.

O que conta mesmo são fatores estruturais, que começam a fazer efeito. O primeiro é o esgotamento do crescimento explosivo da economia chinesa. Já não é possível continuar a inundar o planeta de produtos baratos como outrora, em razão da falta de mão de obra excedente e da chegada ao limite da produtividade. Além disso, a guerra comercial entre o gigante asiático e os Estados Unidos começa a fechar as portas para o mercado e romper elos da cadeia produtiva – nos dois casos, gerando um processo inflacionário claro.

A tecnologia já esgotou boa parte do seu processo desinflacionário. Ao trocar o aluguel de filmes por streaming, economizamos bastante. Agora, não parece haver uma nova onda que possa manter esta pressão de preços para baixo. O mesmo podemos dizer da demografia: as populações mais jovens poupam mais e gastam menos, enquanto as mais idosas gastam o que pouparam. Quanto mais poupança, menos inflação. Com o envelhecimento das pessoas, teremos um mundo mais propenso à inflação. Os países em desenvolvimento já mostram uma clara tendência a convergir com as nações mais ricas: um povo, em média, mais velho.

Um último ponto é a transformação das matrizes energéticas em energia limpa. O processo é caro. Na China, que usava primordialmente carvão, a mudança será significativa. Para produzir o mesmo item, será necessário um custo bem maior. Isso encarece o preço médio de toda a economia, que, consequentemente, alimenta a inflação.

Todos estes fatores farão com que alguns bancos centrais iniciem um processo de normalização monetária e aumento de juros. Isso deve fazer parte dos dólares voltar aos Estados Unidos, diminuindo o ímpeto de crescimento do investimento em outros países. Além disso, deve pressionar a taxa de câmbio das nações em desenvolvimento.

Em termos de expansão, tanto o país norte-americano como a China claramente devem crescer menos do que em 2021, em decorrência do aumento gerado pela recuperação da pandemia. Em 2022, algumas das flexibilizações necessárias para combater os efeitos da crise sanitária terão de ser corrigidas. Ainda assim, o gigante asiático deve crescer próximo a 5%, e os Estados Unidos, a 3%. Será um ano mais difícil para a economia brasileira, com o mundo crescendo menos e os juros norte-americanos absorvendo parte do excesso de dólares mundial. Esta manobra obrigará o Banco Central brasileiro (Bacen) a aumentar os juros por aqui também.

Certamente, 2022 trará um cenário internacional menos favorável para o País do que 2021. E precisamos estar preparados(as) para absorvê-lo.

Fonte: Economia

27/12/2021



No terceiro trimestre deste ano, as transações efetuadas através do PIX, ferramenta de pagamentos do Banco Central, já equivaliam a cerca de 80% dos pagamentos efetuados tanto através de cartão de crédito ou débito, de acordo com dados mais recentes do BC e que foram levantados pelo Valor Investe.

No trimestre encerrado em setembro, foram efetuadas cerca de 2,9 bilhões de transações através do PIX. No mesmo período, os pagamentos via cartão de crédito responderam por 3,3 bilhões de transações e o cartão de débito 3,5 bilhões.

É importante ressaltar que os dados do PIX englobam tanto as transferências realizadas entre pessoas (maior parte das operações) como também pagamentos. Já no caso dos cartões, os dados se referem a somente pagamentos.

Porém, mesmo com esse adendo, o BC vem apresentando estes dados em eventos públicos como uma maneira de dimensionar o crescimento acelerado do PIX.

Como forma de comparação, as transações via TED no terceiro trimestre do ano totalizaram 298 milhões, resultado um pouco acima dos 10% do
total registrado no PIX. Já o DOC e outros tipos de transações ficaram em 84,2 milhões no período.

A ferramenta de pagamentos vem ganhando espaço e se aproximando do uso dos cartões desde seu lançamento no ano passado.

PIX bate recorde de transações diárias

De acordo com o Banco Central, o PIX bateu seu recorde de transações diárias na última segunda, dia 20. Na ocasião, foram efetuadas 51,946 milhões de transações pela ferramenta de pagamentos do BC. Este recorde foi atingido no dia do pagamento da segunda parcela do 13º salário.

Até o mês passado, o Banco Central contabilizou o cadastro de 364 milhões de chaves PIX e a maioria delas era de números aleatório (129 milhões). Na segunda colocação estavam os números de CPFs (95 milhões).

No levantamento também é revelado que as pessoas físicas dominam o uso do PIX. Da quantidade total de chaves cadastradas, 349 milhões são de pessoas físicas.

Até o mês de novembro, o PIX foi responsável por 1,2 bilhões de transações. Deste total, 758 milhões de pessoas físicas para pessoas físicas.

Fonte: Trabalhista

27/12/2021



O relator da proposta que altera as regras do Imposto de Renda, Coronel (PSD-BA), apresentou novo texto na última quarta-feira (15), corrigindo a tabela do IR para pessoa física. A proposta anterior havia sido enviada pelo governo e aprovada pela Câmara.

Pelos termos do novo projeto, a faixa de isenção passa de R$ 1.903,98 para R$ 3.300,00, o que corresponde a três salários mínimos. Segundo o senador, isso poderia reduzir a arrecadação por parte dos entes federados, mas a compensação vem com o aumento do poder de compra dos contribuintes.

“É claro que haverá uma frustração de receita para os entes federados, União, estados e municípios. Mas também, estruturalmente, essa perda com a isenção do Imposto de Renda promoverá um ganho quando esses próprios contribuintes começarem a comprar nas lojas, nos mercados, porque aí terão que pagar outro tipo de imposto. Assim, a tendência é equilibrar essa perda inicial com a isenção”, considera.

Isenção

Com a mudança, de um total 32 milhões de contribuintes, 20 milhões ficarão isentos do Imposto de Renda. Além disso, outros 12 milhões também serão beneficiados, pois o desconto no salário só incidirá a partir do novo valor proposto pelo senador baiano.

“Incluímos também dispositivos que reajustam a tabela progressiva mensal, as faixas isentas de aposentados e pensionistas, os limites de dedução com despesas de pensões alimentícias, de dependentes e de educação, sempre que a inflação acumulada desde a última modificação na tabela, medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), superar os 10%”, destaca o relator.

Caso o projeto seja aprovado pelo Congresso Nacional no próximo ano, a legislação prevê que a nova tabela do IRPF produzirá efeitos desde 1º de janeiro de 2022.

Fonte: Empresarial

20/12/2021



Será enviado a sanção presidencial o Projeto de Lei Complementar (PLP 46/2021) que cria um novo programa de parcelamento de dívidas de micros e pequenas empresas participantes do Simples Nacional, inclusive os microempreendedores individuais (MEI) e as empresas em recuperação judicial. Nesta quinta-feira (16), a Câmara dos Deputados aprovou a proposta.

De autoria do Senado, o texto foi aprovado com emenda de redação do relator, deputado (PSD-SP). O parcelamento, chamado de Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp), dirige-se às empresas endividadas, que poderão aderir a ele até o último dia útil do mês seguinte ao de publicação da futura lei, devendo pagar a primeira parcela nesta data para ter o pedido deferido.

Pelo texto, o contribuinte terá descontos sobre juros, multas e encargos proporcionalmente à queda de faturamento no período de março a dezembro de 2020 em comparação com o período de março a dezembro de 2019. Empresas inativas no período também poderão participar.

Depois dos descontos e do pagamento de uma entrada, o saldo restante poderá ser parcelado em até 180 meses, vencíveis em maio de cada ano. Entretanto, para dívidas com a Previdência Social, o parcelamento será em 60 meses.

As primeiras 12 parcelas deverão corresponder a 0,4% da dívida consolidada; da 13ª à 24ª, a soma total deve ser igual a 0,5% dessa dívida; o total da 25ª à 36ª parcela deverá somar 0,6% da dívida; e a soma da 37ª parcela em diante será o que sobrar dividido pelo número de prestações restantes.

Cada parcela terá um valor mínimo de R$ 300, exceto no caso do MEI, que poderá pagar R$ 50 ao mês. A correção será pela taxa Selic, incidente do mês seguinte ao da consolidação da dívida até o mês anterior ao do pagamento, mais 1% no mês em que houver a quitação da parcela.

“Consideramos fundamental adotar medidas legislativas que auxiliem não só famílias em situação de vulnerabilidade, mas também empresas em risco de encerramento de atividades, especialmente diante do panorama da pandemia”, afirmou o relator.

O que pode parcelar

De acordo com o texto, poderão ser parceladas quaisquer dívidas no âmbito do Simples Nacional, desde que o vencimento tenha ocorrido até a competência do mês imediatamente anterior à entrada em vigor da futura lei.

Também poderão ser incluídos no Relp os débitos de parcelamento previsto na lei de criação do Simples Nacional (em 60 meses); aqueles da Lei Complementar 155/2016, de 120 meses; e do último parcelamento, de 145 a 175 parcelas (Lei Complementar 162/2018).

Durante 188 meses (entrada em oito parcelas mais 180 prestações), contados do mês de adesão ao Relp, o contribuinte não poderá participar de outras modalidades de parcelamento ou contar com redução do montante principal, juros ou multas e encargos. A exceção é para o parcelamento previsto no plano de recuperação judicial, de 36 meses.

Casos de exclusão

Além da falência ou da imposição de medida cautelar fiscal contra o contribuinte, ele será excluído do refinanciamento se:

não pagar três parcelas consecutivas ou seis alternadas;
não pagar a última parcela;
for constatado esvaziamento patrimonial para fraudar o cumprimento do parcelamento;
se não pagar os tributos que venham a vencer após a adesão ao Relp ou não cumprir as obrigações com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Ações na Justiça
Para aderir ao Relp, o beneficiário deve desistir de recursos administrativos e de ações na Justiça contra o governo, mas não precisará pagar os honorários advocatícios de sucumbência.
Por outro lado, as garantias reais dadas administrativamente ou em ações de execução fiscal continuam valendo.

Da Agência Câmara de Notícias

DESCONTOS PARA O PARCELAMENTO DO RELP (PLP 46/21)

Redução de faturamento1 Entrada em oito parcelas2

Descontos sobre o restante

Juros e multa Encargos e honorários
0% 12,5% 65% 75%
15% 10% 70% 80%
30% 7,5% 75% 85%
45% 5% 80% 90%
60% 2,5% 85% 95%
80% 1% 90% 100%

(1) Aplicável a empresas com aumento de faturamento.
(2) Percentual incidente sobre a dívida consolidada antes dos descontos.

Fonte: Técnicas

20/12/2021



Depois de tanto tempo de pandemia, o comércio e diversas empresas e setores se reinventaram e aplicaram novas práticas para manter seu negócio funcionando dentro do mundo offline e virtual.

Para o próximo ano, algumas tendências bem sucedidas utilizadas durante 2020 e 2021 devem se manter, ganhar ainda mais força e novas formas de negócio devem surgir, para conquistar ainda mais mercado e agregar valor à marca.

Pensando em um contexto de retomada econômica do comércio presencial e virtual aliado às novas formas de consumo, confira algumas dicas para implementar e impulsionar o seu negócio, começando 2022 com um novo planejamento.

Melhoria no frete e tempo de entrega

Um quesito que cada vez mais chama a atenção dos consumidores é o tempo destinado para entrega e o cumprimento à risca desse prazo, que de preferência ainda deve chegar antes do estimado e surpreender o cliente.

O valor cobrado pelos correios ou transportadoras é analisado, já que muitas vezes o custo pode ser considerável e pesar na decisão de compra.

A abrangência da entrega também deve ser ampla, já que muitos comércios acabam não atendendo determinados estados e perdem oportunidade de venda, além de ficarem com uma reputação ruim.

Formas de pagamento facilitadas

Quanto mais formas de pagamento o comércio aceitar, melhor para seu empreendimento. Cartão de crédito, débito, opção de boleto e o Pix são opções que vieram para ficar e que podem ser oferecidas ao cliente, que nem sempre tem costume de utilizar o cartão de crédito em compras virtuais.

E-commerce

A transformação digital impulsionada pela pandemia acelerou em semanas mudanças que deveriam acontecer somente meses depois. Com isso, as lojas virtuais devem ser cada vez mais aprimoradas e o investimento nesse setor deve ser constante. Quem ainda não possui um e-commerce deve apostar na ferramenta para o próximo ano.

Integração dos pontos físicos e digitais

A possibilidade de comprar pelos sites das lojas e retirar presencialmente, com uma agilidade maior (e um custo de frete reduzido) pode ser um diferencial da sua empresa, já que assim o cliente pode adquirir o produto quando quiser e retirar de forma prática os produtos comprados.

Fonte: Empresarial

20/12/2021



O Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central (BC), bateu um novo recorde de transações diárias. Na última sexta-feira (10), foram 50,3 milhões de transações feitas em um único dia.

Segundo o BC, o recorde anterior foi registrado em 5 de novembro, quando foram feitas 50 milhões de transações, um pouco antes da ferramenta completar um ano em vigência.

Para fazer um pix, o consumidor pode entrar no aplicativo do banco e informar a “chave” da pessoa que vai receber o dinheiro. Essa chave pode ser um número de celular, o CPF, e-mail ou uma chave aleatória sugerida pelo banco e realizar a transação. Também é possível fazer um Pix informando os dados da conta bancária.

O pagamento pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

“O Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix”, explica o BC.

Números do Pix

Segundo dados do BC, em relação a números absolutos, o Pix já supera transações por TED, DOC, boletos, cheques e outros tipos mesmo ao somar todos esses concorrentes para o comparativo.

“O Pix traz uma evolução do meio de pagamento digital. Por ser um produto transacional do dia a dia e o fato de já termos modalidades parecidas, como TED e DOC, boleto e outras formas de fazer dinheiro fizeram o Pix ser facilmente aderido”, diz, CTO.

Fonte: Tecnologia

20/12/2021



O passaporte da vacina contra Covid-19 venceu uma batalha no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (15). O plenário virtual formou maioria a favor da manutenção da obrigatoriedade do documento para todo viajante do exterior que desembarcar no Brasil.

O placar atual é 6 a 0. A votação termina às 23h59 desta quinta-feira (16). Ainda faltam os pareceres de quatro ministros.

A determinação da apresentação do passaporte vacinal aconteceu em 11 de dezembro pelo ministro. Na decisão, declara que “em um país como o Brasil, em que as autoridades enfrentam dificuldades até mesmo para efetuar o monitoramento de presos com tornozeleira eletrônica, a quarentena deve ser compreendida com valor relativo e aplicada com extrema cautela”.

Quarentena obrigatória

Caso o viajante não tenha se vacinado, fica estabelecida a quarentena obrigatória de cinco dias, seguido de um teste de RT-PCR para a detecção da doença após o período de isolamento.

“Cabe às autoridades sanitárias regulamentarem o monitoramento e as consequências da inobservância de tais determinações”.

“Os viajantes que não possuírem o comprovante de vacinação, cuja aplicação da última dose ou dose única tenha ocorrido, no mínimo, quatorze dias antes da data do embarque, poderão ingressar no território brasileiro, desde que aceitem a realizar quarentena no território brasileiro”, declarou.

Somente serão dispensados de apresentar o passaporte da vacina aqueles dispensados por razões médicas ou quem venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível ou por razão humanitária excepcional.

Fonte: Economia

13/12/2021



Dispositivos criados pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa garantem aos negócios desses portes prioridade na participação de licitações públicas. Esse mecanismo vem sendo bem explorados pelos empreendedores.

Um levantamento feito pelo Sebrae, com base em informações do Painel de Compras Públicas do Ministério da Economia, aponta que as micro e pequenas empresas estão envolvidas em 55% das compras do governo federal.

Das 195,8 mil licitações realizadas entre 2019 e 2021, os pequenos negócios tiveram uma participação em 107,7 mil. Nesse período, 81,2 mil micro e pequenas empresas forneceram para a União e movimentaram mais de R$ 80 bilhões.

O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO

A legislação prevê a obrigatoriedade da participação exclusiva dos pequenos negócios nas licitações de até R$ 80 mil, além da possibilidade de criação de um lote restrito para os pequenos dentro de uma licitação que tenha um valor maior.

A legislação ainda amplia as determinações para os governos municipais e estabelece o uso da regra federal quando não houver legislação local sobre o tema.

De acordo com Lei, as micro e pequenas empresas locais também poderão ter prioridade quando o preço de contratação for até 10% superior ao dos propostos por empreendimentos de outras cidades.

PRINCIPAL CLIENTE

A empreendedora Rosilda é dona da Lojinha da Mamãe, uma malharia que fica na cidade de Soure, no Pará. Há sete anos, ela formalizou o negócio de olho na possibilidade de vender para a prefeitura da cidade.

“A primeira licitação que eu ganhei foi de R$ 400 mil para fornecer uniformes para os serviços da prefeitura. Nem sabia direito como seria”, conta a empresária.

Em 2020, Rosilda ganhou licitação de R$ 128 mil e neste ano R$ 240 mil.

Ela conta que é dos contratos com a prefeitura que obtém o dinheiro para pagar as contas e manter a empresa. “Eu vendo para o público também,
mas o grosso das contas eu pago é com o dinheiro da licitação, essa é a minha principal renda. É o que me segura.”

Fonte: Empresarial

13/12/2021



Os pequenos empresários estão otimistas com o desempenho dos seus negócios. A situação foi identificada em um levantamento feito com 500 micro e pequenos empresários, no final do 3º trimestre, no qual 63% deles acham que estão no caminho certo.

A pesquisa também aponta que 56% do universo consultado disse que pretende realizar investimentos até o final do deste ano. Deste total, seis em cada dez irão apostar em novos produtos e também em tecnologia da informação. Outros 51% pretendem aplicar em mão de obra qualificada.

Também foi registrado aumento significativo na expectativa de elevação no faturamento. No 3º trimestre de 2020 esse índice era de 42% e este ano, 60% esperam conseguir alavancar os lucros.

Junto à necessidade de investir para gerar crescimento, o estudo também apresenta que 49% dos empresários esperam diminuição relevante no nível
de endividamento de suas empresas: 38% acreditam que os índices devem cair, 30% receiam que ocorra crescimento, e outros 32% apostam na sua estabilidade.

Crédito

A pesquisa apontou também estabilidade na intenção de demanda por crédito. Ao final do 3º trimestre de 2020, o registro foi de 46%, o mesmo apontado em 2021.
Neste universo de 46%, a contratação de crédito terá por objetivo garantir o capital de giro, com 41% das menções, praticamente o mesmo patamar do 3 º trimestre de 2020, de 42%. Outros 16% declaram ter como prioridade o pagamento das dívidas.

“A pesquisa mostra que há uma expectativa positiva crescente entre os empresários. Os setores de comércio e serviços estão retomando o fôlego para investir, contratar e voltar aos patamares pré-pandemia. Notamos também uma estabilidade na intenção de tomar crédito, o que demonstra cautela, muito em linha ao cenário atual de juros altos e renda mais baixa, e de uma conjuntura econômica e política mais complexa que se desenha para 2022”, afirma economista.

Fonte: Empresarial

13/12/2021



Não há dúvidas de que o Natal é considerado uma das principais datas sazonais para o comércio. Neste ano, a previsão é de que a data movimente R$ 68,4 bilhões para o varejo. Cerca de 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras nessa época natalina, os dados foram levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, SPC Brasil. Dessa forma, desenvolver e aplicar estratégias de vendas nesse período é um dos primeiros passos para ficar à frente da concorrência.

1 – Faça um planejamento

Antes de aplicar qualquer estratégia de vendas, é importante investir em um planejamento para o Natal. “Um bom planejamento é fundamental para que os resultados aconteçam. Ele deve levar em conta tecnologias disponíveis, segurança, logística, produtos, atendimento personalizado e, por fim, o pós-vendas”.

2 – Aplique técnicas de Marketing Digital

Estar atento às tendências de marketing digital pode ser decisivo para o aumento de vendas. “É válido aplicar técnicas de SEO e otimização em sites, além de um bom relacionamento com o cliente. Outra recomendação é fazer uso das redes sociais para divulgar produtos e também aderir a campanhas com influenciadores para aumentar o engajamento do público-alvo”, sugere o CEO.

3 – Invista em tecnologia

O público procura cada vez mais facilidades proporcionadas pela tecnologia e boas experiências de compra. Não ter a necessidade de se deslocar para buscar ou comprar um produto e consultar avaliações antes de decidir uma compra são algumas possibilidades.

“Investir em uma plataforma de e-commerce, que oferece suporte técnico e processos automatizados, é um diferencial para captar e reter mais clientes, em especial, no natal, porque permite que o empreendedor ofereça uma melhor experiência de compra”, orienta.

4 – Crie promoções e ofertas

Não é novidade que consumidores brasileiros são atraídos por preços baixos e descontos. Promoções podem ser decisivas no momento de escolha dos consumidores e por isso ajudam a atrair e fidelizar novos clientes. Recomenda focar essas ofertas nos itens que mais se adequam às necessidades do público-alvo.

“Essas ações promocionais podem ocorrer de diversas formas, como cupons de descontos e ‘leve dois e pague um’. O comércio pode optar por liberar descontos para os itens mais procurados nos sites”.

5 – Garanta segurança

Em meio a tantas incertezas na hora de comprar pela internet -especialmente na época natalina, quando golpes virtuais são mais frequentes, buscar estratégias de segurança proporcionará que clientes e potenciais consumidores tenham garantia de entrega do produto e transações financeiras protegidas.

“Contrate uma equipe que faça uma atualização de permissão de acesso e implante meios que certifiquem a autenticidade e segurança da loja online. Esses pequenos ajustes serão um diferencial para uma estratégia efetiva do negócio”, propõe o CEO.

6 - Estabeleça prazos de entrega acessíveis

O prazo de entrega se tornou um dos principais requisitos que consumidores analisam para decidir uma compra. É importante cumprir esses prazos e oferecer a melhor experiência de consumo para fidelizar o cliente. “Serviços de fulfillment são uma opção para diminuir o tempo de entrega, além de aderir a processos e soluções de inteligência artificial que otimizam essa logística”.

7- Analise o pós-venda

Com todos os passos anteriores seguidos, é hora de realizar métricas de todo o resultado que a estratégia trouxe ao negócio. “Recomendamos uma análise anual com todas as informações de campanhas realizadas, pois isso ajuda a definir ações futuras e o planejamento de outras estratégias de venda”, finaliza o CEO.

Fonte: Economia

13/12/2021



Com claros sinais de recuperação desde que as restrições para funcionamento foram sendo gradualmente extintas, bares e restaurantes se veem agora diante de outro risco iminente: o desenquadramento do Simples, regime que abrange quase a totalidade do setor (98%).

Em um cenário em que quase a metade das empresas (46%) aponta ter débitos relacionados ao Simples e com a Receita Federal tendo notificado essas empresas nas últimas semanas, 84% afirmam ter medo de ser excluído do regime, o que pode acontecer na primeira quinzena de dezembro.

Apesar da melhora se comparado a abril, quando 70% das empresas apontavam débitos relacionados ao Simples, a situação é grave e poderia ser resolvida com a aprovação do novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis), mas o projeto está parado na Câmara dos Deputados desde agosto.

Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, os impasses entre Câmara e Senado estão travando o país. “Há muitos projetos parados nas duas Casas, assuntos que são urgentes e impactam milhões de brasileiros. Temos enfrentado momentos difíceis com a pandemia, com a inflação altíssima, com o desemprego recorde. Nos últimos meses, começamos a ver uma luz no fim do túnel e o setor vem dando contribuição fundamental na geração de empregos. Precisamos trabalhar juntos para que a retomada do Brasil engrene de vez”, avalia.

Segundo o presidente do Sebrae, a realidade financeira dos pequenos negócios de alimentação ainda preocupa. “A conjuntura segue desfavorável e há aumento de gastos no final de ano, como as despesas com o décimo-terceiro salário. Por outro lado, o setor busca fôlego no aumento do consumo esperado para o período de festas, em que há realização de confraternizações corporativas e reuniões familiares", afirma

O setor de bares e restaurantes, um dos mais duramente afetados pela pandemia, vinha se recuperando, como apontam as últimas pesquisas divulgadas pela Abrasel. Porém, na avaliação de outubro, houve uma leve piora no ritmo da retomada, com 35% das empresas fazendo prejuízo, 51% em falta com pagamentos de impostos, encargos e outras despesas, além de 22% com empréstimos em atraso, sendo que entre essas, mais da metade (51%) está com débitos pendentes há mais de 60 dias.

Recuperação a longo prazo

A Abrasel já alertava que a recuperação do setor levaria ao menos dois anos. “Bares e restaurantes sofreram muito, foi um longo período de fechamento e restrições pesadas em nome do bem-estar coletivo. O setor é muito resiliente e, embora não consiga resolver seus problemas no curto prazo, a gente já vê sinais muito positivos, como a volta das contratações, observada nas nossas últimas pesquisas. Em novembro, uma em cada quatro empresas do setor disse que pretende ampliar a equipe até dezembro. Segundo o IBGE, já foram quase meio milhão de postos de trabalho recuperados na alimentação e hotelaria, uma marca a ser comemorada. Acreditamos que no último trimestre vamos atingir ou até mesmo superar a marca de 600 mil empregos gerados no setor”, analisa.

Para o presidente da Abrasel, outro indicador a ser destacado é que hoje 63% das empresas têm no delivery até 20% do seu faturamento. Em abril deste ano, a situação era inversa, com 62% das empresas trabalhando somente com delivery ou “para levar”. “Isso demonstra que com o avanço da vacinação, o brasileiro está finalmente voltando aos bares e restaurantes e o atendimento no salão está tendo um peso cada vez maior no faturamento. O delivery é importante, mas a vocação do setor é estar de portas abertas para as ruas. E ficamos aliviados em perceber que depois de meses tão difíceis, as pessoas estão finalmente ocupando nossas mesas”, afirma.

Fonte: Empresarial

6/12/2021



Houve uma mudança drástica e significativa no conceito da ética com o transcorrer do tempo, simbolizada por uma flexibilização ética que passou de tradicional para uma crise de valores que dificilmente pode ser combatida, tornando mais complexo o fato de comandar as condutas humanas.

A deterioração da ética empresarial implica no descompasso que há entre a ética tradicional pautada em um modelo impositivo e absolutista e um sistema dotado de carência de parâmetros e noções éticas, que causa pânico ao meio corporativo devido à falta de orientação, conceitos e regras essenciais para conduzir os players a agir da maneira correta e devida.

Ademais, a ética tradicional deu vez à ética pós-moderna, formada por três características, quais sejam: as relações humanas; as relações econômicas e as relações jurídico-sociais. Essas características estão totalmente atreladas ao conceito de empresa, quanto instituição e corporação.

No entanto, a ética empresarial pós-moderna trouxe relevantes modificações na base conceitual dos institutos jurídicos, que consequentemente sofreu um abalo significativo em sua estrutura, mas que, ainda assim, tem buscado, por intermédio de juristas, se acomodar em seus novos parâmetros.

A reflexão da ética dentro do âmbito corporativo se inspira na interligação que há entre as ações e reações do ser humano, uns para com os outros,
em uma relação de paridade entre sua intenção interna e sua condição externa de existência.

Neste ínterim, a liberdade de decidir eticamente sobre como se relacionar em uma instituição empresarial, traduz a ideia de que deve haver um equilíbrio entre as propensões internas do indivíduo e os estímulos que ele recebe do meio corporativo em que está inserido.

Portanto, é importante entendermos que a ética coletiva empresarial consiste em uma sequência de ações individuais que são provocadas pelo próprio ambiente corporativo, tendo em vista que a ética implica no agir do indivíduo formado por uma consciência ética voltada para a coletividade.

Podemos concluir que a deterioração da ética empresarial aconteceu no exato momento em que deixamos de nos atentar ao fator humano de cada pessoa que compõe uma empresa, sendo ela o gestor, o funcionário ou o terceiro contratado, para focarmos no lucro que a máquina empresarial precisa gerar.

Sendo assim, penso que a solução seria estudarmos, minuciosamente, a origem da ética para adequarmos nossas condutas internas ao que, realmente, condiz com o que queremos ser e realizar, para que, então, tenhamos um ambiente empresarial pautado em princípios morais que norteiem toda a gestão empresarial.

Fonte: Empresarial

6/12/2021



Quando o assunto é empreendedorismo feminino, as mulheres atuam em um universo de atividades mais restrito que os homens, segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020, produzido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

A pesquisa levantou que mais da metade das empreendedoras iniciais, aquelas com empreendimentos de no máximo três anos e meio, que atualmente marcam quase 60% dos casos, atuam em apenas seis atividades. Já entre os homens, o número das principais atividades sobe para 14, mais do que o dobro.

“A questão cultural ainda afeta muito o empreendedorismo feminino. A sociedade acaba colocando barreiras adicionais para as mulheres expandirem sua presença para outras atividades além das culturalmente aceitas, como alimentação e beleza. Trabalhamos para mudar esse cenário e destravar o potencial empreendedor das mulheres em todos os setores”, comenta o presidente do Sebrae.

Ele observa que os serviços de alimentação foram as atividades com os maiores percentuais entre os empreendedores iniciais independentemente do sexo, mas que a participação feminina é notadamente maior.

Divisão por setores

Entre as seis atividades mais escolhidas pelas mulheres ainda estão as de confecção de peças de vestuário, exceto roupas íntimas (7,3%) e a de comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (4,7%). Ambas aparecem apenas nos grupos das empreendedoras.

Os homens apresentam uma forte atuação em atividades ligadas à construção civil, como construção de edifícios (4,6%), obras de acabamento (2,8%), serviços especializados para a construção (2,7%), atividades paisagísticas (2,5%) e instalações elétricas (1,9%), além das atividades relacionadas ao transporte e manutenção de veículos.

Empreendedorismo como solução

As mulheres são as que mais empreendem por necessidade e não por um desejo pessoal de abrir o próprio negócio, mas que encontram neste meio
uma forma de conquistar seu espaço e uma chance de melhorar de vida, como informa o relatório da GEM. Quase 55% das empreendedoras tiveram coragem de empreender por não encontrar outro meio para ter uma renda.

O mundo do empreendedorismo possui inúmeros desafios independente do gênero, por isso uma das dicas é trabalhar com o que você já conhece, com um ramo que tem familiaridade para facilitar o sucesso do seu negócio, além de estudar o produto, seu público e realizar um planejamento empresarial antes de começar.

Fonte: Empresarial

6/12/2021



O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou nesta terça-feira (30) que foram gerados 253.083 empregos com carteira assinada em outubro, sendo que quatro dos cinco setores da economia tiveram criação de vagas formais.

As informações fazem parte do levantamento realizado pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), que ainda avaliou que, até outubro, houve um saldo de 2,6 milhões de novas vagas nos dez primeiros meses deste ano.

Para o ministro do Trabalho e Previdência, o saldo positivo na criação formal de empregos é uma demonstração da recuperação formal da economia. “Apenas neste ano, mesmo com os efeitos ainda do ‘fique em casa, a economia a gente vê depois’, conseguimos gerar mais de 2,6 milhões de novos postos formais de trabalho”, afirmou o ministro.

No mês passado, o setor de serviços gerou 144,6 mil postos de trabalho. No comércio, foram criadas 70,3 mil vagas. Em terceiro lugar, o setor da indústria teve saldo de 26,6 mil novos empregos.

Os estados de São Paulo (76,9 mil), Minas Gerais (21,3 mil) e Rio de Janeiro (19,7 mil) foram as unidades da federação que mais geraram postos de trabalho.

Fonte: Trabalhista

6/12/2021



Ter uma empresa, exige que todo empresário enfrente problemas diários que envolvem a própria sobrevivência e em busca deste objetivo o planejamento tributário surge como uma ferramenta importante

A, Diagrama, todos os anos após o encerramento do terceiro trimestre inicia um longo trabalho de planejamento tributário para cada empresa visando uma redução tributária, fazendo comparativos entre os diversos sistemas que podemos optar pela tributação de sua empresa.

Antes contudo o planejamento tributário exige o acompanhamento rigoroso de diversos projetos de lei em tramitação e ações em curso e que podem ter efeitos negativos para o caixa da empresa, exemplo disso o projeto de lei da Reforma Tributária que tramita no Congresso.

Algumas empresas costumam apresentar propostas milagrosas onde promete inúmeras isenções fiscais, e ou aproveitamentos de créditos que ainda não são matéria pacificada no Supremo Tribunal Federal, a recomendação:

Não acredite em milagres, eles podem não acontecer, ou acontecer de forma que venha a prejudicar a empresa em futuro próximo.

Este ano tivemos uma decisão importante do STF onde julgou improcedentes os embargos de declaração contra a exclusão da base de cálculo do ICMS PIS e COFINS, a decisão manteve seu caráter retroativo, de maneira que o computo passou a valer desde março de 2017.

Nós sempre estaremos acompanhando o crescimento de sua empresa e propondo as melhores formas de tributação.

Fonte: Tributário

29/11/2021



A pandemia eliminou mais de 43 milhões de empregos e, até o primeiro trimestre deste ano, apenas 30% destes postos de trabalho foram recuperados na América Latina, segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho. Ele informa também que 70% dos trabalhos gerados nos últimos meses são informais. Para muitos destes novos empreendimentos e pessoas autônomas, as vendas online tornaram-se a única saída para manter uma fonte de renda. Neste contexto, proteger este negócio é uma questão de sobrevivência e a empresa internacional de segurança, orienta as pessoas a como evitar golpes e fraudes que podem impactar tanto a vida pessoal quanto a profissional.

É muito comum nos microempreendimentos que a pessoa use suas contas pessoais, como e-mail, Internet Banking e redes sociais como ferramentas comerciais - contrariando as boas práticas digitais, pois coloca-se em risco a vida da pessoa e do negócio em risco. Apesar disso, o relatório verificou que a maioria dos brasileiros estão preocupados em ter suas contas online hackeadas (74%) e temem perdas financeiras resultantes de fraudes online em contas bancárias (73%), apesar de agirem dessa maneira.

Fraudes no meio digital

Para os especialistas, as preocupações são válidas, já que o roubo de contas foi a principal fraude do ano passado - e aumentou 20% em 2021. Além disso, mais de um terço (37%) dos ataques direcionados ( targeted attacks ) contra instituições financeiras são criados na América Latina. E um ponto que poucos prestam atenção é que, para empreendedores, autônomos e profissionais liberais, sua vida profissional e pessoal está centralizada na mesma conta bancária e qualquer problema com ela impactará a pessoa como um todo.

"Golpes financeiros e o roubo de credenciais de acesso são os ataques mais comuns e causam uma grande dor de cabeça para solucioná-los. Porém, quando este tipo de golpe impacta pessoas que têm sua vida pessoal e profissional misturadas, os efeitos são potencializados", alerta o diretor. "A impossibilidade de acessar o WhatsApp pode inviabilizar o negócio de quem está vendendo produtos feitos em casa - e o mesmo ocorre quando um influenciador perde seu perfil no YouTube ou Instagram.

Podemos comparar isso aos ataques de ransomware que estão paralisando grandes corporações."

Dicas para evitar golpes

Porém, evitar esses golpes pode ser simples. Para os serviços online, é recomendado ativar recursos de segurança como autenticação em dois fatores - e de preferência utilizar um aplicativo autenticador no celular (como o Google Authenticator). Como o golpe do WhatsApp mostra, o uso do SMS é fraco e não garante alta proteção. Para o app de mensagem, é importante que a senha do segundo fator de verificação seja única e não óbvia, como data de aniversário, aniversário dos filhos etc.

Já para os golpes que visam o lucro via fraudes financeiras, é importante adotar comportamentos de segurança online mais amplos. O primeiro é não acreditar em promoções milagrosas e mensagens com links, pois estes golpes visam roubar dados financeiros (cartão de crédito, credencial do internet/mobile banking ou de lojas online).

Em seguida, é importante manter os apps e sistemas operacionais atualizados, pois muitos malware tentam infectar os dispositivos explorando falhas em programas. Baixar aplicações apenas em fontes legítimas e ler com atenção as permissões solicitadas também evita que vírus sejam instalados.

"Sabemos que muitas dessas dicas podem parecer simples para quem gosta ou conhece de tecnologia, mas elas também não são complexas. Infelizmente, a motivação mais comum para aprender é quando alguém foi hackeado ou perdeu dinheiro após um ataque - mas aí o leite já foi derramado. É sempre melhor evitar a dor de cabeça, principalmente em um momento socioeconômico tão delicado. Quem não quer ficar se preocupando com todos os detalhes enquanto navega na internet ou faz negócios nela, é imprescindível que a pessoa tenha uma solução de segurança de qualidade no celular e no computador para se proteger", destaca.

Fonte: Tecnologia

29/11/2021



O relator do projeto que reabre o programa de parcelamento de dívidas tributárias (Refis) na Câmara, antecipou que vai propor a ampliação do prazo de pagamento dos débitos de 12 anos (144 meses) para 15 anos (180 meses) e “democratizar” a regra de acesso para todas as empresas.

Pelo projeto aprovado no Senado, as empresas teriam benefícios para o pagamento dos débitos em função da queda do faturamento verificada entre março e dezembro de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019.

Refis

Agora, o relator quer que as regras sejam iguais para todas as empresas, inclusive a parcela da dívida que as companhias têm de pagar para aderir ao Refis, uma espécie de valor de entrada.

O relator, que é presidente nacional do PP, informou que pretende protocolar até terça da próxima semana (30) o seu parecer. A sua expectativa é de que o projeto seja votado na quarta-feira da semana que vem. Como haverá mudanças, o projeto terá de retornar ao Senado para nova votação.

“Pretendo criar mecanismos para que as empresas sejam tratadas de forma linear. Tem de ser igual para todas”, disse. Segundo ele, a tabela que cria faixas de queda de faturamento (de estabilidade a 80%) com descontos de multa, juros, encargos e valor da parcela de entrada diferenciados mais dificulta do que ajuda os contribuintes.

“Vai ter ação na Justiça. Como uma empresa vai ser tratada melhor do que a outra?”, questionou. Ele citou o caso de companhias que, para não fechar no vermelho, venderam patrimônio e, por isso, ficaram com o balanço positivo – o que não significa que não tiveram dificuldade.

Pandemia

A vinculação de condições melhores do Refis à queda do faturamento das empresas durante a pandemia da covid-19 foi uma exigência do ministro da Economia, para aceitar um novo parcelamento. No Ministério da Economia, há uma rejeição aos inúmeros Refis que foram feitos nos últimos 20 anos. No entanto, por causa da pandemia, a equipe econômica cedeu a mais um programa, desde que estivesse relacionado às dificuldades relacionadas à crise sanitária.

O relator disse que será mantida a essência do projeto aprovado no Senado, relatado pelo líder do governo. A estratégia do relator é construir um texto com todos os partidos para evitar atrasos na votação.

Para o tributarista, a votação do Refis é fundamental para reduzir os impactos da crise, tanto empresas quanto pessoas físicas. Na sua avaliação, dois pontos têm de ser ajustados. O primeiro é a entrada para ingressar ao programa, que, na sua concepção, é muito alta. Na maioria dos casos, ela é 20% do total da dívida que vai ser parcelada. Ele defende também o uso integral dos prejuízos acumulados para abater impostos.

“O prejuízo tem de ser desovado. Do contrário os contribuintes que têm histórico de resultado negativo principalmente na pandemia não vão superar a crise.”

Fonte: Tributário

29/11/2021



Apesar da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, a expectativa de vida dos brasileiros cresceu em 2020. Passou de 76,6, em 2019, para 76,8 anos, no ano passado, um aumento de dois meses. Desde 1940, a esperança de vida no Brasil aumentou em 31,3 anos.

Os dados são da Tábua Completa de Mortalidade, divulgada na quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicada no Diário Oficial da União (DOU).

As informações fornecidas pelo estudo, que é publicado anualmente, servem de parâmetro para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

Em 1940, a esperança de vida era de 45,5 anos, sendo 42,9 para homens e 48,3 anos para mulheres. A taxa de mortalidade infantil era de cerca de 146,6 óbitos para cada mil nascidos vivos; já em 2020, a taxa foi de 11,5 por mil.

Fonte: Trabalhista

29/11/2021



O Banco Central (BC) começa a semana com novidades para uma das ferramentas de pagamento mais populares do país. Nesta segunda-feira (29) começam a valer o Pix Saque e o Pix troco, expandido os locais e possibilidades de recebimento em espécie para além dos caixas eletrônicos.

Como as outras funcionalidades do Pix, o uso das novidades também fica como opcional, deixando a critério dos estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e proprietários de redes de autoatendimento a adoção das novas medidas ou não.

As novas funcionalidades devem conseguir auxiliar na regularização e facilitação de uma situação que antes acontecia entre estabelecimentos e clientes, que acabava sendo prejudicial ao comércio. Em algumas situações, consumidor pedia para passar algum valor no cartão de débito e pedia o dinheiro em espécie ao empresário, que precisava arcar com as despesas do cartão por uma transação em que não houve ganhos.

Entenda como funciona o Pix Saque

O Pix Saque permitirá que os clientes de qualquer instituição participante do sistema realizem saque em um dos pontos que oferecem o serviço.

Estabelecimentos comerciais, redes de caixas eletrônicos compartilhados e participantes do Pix, por meio de seus serviços de autoatendimento próprios, poderão ofertar o serviço. Para ter acesso aos recursos em espécie, o cliente fará um Pix para o agente de saque, em dinâmica similar à de um Pix normal, a partir da leitura de um QR Code ou do aplicativo do prestador do serviço.
Pix Troco é parecido, mas tem outra finalidade

No Pix Troco, a dinâmica é praticamente idêntica. A diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser feito durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o Pix é feito pelo valor total, ou seja, da compra mais o saque. No extrato do cliente aparecerá o valor correspondente ao saque e à compra.

Limite das transações por horário

O limite máximo das transações do Pix Saque e do Pix Troco será de R$ 500,00 durante o dia, e de R$ 100,00 no período noturno (das 20h às 6h). De acordo com o BC, haverá, no entanto, liberdade para que os ofertantes dos novos produtos do Pix trabalhem com limites inferiores a esses valores, caso considerem mais adequado aos seus fins.

Tarifas

De acordo com o BC, não haverá cobrança de tarifas para clientes pessoas naturais (pessoas físicas e microempreendedores individuais) por parte da instituição detentora da conta de depósitos ou da conta de pagamento pré-paga para a realização do Pix Saque ou do Pix Troco em até oito transações mensais.A partir da nona transação realizada por mês, as instituições financeiras ou de pagamentos detentoras da conta do usuário pagador podem cobrar uma tarifa pela transação.

O valor da tarifa cobrada é de livre estabelecimento pela instituição e deve ser informado ao usuário pagador antes da etapa de confirmação da transação. “Os usuários nunca poderão ser cobrados diretamente pelos agentes de saque”, destacou a instituição.

O BC explica ainda que os quatro saques tradicionais gratuitos realizados pelo usuário fora do âmbito do Pix Saque e Pix Troco podem ser descontados da franquia de gratuidades (oito por mês). Ou seja, se o usuário realizar um saque da sua conta, sem ser por meio do Pix Saque ou Pix Troco, esse saque poderá ser contabilizado e sua franquia de gratuidades poderá ser reduzida de oito para sete, a critério da instituição.

Para o comércio que disponibilizar o serviço, as operações do Pix Saque e do Pix Troco representarão o recebimento de uma tarifa que pode variar de R$ 0,25 a R$ 0,95 por transação, a depender da negociação com a sua instituição de relacionamento.

Fonte: Tecnologia

23/11/2021



Ter uma carreira significativa é um dos propósitos da vida de muitas pessoas. Não deve ser o único propósito, mas geralmente tem bastante peso. A carreira nos acompanha em praticamente toda a nossa jornada: ela cresce junto com a gente, se desenvolve, muda, encerra e inicia novos ciclos, acompanha nosso crescimento e as mudanças ao longo da nossa vida.

Por isso é tão importante buscar satisfação naquilo que fazemos e na carreira que construímos ao longo da nossa jornada. Esteja você esteja no
processo de começar uma nova carreira ou de mudar sua atual profissão, você merece encontrar um caminho que possa atender aos seus objetivos, seus interesses e sua personalidade.

Construir um plano de carreira é enxergar sua profissão como uma extensão das suas paixões. Entender o que lhe move, suas principais forças e a melhor forma para trabalhar irão criar um belo plano e uma carreira realizada para você.

Qual sua identidade de carreira?

Uma pesquisa muito interessante demonstra como sua “identidade de carreira” (aqui traduzido livremente por mim) impacta na satisfação do seu trabalho. Em suma, segundo este estudo, a identidade de carreira o quanto um indivíduo tem clareza de seu plano impacta diretamente no quanto irá sentir-se realizado.

Profissionais com planos e objetivos claros tendem a priorizar o quanto se encaixam ou não em determinado tipo de trabalho, enquanto profissionais incertos sobre o que querem, priorizam se encaixar na cultura da empresa e nas tarefas daquele trabalho. E o estudo faz bastante sentido, já que ter clareza de onde quer chegar é um estímulo para desenvolver os talentos e habilidades que você irá precisar para alcançar o objetivo que quer. Se você não tem clareza de onde quer chegar, é menos importante pensar para onde seu trabalho está te levando e encaixar-se no ambiente e na cultura daquele local tem maior prioridade.

Como definir um plano de carreira?

A primeira coisa que podemos enxergar deste estudo é que o foco deve ser na sua identidade de carreira, antes de buscar um leque de opções de carreira para você. Suas motivações, interesses e competências devem ser levados em conta. Trabalhe para uni-los à sua carreira e não os trate como questões separadas, afinal, são importantes para você, mesmo que não seja para os outros. Assim, poderá construir um belíssimo caminho alinhado às suas habilidades, paixões e missão.

É simples

O plano de carreira não dever ser algo ultra elaborado, engessado e com todos os pontos definidos para o resto da sua vida. Mais importante que detalhes no plano é ele estar alinhado com você, o que é simples, mas pode não ser fácil e requer uma boa dose de autoconhecimento (veremos nos próximos itens). A sua carreira irá crescer e evoluir junto com você, por isso não precisa buscar TODAS as respostas, mas ela precisa estar apontada na direção que você quer.

Você é responsável

Você é responsável pelo seu próprio crescimento. Não é o seu chefe ou gestor, não é a empresa que você trabalha a responsável pela sua evolução profissional. Você é responsável.

Se a sua empresa ajuda no seu desenvolvimento, é uma ótima vantagem, mas não muda o fato de você ser o responsável. Principalmente para enxergar se o que você quer está alinhado com o plano de crescimento da sua empresa. Já atendi muitos profissionais insatisfeitos com seu
momento atual pois, após anos de trabalho, não estão no caminho que gostariam de estar e culpam suas empresas e seus gestores. O mais fácil é não exercitar a cabeça e o coração para escolher o que querem e “delegam” esta escolha para a empresa. E, se der errado, a culpa pela insatisfação é da empresa, e não nossa.
Pense em uma pessoa que você admira profissionalmente. É provável que você admira onde esta pessoa está agora. Suas realizações, seu salário, seu cargo. Mas esta pessoa não começou onde está hoje. Ela trabalhou e desenvolveu sua carreira para alcançar o objetivo que queria. E isso é uma fonte de inspiração muito grande.

Seus talentos naturais

São poucas as pessoas que têm real clareza de seus talentos e de como usá-los. Não pense em uma lista gigante de talentos. Pense em uma ou duas coisas, um ou dois talentos. Muita gente trava porque “só conseguiu pensar em duas coisas”. É assim mesmo.

Seu talento é algo que você faz muito bem, faz com gosto. Que te dá energia. E sem o olhar de “falsa humildade” de não reconhecer no que se é bom. Todo mundo tem algo de bom, você também. Não é arrogância ou falta de humildade reconhecer que é bom em alguma coisa. Olhar para sua história, ajuda a trazer as respostas. Quando olho para minha história até aqui vejo o quanto ajudar pessoas a construírem o que querem me faz bem e que sou bom nisso. Eu gosto de ajudar pessoas a construírem seus objetivos e suas vidas. Eu tenho este talento e trabalhar com ele me faz bem. A partir do momento que tive clareza, minha carreira inteira foi construída em cima deste talento.

Quais são suas paixões? O que te move? Quais foram os feedbacks que recebeu e que marcaram você? Quais foram os momentos memoráveis em sua carreira? O que você estava fazendo em cada um destes momentos? O que te dá energia e satisfação, quando está realizando? O que você faz bem?

Deixe seu cérebro trabalhar para você. Não descarte respostas que ele trouxer com pensamentos “isso não é nada demais”, “isso não dá dinheiro”, “ninguém quer algo assim”.

Qual seu estilo de trabalho?

Qual a melhor forma de trabalhar para você? Você gosta de estar exposto ou prefere construir de forma individual? Você prefere trabalhar com times? De maneira mais independente? Você quer estar dentro de uma estrutura hierárquica ou construindo seu próprio caminho de forma independente.

Quando você consegue entender-se melhor, fica mais fácil de enxergar onde você melhor se encaixa. Na escolha da minha carreira, eu entendi claramente que preferia trabalhar de forma independente, por isso escolhi atender meus próprios clientes de Coaching de Carreira.

Quais histórias você vai ter orgulho de contar?

Ao final da sua jornada, quando olhar para trás, quais histórias você vai querer contar? O que você vai ter orgulho de ter realizado ou alcançado?

Faça uma lista, sem número limite de histórias. Coloque todas as histórias que você terá muito orgulho de contar. Permita-se. É só um exercício. Não pense se você será capaz de realizá-las ou não, neste momento. Imagine-se no fim da sua jornada, olhando para trás e pensando em tudo que já fez e tem muito orgulho e realização. Quais são estas histórias?

Este é um poderoso exercício para ajudar você a definir seus objetivos e o que realmente é importante para você. Suas histórias são seu norte, onde quer chegar. Invista tempo para fazer estes exercícios. A solução ou a resposta não irá cair do céu. Exercite seu cérebro.

Ao olhar para sua lista, o caminho que você está hoje irá te levar a realizar todas essas histórias? Pode ser que precise de um direcionamento, ajuste ou mudança. Nada é mágico, nem feito da noite para o dia. É tudo uma construção.

Inclua-se

Um plano de carreira, deve incluir também você e as outras coisas que são importantes para você. Não é se trata apenas de realizações e dinheiro. Tem momentos que precisaremos balancear e usar nosso tempo para construção dos nossos objetivos, mas também terão momentos onde a balança irá pender para outras coisas que são importantes, para viver.

O que precisa acontecer, para fazer tudo valer a pena para você?

Trace seus objetivos

Quais são os objetivos para o próximo ciclo da sua carreira? Liste dois ou no máximo três objetivos. Eles precisam estar em linha com as histórias que você quer contar e você utilizar o seu talento. Tome tempo para pensar e estruturá-los. Você pode ler novamente este artigo para ajudar na sua direção.

Você precisa desenvolver uma nova habilidade, ou aprender a fazer algo novo? Como pode colocar em prática?

As respostas dos 7 itens acima são um belo norte para o seu plano de carreira.

Não desista

Uma transição de carreira ou construir uma nova carreira é um dos maiores desafios de adaptação na vida. No começo, é grande o conflito interno entre atender suas paixões e pagar as contas. O medo do desconhecido, a ansiedade e a dúvida se seremos capazes de seguir adiante são comuns e estarão presentes. Lembre-se que é uma construção e você não precisa correr riscos grandes demais. Cada um tem seu caminho, cada um tem sua velocidade. A construção de uma carreira é também uma construção interna para realizarmos aquilo que queremos realizar. Leva tempo, mas a jornada é bela. Qualquer caminho dá trabalho. Não alcançar aquilo que você quer alcançar dá tanto ou mais trabalho do que arregaçar a manga e construir seus objetivos.

Existem muitos caminhos para a realização e felicidade na sua carreira, por isso não aceite nada menos do que fenomenal!

Fonte: Carreira

23/11/2021



Para os próximos anos, o Pix, ferramenta de transferência instantânea de recursos, poderá ser usado em operações sem acesso à internet e em transações internacionais, anunciou o presidente do Banco Central (BC). As novidades ainda não têm data para entrarem em vigor.

O anúncio em evento especial do BC para celebrar o aniversário de um ano da nova ferramenta. O Pix ainda não atingiu todo o potencial. “O uso do QR Code Código QR, versão avançada do código de barras fotografada pelo celular, ainda depende de melhor assimilação da tecnologia pelos usuários”, explicou.

Apesar de algumas novidades do Pix dependerem de desenvolvimentos tecnológicos, o presidente do BC considerou revolucionária a evolução do sistema instantâneo de pagamentos, que funciona 24 horas por dia e permite a transferência de recursos entre contas de instituições financeiras diferentes. “A realidade superou as expectativas. O uso do Pix aumenta mês após mês. A velocidade de adoção é a mais rápida do mundo”, destacou.

Até outubro deste ano, cerca de 7 bilhões de transações foram executadas por meio do sistema, movimentando R$ 4 trilhões. O recorde diário de transações ocorreu no último dia 5 de novembro, com 50.045.289 operações. O Pix tinha 348,1 milhões de chaves cadastradas por 112,65 milhões de usuários (105,24 milhões de pessoas físicas e 7,41 milhões de pessoas jurídicas), também até outubro deste ano. Ao todo, 62,4% da população acima de 18 anos usou a ferramenta para enviar ou receber dinheiro. No período, havia 762 instituições financeiras cadastradas para operar o Pix e 87 em fase de adesão. Entre essas instituições, estão bancos, financeiras, instituições de pagamento, cooperativas de crédito e fintechs (startups financeiras).

Em 12 meses de funcionamento, o Pix ultrapassou, em número de transações, meios de pagamento tradicionais. A ferramenta superou a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC) em janeiro deste ano. Em março, foi a vez de o Pix tomar o lugar dos boletos bancários na preferência por meios de pagamento.

Inclusão

Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, disse que o crescimento do Pix tem sido proporcionalmente maior em classes mais baixas, com 45,6 milhões de pessoas que estavam fora do sistema financeiro passando a operar pagamentos digitais. Entre as camadas de menor renda, o número de usuários do Pix subiu 131% entre março e outubro deste ano, contra crescimento de 52% no total da população.

O Pix tem ganhado a adesão de beneficiários de programas sociais. Cerca de 35% dos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e de 25% dos beneficiários do Bolsa Família usaram o sistema de pagamentos instantâneos para movimentarem os benefícios. O Brasil, ressaltou o diretor do BC, passou a ocupar o terceiro lugar entre os países que mais usam pagamentos instantâneos, atrás apenas da Suécia, que adotou o sistema há sete anos, e a Dinamarca, há cinco anos.

Pix Saque e Pix Troco

Até o fim do ano, o Pix ganhará novas funcionalidades. Entrou em vigor um mecanismo de segurança que agiliza a devolução de recursos a usuários vítimas de fraude ou de problemas operacionais entre as instituições participantes. No próximo dia 29, passam a funcionar o Pix Saque e o Pix Troco. O primeiro permite que o usuário transfira recursos para uma conta Pix em pontos que ofertarem o serviço e sacar dinheiro em espécie. O segundo permite que o cliente transfira, para a conta de estabelecimentos comerciais, quantias maiores que o valor da compra e saque a diferença em forma de troco.

Ainda neste trimestre, o iniciador de pagamentos, hoje existente para compras com cartão de crédito e débito, deverá ser estendido ao Pix. Por meio dessa ferramenta, o cliente recebe um link com o valor da transação, bastando confirmar os dados e autorizar o pagamento, sem precisar entrar no aplicativo do banco. No caso do Pix, bastará o usuário digitar a senha da conta corrente.

Fonte: Empresarial

23/11/2021



O WhatsApp anunciou um novo e mais amigável atalho para o serviço de pagamentos por meio do aplicativo de mensagens. Os pagamentos no WhatsApp também estarão acessíveis por um ícone de Real (R$) localizado no campo de texto do aplicativo entre os ícones de Clipe de Papel e da Câmera.

Segundo a empresa, a mudança está sendo implementada gradualmente para todos os usuários do WhatsApp no Brasil, nos sistemas iOS e Android, e irá adicionar mais comodidade e simplicidade ao permitir o acesso ao serviço no campo mais usado para conversas no aplicativo.

O WhatsApp espera que essa mudança na interface do usuário facilite o uso do serviço, principalmente com a proximidade das festas de fim de ano e que a fácil transferência de dinheiro capacitará mais pessoas a participarem da economia digital.

O serviço de pagamentos está disponível para todos os usuários brasileiros com cartões de débito, pré-pago ou combo/múltiplo de um dos bancos participantes, nas bandeiras Visa e Mastercard. Apenas transações dentro do país e em moeda local são autorizadas. Nenhuma taxa é cobrada.

Fonte: Empresarial

23/11/2021



Com o avanço da vacinação no país e a redução dos casos de Covid-19, os governos conseguiram reduzir as restrições em seus estados e cidades e, com isso, os pequenos negócios estão voltando a funcionar e a melhorar o faturamento.

De acordo com a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre o final de agosto e o início de setembro, 85% dos empreendimentos brasileiros voltaram a funcionar, um aumento de cinco pontos percentuais em relação à 11ª edição da pesquisa, divulgada em maio.

Apenas 9% continuam fechados temporariamente, o menor patamar histórico desde quando a série de pesquisas começou a ser feita, em abril do ano passado. O presidente do Sebrae, explica que a pesquisa detectou o menor nível de restrições, pois somente 3% das empresas estão em locais com restrições, e que o funcionamento das empresas mudou drasticamente de maio para o período atual.

“O que de fato reduziu as restrições foi a vacinação. Estamos vivendo um momento diferente e o reflexo aparece em todo o país”, observa ao complementar que o número de empresários preocupados com o futuro da empresa caiu de 56%, em maio, para 44%, nesta edição, explica o presidente.

Retomada do faturamento

Além do aumento de empresas que estão em funcionamento, a 12ª edição da pesquisa também constatou que a proporção de empresas com queda de faturamento atingiu o menor patamar histórico de 71%.

Quando analisado por porte, os microempreendedores são os que ainda apresentam a maior quantidade de empresas com queda de faturamento: 76%, enquanto que 64% das micro e pequenas ainda apresentam redução. “O impacto médio no faturamento das empresas ficou em -34%, o que significa que o movimento de recuperação do faturamento dos pequenos negócios foi retomado, voltando ao patamar verificado em novembro do ano passado”, esclarece.

Legado da pandemia

Melles ainda ressalta que 59% das empresas em funcionamento atuam com mudanças que foram adotadas desde o início da pandemia. “Isso já é um reflexo do legado que a pandemia deixará. As empresas digitalizaram mais, adotaram protocolos de segurança, buscaram serviços de entrega, entre outros, e devem manter muitas dessas adequações”, finaliza o presidente do Sebrae.

Fonte: Empresarial

16/11/2021



Contribuintes do Simples Nacional que tenham tributos a pagar referentes ao mês de maio de 2021 tem até o dia 22 de novembro para acertar suas dívidas com o Fisco. A data original para pagamento era 21 de junho, mas devido à contínua crise causada pela pandemia, o prazo foi estendido.

O Comitê Gestor do Simples Nacional viu na possibilidade da prorrogação dos prazos uma forma de apoiar o micro e pequeno empreendedor e decidiu em março aumentar os prazos dos pagamentos dos meses de março, abril e maio.

Com a alteração, os acertos previstos para esses meses começaram a ser realizados a partir de julho e agora quem tem atrasos referentes à maio, deve pagar até o fim deste mês de novembro. A parcela pode ser paga em duas vezes, agora em novembro e depois em 20 de dezembro.

O não pagamento dos débitos pendentes pode causar a exclusão de ofício do Simples Nacional, por motivo de inadimplência e também estão sujeitas a multas.

Fonte: Tributário